MOMENTOS DO ANO 2020: Novembro
Armindo Araújo vence e lidera campeonato
Armindo Araújo e Luís Ramalho venceram o Rali Terras d’Aboboreira e passaram a ser os novos líderes do campeonato. Ricardo Teodósio e José Teixeira bem tentaram, mas não conseguiram melhor do que o segundo lugar, enquanto a estrela do rali foi Miguel Correia, que, com António Costa ao lado, obteve o seu primeiro pódio no CPR à geral. O jovem francês, Adrien Fourmaux, da M-Sport, veio treinar o Rali de Portugal, andou bem, mas uma penalização devido a um erro do navegador, afastou-o da luta pelo triunfo.
ELMS Prtimão: G-Drive vence, mas United faz a festa
A última ronda do ano do ELMS sorriu à G-Drive, mas foi a United Autosports que encerrou a época em grande com os campeonatos em LMP2 e LMP3 a sorrirem à estrutura chefiada por Zak Brown. Filipe Albuquerque não venceu, mas voltou a subir ao pódio na sua última corrida do ano. O título já estava no bolso há muito…
GT Open: Henrique Chaves e Miguel Ramos campeões
Escreveu-se direito por linhas tortas!” Que sirva de lição aos homens da AF Corse APM Monaco. É muito bonito mostrarmos aos outros que o nosso trabalho resultou numa vitória e num título, mas quando se tenta fazê-lo por meios errados, o tiro sai quase sempre pela culatra e foi o que aconteceu no fim de semana de Barcelona. Henrique Chaves e Miguel Ramos, sagraram- se Campeões do International GT Open de 2020, depois do seu McLaren 720 S GT3 ter terminado plantado na gravilha duma escapatória, quando o seu piloto, Miguel Ramos, liderava a corrida a pouco mais de minuto e meio do seu final. Se este tivesse sido apenas um infeliz incidente de corrida, a dupla lusa poderia estar agora a lamentar a falta de sorte, mas a verdade é que se tratou apenas e só de um daqueles momentos que os verdadeiros adeptos de automobilismo detestam ver. Quando alguém quer ganhar, seja de que maneira for, atirando às urtigas todo o bom senso. Há muito gente no automobilismo que devia perceber que vencer é também nunca desistir de tentar, mas vencer nunca será passar por cima de tudo e todos para o conseguir. Quem anda em pista tem lá muita gente que se esforça na mesma medida para as conquistas. Alguns conseguem, outros não. É a lei da vida. A AF Corse APM Monaco ainda teve desplante de apelar da decisão, mas o Tribunal de Apelo voltou a vergá-los à razão…
Fórmula 1 ‘tramou’ público no MotoGP
O Primeiro-Ministro, António Costa, disse em conferência de imprensa que o Grande Prémio MEO de Portugal de MotoGP não iria ter público nas bancas e a ‘culpa’ é do Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1: “O que aconteceu na Fórmula 1 é absolutamente inaceitável e não se irá repetir”, disse, destacando a “incapacidade do promotor” na organização do GP de Portugal de Fórmula 1: “Ao contrário do que aconteceu em diversas outras atividades, de âmbito cultural, religioso, político e até mesmo desportivo, em que houve acontecimentos com público em que foi tudo bem organizado, e as regras foram todas cumpridas, e onde não houve problemas, o que aconteceu na F1, é absolutamente inaceitável e não vai repetir-se. Já foi comunicado ao Promotor que o próximo Grande Prémio de motos não terá público, porque já está revelada a incapacidade de organizar eventos com público e não podemos voltar a correr riscos”, concluiu.
Tal como já tínhamos referido, a DGS diz que aprendeu com a Fórmula 1: “Graça Freitas, Diretora Geral de Saúde disse que houve diferenças substanciais entre o que foi recomendado e o que realmente aconteceu, tendo daí tirado lições para o futuro. E o que isto significava: a DGS iria apertar o o laço, e “quem se lixou” foi o MotoGP”. Felizmente, Miguel Oliveira fez esquecer isso tudo…
Uma Baja de Portalegre 500 à antiga
Numa Baja Portalegre 500 como há muito não se via, Bernhard Ten Brinke venceu depois de um último setor em que impediu que um SSV triunfasse pela primeira vez na história da prova. Em termos nacionais, o mais rápido foi Alejandro Martins, numa prova em que a Miguel Barbosa bastou arrancar para ser campeão, assegurando o seu oitavo título absoluto da sua carreira no TT. Não foi ‘fácil’ assegurar a realização da prova tantas e tão complexas foram as contingências para os organizadores. Carlos Barbosa, Presidente do ACP disse: “Nós fizemos regras de segurança que começámos a preparar há seis meses, cerca de 3200 testes a todos os que estiveram nesta prova, ninguém entrou sem ter o teste à Covid-19 negativo. Depois tivemos o problema da chuva. Eu nunca vi chover tanto na minha vida, fiz sete Bajas de Portalegre e nem no ano do ‘cemitério das motos’ vi tanta chuva como na sexta-feira”.
Pedro Antunes venceu Peugeot Rally Cup Ibérica
Pedro Antunes e Pedro Alves asseguraram em Espanha o primeiro título ‘português’ da Peugeot Rally Cup Ibérica. Com dois rali ‘em um’, a dupla lusa venceu a primeira parte e assegurou no segundo um pódio que lhe valeu o triunfo na Copa…por 0,42 pontos! Depois de um ano atípico, que ditou diversos adiamentos e cancelamentos de provas, a dupla Pedro Antunes/Pedro Alves chegou e alcançou o desejado título na Peugeot Rally Cup Ibérica. A dupla lusa é campeã depois de vencer duas das quatro rondas do troféu ibérico: Rali Alto Tâmega e Rally La Nucia 1. Ao volante de um Peugeot 208 Rally 4, assistido pela PT Racing, Pedro Antunes mostrou desde cedo que o seu objetivo para a temporada era sair vencedor desta competição apoiada pelo Grupo PSA e Peugeot Sport.
Terceiro título para René Rast no DTM
O que René Rast precisava na decisão do DTM já não era ‘stressante’, mas o alemão fez o necessário e triunfou na última corrida da era dos Classe 1, sagrando-se campeão do DTM pela terceira vez.
Hamilton igualou Schumacher: Sete títulos Mundiais
Depois da qualificação para o Grande Prémio da Turquia dificilmente alguém apostaria numa vitória de Lewis Hamilton na corrida, mas o inglês, com uma prestação memorável, selou o seu sétimo título mundial de F1 com um triunfo que após o arranque parecia demasiado distante. Eram muitos os pilotos que poderiam ser a figura do dia – Leclerc, Sainz, Vettel, Stroll, etc – mas no dia em que com uma performance magistral Hamilton conquistou mais uma vitória e o seu sétimo título na F1.
Albuquerque campeão do WEC
Filipe Albuquerque foi homenageado pelo organizador do Campeonato com o ‘Prémio Excelência’, pela forma ímpar como marcou presença na época 2019-2020. O Prémio foi-lhe entregue pela mão do Dr. Wolfang Ulrich, antigo ‘patrão’ de Filipe Albuquerque: “É uma grande homenagem e demonstra que o trabalho que fiz ao longo do ano foi reconhecido por todos. Estou muito feliz. E receber este troféu das mãos do Dr. Ulrich tem um sabor ainda mais especial. Não há palavras para descrever todas estas sensações e sentimentos que vão em mim. Só tenho uma palavra: obrigado”. Albuquerque foi ao Bahrein chancelar um título merecido, com António Félix da Costa vice-campeão de equipas.
Yann Ehrlacher campeão
As contas dos títulos do WTCR faziam-se em Aragão, no Motorland onde Yann Ehrlacher se tornou no mais jovem campeão do mundial de turismos FIA. Uma conquista merecida para um dos destaques desta temporada.
Ford Fiesta Rally3: pirâmide completa…
O novíssimo Ford Fiesta Rally3 da M-Sport é o primeiro carro construído para a categoria Rally3 da FIA que completa a ‘Escada de Oportunidade’ da M-Sport e a Pirâmide de Ralis da FIA. Vem situar-se entre os Rally4 (Peugeot 208 Rally4, Ford Fiesta Rally4, Opel Corsa Rally4) e os Rally2, conhecidos como R5.
Morbidelli vence, Mir é campeão
Num emocionante encontro em Valência, Morbidelli resistiu aos ataques de Miller na última volta e Mir sagrou-se campeão do mundo de 2020, enquanto Pol Espargaró da KTM Red Bull completou o pódio Depois de um sétimo lugar no Grande Prémio da Comunitat Valenciana, Joan Mir da Suzuki Ecstar é campeão do mundo de MotoGP de 2020. Fez-se história no MotoGP, com a Suzuki a conquistar o seu primeiro título de pilotos desde 2000.
Miguel Oliveira vence GP Meo de Portugal
Cada vez mais faltam adjetivos para descrever as extraordinárias prestações de Miguel Oliveira na MotoGP, que excedem continuamente as próprias expectativas do português. Desta vez, Miguel esteve no seu melhor, dominando decisivamente os treinos e sabendo, com a ajuda da equipa Tech 3 de que se despedia, obter a combinação perfeita de moto e pneu para primeiro fazer a pole e depois, dessa posição privilegiada e única, dominar toda a corrida até o final para vencer e fechar a época com chave de ouro. Objetivo cumprido! Enea Bastianini Moto2 e Albert Arenas no Moto3, foram os campeões.