Mika Salo: “O Max é um mau exemplo para a próxima geração de jovens pilotos”
18 anos, 7 meses e 15 dias bastaram para que Max Verstappen se tornasse no mais jovem piloto de sempre a vencer um GP de Fórmula 1. Um feito incontestado e conseguido com todo o mérito, levantando a questão de até onde pode o holandês chegar, se com tão pouca idade já fez o que fez.
Porém, e como em tudo, há sempre dois lados da moeda, e o percurso exponencial do piloto até à chegada e sucesso na modalidade, poderá ter os seus reflexos negativos, num ‘entusiasmo ilusório’ de que todos podem vir a ser como ele, um alerta lançado pelo ex-piloto de Fórmula 1, Mika Salo: “O Max é um mau exemplo para a próxima geração de jovens pilotos. Estou mesmo feliz pelo Jos e pelo Max, ambos trabalharam duro para isto. Mas quando me perguntam se o Max é um bom exemplo para jovens pilotos eu vejo isso de maneira diferente. Os jovens não devem pensar que podem ser como o Max e virem para a Fórmula 1 da mesma maneira que ele. Com 17 anos é-se de longe demasiado jovem para pilotar na Fórmula 1, mas há sempre exceções. Nem todos são como o Max e os outros pilotos devem perceber isso”, disse.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Pois, F1 como o desporto de topo do automobilismo e tal, ainda estou para ver um miúdo de 18 anos fazer o mesmo no WRC.. não me parece que seja possível. A F1 é bastante mais simples e é mais fácil conseguir-se este feito na F1 que no WRC.
concordo plenamente, ele so ganhou devido ao ko dos mercedes e de quem vai atras e mt dificil ultrapassar mas o rapaz tem sem duvida talento. Ja quanto um piloto ganhar uma prova do wrc com 18 anos e praticamente impossivel so se for aquele filandes de 14 anos que ja anda de skoda fabia s2000. E concordo com a medida da fia em autorizar so pilotos com mais de 18 anos na f1 pois cada vez começavam a entrar pilotos mais cedo devido ao marketing e nao so. E se estes f1 nao fossem tao faceis de conduzir de… Ler mais »
Eu cá, quando olho para o volante de um F1, fico sempre na dúvida se conduzir um F1 é tão fácil como dizem.
Em 80 só devia haver botão para o rádio e acredito que nesse tempo era bem mais difícil conduzir um F1.
Pois, pois.
Como nunca conduzi um F1 – nem um actual nem um dos anos 80 -, não posso ter tantas certezas como o meu caro.
Isso é relativo. Se trocasse o sistema de mudança e embraiagem de patilhas por um tradicional e se tirasse a direcção assistida ficava muito mais difícil porque este carros têm muita potência disponivel instantaneamente também, tudo isto seria impossível com as mecânicas actuais claro. Tal e qual como os carros de estrada que agora são mais fáceis de conduzir do que nos anos 80 eram. Cumprimentos
Max isto, Max aquilo, Max aqueloutro. Max é um jovem muito talentoso, como é possível verificar por diversas razões. Quer seja pela forma como tem varrido o chão com o outro filho do pai com muito mais experiência de F1, quer seja pela forma como se bateu de igual para igual com Ricciardo durante todo o FDS com um carro que só conhecia do simulador, excepção feita ao Q3 onde a compreensível falta de habituação ao carro cobrou o seu preço (ou não, mas já lá vamos) quer seja pela vitória em Barcelona. Mas vamos lá com calma, convém esperar… Ler mais »
Fim da carreira não digo, mas sairia menos ileso do que saiu.
Um exemplo de um acidente na mesma curva em 1985: https://www.youtube.com/watch?v=oP56NpNxdn0
Sinceramente, já começa a chatear um bocadinho este endeusamento ao Max Verstappen depois da vitória dele em Espanha. Na verdade, o Daniel Ricciardo apresentou-se mais rápido que o Max durante o fim-de-semana, mesmo que isso se tenha devido, em certa parte, à falta de hábito do holandês com o carro da Red Bull. O azar do Ricciardo e do Vettel foi que as suas estratégias acabaram por se revelar as piores do quarteto – enquanto que as estratégias dadas ao Max e ao Kimi foram as melhores. Por este motivo, e ainda para mais sabendo que tanto o Vettel como… Ler mais »
A questão, quanto a mim, não foi a vitória propriamente dita, mas sim a forma adulta como aguentou o Kimi atrás, sem cometer nenhum erro, por mais ligeiro que fosse.
Mas concordo que há entusiasmo a mais em algumas pessoas.
Pity não era uma das pessoas com excesso de entusiasmo qd o Da Costa esteve na calha para Toro Rosso???
Não é endeusamento. Ele é mesmo bom e tem todas as condições para se tornar num dos melhores pilotos de sempre. Não há deuses na F1: há pessoas com maiores ou menores aptidões. E o Max Verstappen tem essas aptidões em abundância. Mais abundância do que qualquer outro piloto, possivelmente com a excepção do Sebastian Vettel, que considero pertencer à mesma classe que Fangio, Schumacher e Senna. Contudo, não deixo de lhe dar razão quando diz que esta vitória foi fruto de um conjunto de circunstâncias favoráveis – embora também concorde com a Pity quando diz que o Max mostrou… Ler mais »
Quando o Da Costa venceu aquelas magnificas corridas nas WRS, e o apontaram à Toro Rosso foi endeusado, O amior do universo e ninguém daqui reclamou. Como Agora é outro, vocês já se aborrecem