McLaren, Honda, Renault e Toro Rosso anunciam ‘separação’

Por a 15 Setembro 2017 12:03

A McLaren, Honda, Renault e Toro Rosso acabaram de anunciar a sua ‘separação’. Volte dentro de momentos…

Finalmente começam os anúncios oficiais de algo que toda a gente já sabia. A McLaren anunciou há pouco a separação com a Honda e confirmou um acordo para fornecimento de motores com a Renault até 2020. Desta forma, Fernando Alonso deverá ficar pelo menos mais um ano em Woking.

O contrato com a McLaren-Honda, previsto até 2024 foi hoje rescindido. Depois de quase três anos de pequenos avanços e grandes recuos, a McLaren e Honda acabou, dando agora lugar à McLaren-Renault. Neste momento, já se sabe que a Honda será o novo fornecedor da Toro Rosso em 2018.

De acordo com as primeiras informações que estão a ser disponibilizadas, a McLaren pagará 78 milhões de euros pela rescisão do contrato, valor a que se junta o que deixará de receber da Honda, que se estima em cerca de 100 milhões de euros. Logicamente, estes valores poderão ser de certa forma compensados com o que poderão receber da FOM (Formula One Management) como prémio pela classificação em 2018, mas isso é algo que neste momento é totalmente incerto. Em teoria, a McLaren subirá fortemente na ‘ordem’. Resta saber até onde. Recorde-se que esta será a segunda vez que a McLaren vai ter fornecedor de motores francês, depois da Peugeot, em 1994.

Sem-Título-1

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
16 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
kiotto_9
kiotto_9
7 anos atrás

Eu torço pela Mclaren, mas estou receoso com estes motores. Com a sorte que a equipa tem tido, só falta em 2018 a Honda acertar de vez na construção do motor

Pity
Pity
Reply to  kiotto_9
7 anos atrás

Essa é uma possibilidade, mas duvido. Porém, com os regulamentos de 2021, tudo poderá ser diferente, e aí a Honda acertar. A McLaren aguentou três anos, tempo mais do que suficiente para esgotar a paciência. Veremos o que nos reserva o futuro.

V8_scars
V8_scars
Reply to  Pity
7 anos atrás

Cara Pity, concordo consigo e acrescento: se a Honda acerta em cheio os motores sobem logo pata a casa mãe Red Bull.

Pity
Pity
Reply to  V8_scars
7 anos atrás

É bem possível. O contrato com a Renault acaba em 2018 e os franceses não devem estar muito interessados em renovar, atendendo ao histórico recente e ao facto da RB ser um concorrente muito forte.

Cágado1
7 anos atrás

Agora que se confirma, só posso dizer que tenho muita pena que não tenha resultado. Era muito bom ter visto um 4º fornecedor de motores forte, associado a um construtor de chassis tradicionalmente forte, numa associação única. A Toro Rosso não substitui de forma nenhuma a McLaren e a Renault nunca dará à McLaren as condições que a Honda poderia ter dado. Fico triste, mas acredito que a McLaren esperou mesmo tudo o que podia esperar – talvez tenha rezingado cedo demais, mas provavelmente não havia muito mais a fazer.

Brunex717
Brunex717
Reply to  Cágado1
7 anos atrás

Não foi o esperar até onde podia,foi mesmo uma questão de dinheiro que levou a esta decisão já “tardia”….75milhoes de indemnização ,e a juntar a isso o facto de deixar de “receber mais 100milhoes “…….e também se acrescenta o facto de agora ter de pagar também os motores á Renault,epa ,das duas uma,ou existe uma mina de ouro nas instalações da Mclaren ou uns investidores megamilionarios

kiotto_9
kiotto_9
Reply to  Brunex717
7 anos atrás

Perdem milhoes mas pode ser que depois seja tudo recompensado-
Às vezes é necessário dar um passo atrás para de seguida dar dois em frente

2fast4u
2fast4u
Reply to  kiotto_9
7 anos atrás

Ser a 3ª escolha da Renault não parece melhor do que equipa de fábrica, mas ok…

kiotto_9
kiotto_9
Reply to  2fast4u
7 anos atrás

Como sabes que é a 3º escolha, os deuses disseram-te?

min
min
Reply to  Brunex717
7 anos atrás

O facto do presidente executivo da McLaren ser o senhor Shaikh Al Kalifa parece afastar a necessidade de escavações em Woking…

2fast4u
2fast4u
7 anos atrás

Costuma dizer-se que quem tudo quer tudo perde. Não porque não se deva ambicionar, mas porque parece que quando se deseja em demasia, ou se tenta forçar as coisas, corre tudo mal. Passou-se com a Red Bull e a Renault, e a McLaren não teve o discernimento de optar por uma estratégia diferente. Ou seja, os problemas eram exclusivamente da Honda, a McLaren é a “maior”. Basta analisar a estratégia da Renault, que não “coloca os cavalos à frente dos bois”, para perceber a diferença. Quem parece mais à deriva é a McLaren no meio disto tudo. A Red Bull… Ler mais »

Miguelgaspar
Miguelgaspar
7 anos atrás

Saiu a lotaria à Red Bull Racing…

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Já era hora, a Honda não cumpriu, logo têm de se separar. Pode ser que no futuro, se a HOnda provar fazer motores de jeito, se voltem a juntar. Até lá fazem bem em mudar de motores. Esperemos é que a Renault evolua ou então vai ser mais um balde de água fria.

can-am
can-am
7 anos atrás

Ao contrário do que muita gente julga, a Mclaren ( o grupo) é uma firma das mais rentáveis do tecido empresarial britânico. O negócio da F1 conta cada vez menos para eles. E mesmo na F1, eles financeiramente ficaram a ganhar, apesar da barraca que vão dando em pista ! O problema é que a Mclaren tornou-se muito grande, passou a ser gerida por business man e não por racers. Produzem muita a tecnologia para a defesa e aviação. Perdeu-se o entusiamo pelas corridas e isso é que é mau para o desporto. A Ferrari por exemplo consegue conciliar e… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  can-am
7 anos atrás

De onde é que lhe vem a ideia de que a McLaren perdeu o entusiasmo pelas corridas? Se até estão a pensar fazer motores próprios… Lá porque a equipa se tornou num grande grupo económico, diversificando os negócios, não significa que descurem o que a originou.

chicanalysis
Reply to  Pity
7 anos atrás

Apoiado! Tanto mais que se o nome mclaren é conhecido é pela sua vertente carros desportivos. Ora uma má imagem no seu core business será sempre péssima para todo o grupo.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado