Luis Vasconcelos em Barcelona: McLaren-Honda com… problemas

Por a 25 Fevereiro 2016 12:59

Kimi Räikkönen voltou a colocar a Ferrari no topo da tabela de tempos, tendo sido o único piloto a rodar com pneus ultra-macios, estabelecendo a melhor marca no final da sessão da manhã, em Barcelona. Mas o finlandês foi 0,6s mais lento que o seu companheiro de equipa, Sebastian Vettel, há dois dias, usando o mesmo composto, pois ainda está a tentar recuperar o tempo perdido ontem de manhã, devido a um problema com o sistema de combustível no seu novo SF16-H. Raikkonen chegou a estar em posição de melhorar bastante o seu registo com pneus super-macios, mas foi ‘bloqueado’ por Daniil Kvyat nas últimas curvas, falhando dessa forma o objetivo.

Foi uma manhã positiva para a Ferrari, com Räikkönen a completar quase uma distância de corrida, mas  ainda mais para a  Mercedes, com Lewis Hamilton muito perto da marca das 100 voltas, antes de ‘passar’ o carro a Nico Rosberg, que irá pilotar da parte da tarde. A Mercedes trouxe finalmente para a pista o muito aguardado novo nariz que expôs também um novo sistema S-duct, e grandes alterações nas derivas das asas, causando perplexidade por todo o pitlane. Com Hamilton ainda focado nos stints mais longos, rodando com muito combustível no depósito e mantendo compostos médios no seu monolugar durante esse tempo, o britânico foi apenas o sexto mais rápido esta manhã, mas a sua velocidade e consistência, juntamente com a fiabilidade do novo monolugar, mostram quão forte parece estar a Mercedes para o início do campeonato.

Em contraste com a Ferrari e Mercedes, a McLaren-Honda teve uma manhã muito pobre, com uma fuga no sistema hidráulico a manter Fernando Alonso e toda a equipa nas boxes durante a manhã. O espanhol fez apenas três voltas de instalação, antes da equipa decidir retirar a unidade motriz para descobrir e resolver o problema, por isso o piloto ficou a maior parte da manhã a ‘descansar’ na motorhome para frustração dos adeptos.

Já Kevin Magnussen continua a impressionar na sua estreia com a Renault, estabelecendo o segundo melhor tempo enquanto rodou com pneus macios e completando mais que uma distância de corrida, o que é um sinal bastante encorajador para a equipa francesa. Houve sim algumas questões de fiabilidade com o monolugar de Daniil Kvyat, usando a mesma unidade motriz, mas o russo surgiu com o quarto melhor tempo e o segundo melhor utilizando apenas pneus médios. Max Verstappen foi mais de meio segundo mais rápido.

Felipe Massa passou a manhã a fazer testes aerodinâmicos enquanto com o novo Williams, por isso não chegou a fazer um tempo representativo, enquanto o rookie Rio Haryanto melhorou depois do seu erro de quarta-feira quando estabeleceu um tempo razoavelmente competitivo com pneus macios, na primeira volta de um stint longo, mostrou que tem mais para dar, dele, e do novo chassis da Manor.

Luis Vasconcelos

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António
António
8 anos atrás

Passou-se 1 ano e parece que a Mclaren Honda não aprendeu nada. Como se diz, o que nasce torto, tarde ou nunca se endireita, e é precisamente isso que se está a passar com eles. Vão melhorar…mas pouco ! Uma vergonha, quer pare a Mclaren, quer para a Honda, que desde aqueles gloriosos anos 80s, só tem feito asneira na F1. Eu se fosse o Alonso, punha-me já a andar deste filme, porque pelo andar desta carruagem,já se vê o que vai ser este mais ano. Sair do barco enquanto é tempo…ou todos vão (já estão a…), naufragar com estrondo… Ler mais »

red5alive
red5alive
8 anos atrás

Pois é, mais do mesmo para a Mclaren. Tanta promessa de melhoria, tanta convicção por parte dos pilotos e não só, mas afinal parece que vão continuar a lutar para não estarem em último. Finais de carreira inglórios para dois grandes pilotos e completamente vergonhoso tanto para a Mclaren como para a Honda.
Já a Mercedes, quanto a mim está verdadeiramente a esconder o jogo, tanto que pelos vistos vão passar este teste sem sequer usar pneus macios. Estou convencido que na Austrália já não vamos ver os Ferrari tão “à vontade”.

Pity
Pity
8 anos atrás

Os testes servem para isto mesmo: resolver problemas. Ontem foi a Ferrari, com problemas na bomba de gasolina, hoje, a McLaren com o sistema hidráulico. Nada de estranho, pode acontecer a qualquer equipa.
Se ontem não se alarmaram com o problema da Ferrari, porque se hão-de preocupar com o sucedido na McLaren? Pois que tenham os problemas todos nos testes e que os resolvam até à Austrália. isso é que importa. Estranho era os testes decorrerem sem um único problema.

Gambuzino
Gambuzino
Reply to  Pity
8 anos atrás

O problema nem é bem esse Pity. Concordo que os testes são mesmo para isto, “rebentar” com o carro e resolver os problemas. Para mim o “red flag”, e o que me desapontou mais, foi a velocidade de ponta registada no dia de ontem. Ok, não sabemos as quantidades de combustivel de cada carro mas, segundo o autosport.com, o top da McLaren foi 320khm, enquanto que a Manor, por ex., já foi aos 333khm, o mais rápido foi o Perez quase nos 340khm, salvo erro… voltamos aos 20khm de diferença.

Gambuzino
Gambuzino
Reply to  Gambuzino
8 anos atrás

Ok, falei no piloto mas acertei na velocidade:

“09:11 Here’s how the speed-trap figures looked during yesterday’s running:
1 Nasr, 338.5km/h
2 Hamilton, 337.5km/h
3 Massa, 334.3km/h
4 Hulkenberg, 333.3km/h
5 Haryanto, 333.3km/h
6 Magnussen, 332.3km/h
7 Grosjean, 331.2km/h
8 Raikkonen, 331.2km/h
9 Rosberg, 328.2km/h
10 Sainz, 327.2km/h
11 Kvyat, 322.3km/h
12 Button, 320.4km/h”

red5alive
red5alive
Reply to  Pity
8 anos atrás

Não compare o incomparável. No caso da Ferrari sim,é um caso de “acontece a qualquer equipa”, mas na Mclaren é mais do que isso, é sinal que continuam com problemas. E se formos a olhar ao que o Pity diz (com razão), os testes são para rebentar com o carro, então pior ainda, pois o da Mclaren “rebentou” a andar devagar…

red5alive
red5alive
Reply to  red5alive
8 anos atrás

Não ao que o Pity diz, peço desculpa… Ao que o Gambuzino diz.

NOTEAM
NOTEAM
8 anos atrás

Não sei se a mclaren está ou não melhor ou igual ao ano passado,mas falhar um dia inteiro de testes não me parece nada bom.

Magiclonso
Magiclonso
8 anos atrás

Pity, se me permite, não é bem igual o caso da McLaren e da Ferrari! A Ferrari tem uma base com dois anos de trabalho, avarias acontecem! No caso da McLaren é bem diferente, não é um simples problema! É algo bem mais complicado, eles desde que começaram (McLaren honda), foram mais as avarias que voltas efectuadas! Abc

Frenando_Afondo
Frenando_Afondo
8 anos atrás

Ai ai ai que o Nando vai começar a mandar bocas no twitter…

Acosta
Acosta
8 anos atrás

“por isso o piloto ficou a maior parte da manhã a ‘descansar’ na motorhome “. Hummm, acho que o Alonso nem chega a arrancar na primeira corrida. Se calhar os ingleses até t<~em alguma razão quando disseram que ele se ia embora.

anotheruser
anotheruser
8 anos atrás

Já ouviram o som do novo Mclaren-Honda? … É hilariante.

red5alive
red5alive
Reply to  anotheruser
8 anos atrás

Por acaso não desgosto do “ronco” do motor (isto se comparado com os outros, porque todos eles ao fim e ao cabo são “hilariantes”, verdade seja dita), mas quando em desaceleração parece que aquilo vai partir tudo

anotheruser
anotheruser
Reply to  red5alive
8 anos atrás

Estão todos mais sonoros… (não é que me fizesse ou faça grande diferença a questão do ruído).
Já em 2015 o Honda soava estranho (fruto do desenho original do turbo da Honda), mas este ano é ainda mais evidente, não só pelos escapes, mas também pelo turbo de maiores dimensões.
Parece que está prestes a cair para o lado e rolar para a valeta.

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