Luis Vasconcelos em Barcelona: McLaren-Honda com… problemas
Kimi Räikkönen voltou a colocar a Ferrari no topo da tabela de tempos, tendo sido o único piloto a rodar com pneus ultra-macios, estabelecendo a melhor marca no final da sessão da manhã, em Barcelona. Mas o finlandês foi 0,6s mais lento que o seu companheiro de equipa, Sebastian Vettel, há dois dias, usando o mesmo composto, pois ainda está a tentar recuperar o tempo perdido ontem de manhã, devido a um problema com o sistema de combustível no seu novo SF16-H. Raikkonen chegou a estar em posição de melhorar bastante o seu registo com pneus super-macios, mas foi ‘bloqueado’ por Daniil Kvyat nas últimas curvas, falhando dessa forma o objetivo.
Foi uma manhã positiva para a Ferrari, com Räikkönen a completar quase uma distância de corrida, mas ainda mais para a Mercedes, com Lewis Hamilton muito perto da marca das 100 voltas, antes de ‘passar’ o carro a Nico Rosberg, que irá pilotar da parte da tarde. A Mercedes trouxe finalmente para a pista o muito aguardado novo nariz que expôs também um novo sistema S-duct, e grandes alterações nas derivas das asas, causando perplexidade por todo o pitlane. Com Hamilton ainda focado nos stints mais longos, rodando com muito combustível no depósito e mantendo compostos médios no seu monolugar durante esse tempo, o britânico foi apenas o sexto mais rápido esta manhã, mas a sua velocidade e consistência, juntamente com a fiabilidade do novo monolugar, mostram quão forte parece estar a Mercedes para o início do campeonato.
Em contraste com a Ferrari e Mercedes, a McLaren-Honda teve uma manhã muito pobre, com uma fuga no sistema hidráulico a manter Fernando Alonso e toda a equipa nas boxes durante a manhã. O espanhol fez apenas três voltas de instalação, antes da equipa decidir retirar a unidade motriz para descobrir e resolver o problema, por isso o piloto ficou a maior parte da manhã a ‘descansar’ na motorhome para frustração dos adeptos.
Já Kevin Magnussen continua a impressionar na sua estreia com a Renault, estabelecendo o segundo melhor tempo enquanto rodou com pneus macios e completando mais que uma distância de corrida, o que é um sinal bastante encorajador para a equipa francesa. Houve sim algumas questões de fiabilidade com o monolugar de Daniil Kvyat, usando a mesma unidade motriz, mas o russo surgiu com o quarto melhor tempo e o segundo melhor utilizando apenas pneus médios. Max Verstappen foi mais de meio segundo mais rápido.
Felipe Massa passou a manhã a fazer testes aerodinâmicos enquanto com o novo Williams, por isso não chegou a fazer um tempo representativo, enquanto o rookie Rio Haryanto melhorou depois do seu erro de quarta-feira quando estabeleceu um tempo razoavelmente competitivo com pneus macios, na primeira volta de um stint longo, mostrou que tem mais para dar, dele, e do novo chassis da Manor.
Luis Vasconcelos
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Passou-se 1 ano e parece que a Mclaren Honda não aprendeu nada. Como se diz, o que nasce torto, tarde ou nunca se endireita, e é precisamente isso que se está a passar com eles. Vão melhorar…mas pouco ! Uma vergonha, quer pare a Mclaren, quer para a Honda, que desde aqueles gloriosos anos 80s, só tem feito asneira na F1. Eu se fosse o Alonso, punha-me já a andar deste filme, porque pelo andar desta carruagem,já se vê o que vai ser este mais ano. Sair do barco enquanto é tempo…ou todos vão (já estão a…), naufragar com estrondo… Ler mais »
Pois é, mais do mesmo para a Mclaren. Tanta promessa de melhoria, tanta convicção por parte dos pilotos e não só, mas afinal parece que vão continuar a lutar para não estarem em último. Finais de carreira inglórios para dois grandes pilotos e completamente vergonhoso tanto para a Mclaren como para a Honda.
