MOMENTOS DO ANO: Quando 3 bandeiras vermelhas mudaram por completo o GP da Austrália de F1
Um arranque frenético e um final caótico, o GP da Austrália teve um pouco de tudo. Max Verstappen venceu uma corrida que terminou de forma pouco ortodoxa, depois de três bandeiras vermelhas terem alterado o figurino da prova, uma delas nas últimas voltas e que teve repercussões com o protesto da Haas.
Verstappen teve um arranque de corrida complicado, mas depois geriu a liderança, enquanto Lewis Hamilton terminou no segundo posto, com sorte à mistura, beneficiando do azar do seu colega de equipa. Fernando Alonso terminou em terceiro, mesmo depois de um toque que o atirou contra o muro antes da terceira bandeira vermelha. Houve alguma dificuldade em perceber qual seria a ordem final, o que certamente agradou a uns e irritou outros. Entre estes últimos, a Haas, que apresentou à FIA o seu protesto, colocando em causa a ordem que a direção de corrida definiu para a última volta e que ocorreu atrás do Safety Car. O Colégio de Comissários Desportivos da FIA não acedeu ao protesto submetido pela Haas e manteve a classificação.
A corrida começou com um Safety Car logo na primeira volta, motivado pela saída de Charles Leclerc para a caixa de gravilha na curva 3, depois de um toque de Lance Stroll, e bandeiras vermelhas depois de uma saída de pista de Alex Albon, algumas voltas depois do primeiro incidente. Esta bandeira vermelha mudou a face da corrida. George Russell liderava a corrida e parecia ter ritmo para se manter por lá, foi dos primeiros a aproveitar o Safety Car provocado por Albon para parar, mas pouco depois foram mostradas bandeiras vermelhas (para limpeza de pista), e o britânico, em sétimo, ficou a perder, com Hamilton a assumir a liderança. A corrida parecia bem encaminhada para a Mercedes, mas Verstappen acabou por passar Hamilton com facilidade e Russell desistiu com um problema na sua unidade motriz.
A corrida parecia estar resolvida, mas a quatro voltas do fim, Kevin Magnussen perdeu a traseira do seu VF-23 e bateu contra as proteções na pista, com muitos detritos em pista. Primeiro, o Safety Car entrou em pista, mas as bandeiras vermelhas foram mostradas e uma nova largada agendada. O arranque foi caótico e houve muitos incidentes. Os Alpine ficaram de fora, os Aston Martin caíram na ordem, Nyck de Vries e Logan Sargeant também ficaram de fora da corrida.
Instalou-se a confusão, pois não se sabia qual a ordem que seria usada, a que existia antes do incidente (no terceiro recomeço) ou depois do incidente. Como os carros não cruzaram a linha do primeiro setor, foi preciso recorrer à ordem anterior. A corrida recomeçou e terminou atrás do Safety Car.
Como ‘cereja no topo do bolo’, um representante dos organizadores locais do Grande Prémio da Austrália – a Australian Grand Prix Corporation – foi convocado pelo Colégio de Comissários Desportivos devido à entrada de espectadores não autorizados em pista ainda antes da conclusão da corrida.
Foto: Robert Cianflone/Getty Images/Red Bull Content Pool