MOMENTOS DO ANO 2020: Janeiro
O ano de 2020 vai ficar na memória por boas e más razões, pois sendo verdade que a pandemia de coronavírus baralhou muita coisa, a verdade é que o ano também nos deu muitas coisas boas. Como sempre, as temporadas ‘motorizadas’ oferecem-nos muitos momentos importantes para lá dos resultados e campeões, e neste 43º ano de existência do AutoSport tivemos muitas felicidades, tais como os títulos de Félix da Costa e Filipe Albuquerque, os triunfos de Miguel Oliveira no MotoGP e o regresso da Fórmula 1 a Portugal, 25 anos depois. Há um momento muito triste, a morte de Paulo Gonçalves, que preferíamos nos recordar. Fique com as principais memórias dos últimos 12 meses.
JANEIRO
Morreu Paulo Gonçalves
Paulo Gonçalves perdeu a vida no dia 12 de janeiro, no Dakar. Um piloto e uma pessoa fantásticos, deixou-nos a fazer uma das coisas que mais gostava. Um homem resiliente como poucos, de grande coração, que partiu na sequência duma violenta queda, numa morte que teve enorme impacto na família dos desportos motorizados, adeptos incluídos. Uma enorme perda para o desporto motorizado luso, especialmente porque o Paulo Gonçalves teve atitudes ao longo da sua carreira que marcaram mais as pessoas que as suas vitórias. E isso definia-o.
Carlos Sainz vence o seu terceiro Dakar
Carlos Sainz, depois de ter vencido dois títulos mundiais de ralis, assegurou este ano o seu terceiro triunfo no Dakar, assegurando mais um feito notável na sua excelente carreira, e também a terceira vitória com carros diferentes (Volkswagen, Peugeot e agora Mini). Para a X-Raid, foi o regresso aos triunfos, o quinto da Mini no Dakar, que já não sucedia desde 2015. Depois de vencer quatro vezes seguidas com o Mini All4 Racing, Sven Quandt mudou de conceito com o seu novo Buggy, mas não de veia ganhadora, como ficou provado. 2010, 2018 e 2020.
Acidente de Ott Tänak no Rali de Monte Carlo
Foi pavoroso, mas felizmente, poucos arranhões sofreu a dupla Ott Tanak, Martin Jarveoja. Numa zona que rodavam a velocidades muito elevadas, numa ligeira esquerda, uma saída cerca de 180 Km/h, levou o Hyundai i20 WRC a voar cerca de 30 metros e a capotar várias vezes sobre as árvores. Mais à frente havia uma ribanceira, o que levou o carro a cair de uma altura de cerca de 20 metros até à estrada, em capotanços sucessivos. Apesar de ‘chocalhados’, nada de grave lhes sucedeu, passando apenas a noite no hospital de Gap, para observação. Ott Tanak já teve muitos, mas este foi claramente o pior acidente da sua carreira nos ralis.
Thierry Neuville estreou-se a Vencer Monte Carlo
Finalmente! Depois de ter estado muito perto em diversas ocasiões, nomeadamente em 2017, quando chegou a ter um minuto de avanço para Sébastien Ogier e em 2019, quando lutou até ao último metro da prova, perdendo por 2.2s, desta feita Thierry Neuville e Nicolas Gilsoul venceram e convenceram, num Monte Carlo marcado pelo terrível acidente de Ott Tanak e Martin Jarveoja.
Paulo Fiúza fez história no Dakar
Paulo Fiúza terminou o Dakar no pódio, ao lado de Stéphane Peterhansel, num resultado que fica na história do Dakar como a melhor classificação de um português nos autos, suplantando o feito de Carlos Sousa em 2003, que terminou na quarta posição, para além de que se tornou também no navegador português com mais etapas ganhas no Dakar. Sendo verdade que os segundos lugares de Rúben Faria (2013) e Paulo Gonçalves (2015) nas motos continuam a ser os melhores resultados de sempre de portugueses no Dakar, este feito de Paulo Fiúza elevou a fasquia no que aos autos diz respeito.
FIA preocupada com coronavírus
Já em ajneiro, a FIA mostrava-se preocupada com a epidemia de coronavírus que se iniciou na China, revelando estar a acompanhar de perto a situação em evolução, com as autoridades relevantes e os seus clubes-membros. Na altura ainda só punha em causa os eventos previstos para a China. Mal sabíamos o que aí vinha e o que ainda sofremos, quase um ano depois…
Racing Point passa a Aston Martin
Um consórcio liderado por Lawrence Stroll investiu cerca de 220 milhões de euros em 16,7% de ações da Aston Martin, o que sigificou que a Racing Point foi este ano de 2021 renomeada Aston Martin. Lawrence Stroll passou a ser o novo CEO da Aston Martin. O atual CEO, Andy Palmer, manteve-se no cargo. Muitas mais novidades se saberiam com o decorrer do ano…
Armindo Araújo com a The Racing Factory
Em janeiro, Armindo Araújo e Luís Ramalho apresentaram oficialmente o seu projeto para a temporada de 2020, associando-se à ambiciosa equipa The Racing Factory, a estrutura que tem como CEO o piloto-empresário Aloísio Monteiro. Armindo Araújo e Luís Ramalho preparavam-se para correr com um Skoda Fabia R5 Evo preparado pela Skoda Motorsport, numa mudança que agora sabemos ser recheada de grande sucesso. Mas na altura era um risco assumido pelo piloto…