Já a Mercedes, quanto a mim está verdadeiramente a esconder o jogo, tanto que pelos vistos vão passar este teste sem sequer usar pneus macios. Estou convencido que na Austrália já não vamos ver os Ferrari tão “à vontade”.
Os testes servem para isto mesmo: resolver problemas. Ontem foi a Ferrari, com problemas na bomba de gasolina, hoje, a McLaren com o sistema hidráulico. Nada de estranho, pode acontecer a qualquer equipa.
Se ontem não se alarmaram com o problema da Ferrari, porque se hão-de preocupar com o sucedido na McLaren? Pois que tenham os problemas todos nos testes e que os resolvam até à Austrália. isso é que importa. Estranho era os testes decorrerem sem um único problema.
O problema nem é bem esse Pity. Concordo que os testes são mesmo para isto, “rebentar” com o carro e resolver os problemas. Para mim o “red flag”, e o que me desapontou mais, foi a velocidade de ponta registada no dia de ontem. Ok, não sabemos as quantidades de combustivel de cada carro mas, segundo o autosport.com, o top da McLaren foi 320khm, enquanto que a Manor, por ex., já foi aos 333khm, o mais rápido foi o Perez quase nos 340khm, salvo erro… voltamos aos 20khm de diferença.
Ok, falei no piloto mas acertei na velocidade:
“09:11 Here’s how the speed-trap figures looked during yesterday’s running:
1 Nasr, 338.5km/h
2 Hamilton, 337.5km/h
3 Massa, 334.3km/h
4 Hulkenberg, 333.3km/h
5 Haryanto, 333.3km/h
6 Magnussen, 332.3km/h
7 Grosjean, 331.2km/h
8 Raikkonen, 331.2km/h
9 Rosberg, 328.2km/h
10 Sainz, 327.2km/h
11 Kvyat, 322.3km/h
12 Button, 320.4km/h”
Não compare o incomparável. No caso da Ferrari sim,é um caso de “acontece a qualquer equipa”, mas na Mclaren é mais do que isso, é sinal que continuam com problemas. E se formos a olhar ao que o Pity diz (com razão), os testes são para rebentar com o carro, então pior ainda, pois o da Mclaren “rebentou” a andar devagar…
Não ao que o Pity diz, peço desculpa… Ao que o Gambuzino diz.
Não sei se a mclaren está ou não melhor ou igual ao ano passado,mas falhar um dia inteiro de testes não me parece nada bom.
Pity, se me permite, não é bem igual o caso da McLaren e da Ferrari! A Ferrari tem uma base com dois anos de trabalho, avarias acontecem! No caso da McLaren é bem diferente, não é um simples problema! É algo bem mais complicado, eles desde que começaram (McLaren honda), foram mais as avarias que voltas efectuadas! Abc
Ai ai ai que o Nando vai começar a mandar bocas no twitter…
“por isso o piloto ficou a maior parte da manhã a ‘descansar’ na motorhome “. Hummm, acho que o Alonso nem chega a arrancar na primeira corrida. Se calhar os ingleses até t<~em alguma razão quando disseram que ele se ia embora.
Já ouviram o som do novo Mclaren-Honda? … É hilariante.
Por acaso não desgosto do “ronco” do motor (isto se comparado com os outros, porque todos eles ao fim e ao cabo são “hilariantes”, verdade seja dita), mas quando em desaceleração parece que aquilo vai partir tudo
Estão todos mais sonoros… (não é que me fizesse ou faça grande diferença a questão do ruído).
Já em 2015 o Honda soava estranho (fruto do desenho original do turbo da Honda), mas este ano é ainda mais evidente, não só pelos escapes, mas também pelo turbo de maiores dimensões.
Parece que está prestes a cair para o lado e rolar para a valeta.