Max Verstappen vence e faz história na F1
Aos 18 anos, Max Verstappen vence o primeiro Grande Prémio de Fórmula 1 da sua carreira, na primeira corrida que faz com a Red Bull. Depois de ter sido promovido à equipa principal, o jovem holandês surpreendeu tudo e todos ao vencer uma corrida, que ficou ainda marcada pela eliminação mútua dos dois Mercedes, com Lewis Hamilton e Nico Rosberg a colidirem na curva três. Indiferente a esse facto, Verstappen realizou uma corrida perfeita, e na lotaria dos pneus e da melhor estratégia, Verstappen nunca cedeu um milímetro e susteve atrás de si um dos mais experientes pilotos da história da F1, Kimi Raikkonen, que durante largas voltas esteve muito perto, ao ponto de poder abrir o DRS, mas o piloto da Ferrari nunca encontrou forma de passar o piloto da Red Bull que escreve uma das mais fantásticas páginas da história da F1. Aos 18 anos…
Poucos esperavam uma corrida assim, mas a verdade é que o holandês de 18 anos susteve com grande classe e maturidade a grande pressão de Kimi Raikkonen nas últimas voltas. Desta forma, Max Verstappen precisou apenas de uma corrida com a Red Bull para chegar à vitória na F1. Kimi Raikkonen tentou tudo, mas nada pôde fazer para passar o piloto holandês.
Depois do acidente que eliminou os dois Mercedes antes da curva quatro – ler em separado – (neste momento os dois pilotos já se desculparam perante a equipa) na luta ficaram Daniel Ricciardo, Max Verstappen, Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel e a luta foi muito interessante, com as duas equipas a optarem por estratégias diferentes entre cada um dos seus dois pilotos (alguma havia de estar certa) e por isso, perto do fim os quatro primeiros chegaram a estar separados por cinco segundos, mas com o passar das voltas começou a perceber-se que a decisão da corrida iria dar-se entre Verstappen e Raikkonen, e neste particular o holandês esteve absolutamente imparável, nunca permitindo ao finlandês incomodá-lo muito.
Na luta pelo lugar mais baixo do pódio, Ricciardo bem tentou bater Vettel, mas na tentativa mais agressiva que fez deu-se mal e a partir daí Vettel não lhe permitiu mais. O australiano teve o azar de furar a uma volta do fim, mas ainda assim ainda deu para aguentar o quarto lugar. Valtteri Bottas foi quinto com o Williams a uns longínquos 45.271s do vencedor, Carlos Sainz colocou o seu Toro Rosso num bom sexto lugar, na sua corrida caseira, e daí para a frente quase não se deu pela corrida, parecia outra completamente diferente dos primeiros quatro. Sergio Perez (Force India) Felipe Massa (Williams) foi oitavo depois duma boa recuperação, Jenson Button (McLaren) foi nono e Daniil Kvyat (Toro Rosso) fechou o top 10.
Classificação
1. Max Verstappen NED Red Bull-Renault 66 voltas
2. Kimi Raikkonen FIN Ferrari-Ferrari +0.6s
3. Sebastian Vettel GER Ferrari-Ferrari +5.5s
4. Daniel Ricciardo AUS Red Bull-Renault +43.9s
5. Valtteri Bottas FIN Williams-Mercedes +45.2s
6. Carlos Sainz Jr ESP Toro Rosso-Ferrari +61.3s
7. Sergio Perez MEX Force India-Mercedes +1m 19.6s
8. Felipe Massa BRZ Williams-Mercedes +1m 20.7s
9. Jenson Button GBR McLaren-Honda +1 volta
10. Daniil Kvyat RUS Toro Rosso-Ferrari +1 volta
11. Esteban Gutierrez MEX Haas-Ferrari +1 volta
12. Marcus Ericsson SWE Sauber-Ferrari +1 volta
13. Jolyon Palmer GBR Renault-Renault +1 volta
14. Kevin Magnussen DEN Renault-Renault +1 volta
15. Felipe Nasr BRA Sauber-Ferrari +1 volta
16. Pascal Wehrlein GER Manor-Mercedes +1 volta
17. Rio Haryanto INA Manor-Mercedes +1 volta
Abandonos
Romain Grosjean FRA Haas-Ferrari 56
Fernando Alonso ESP McLaren-Honda 45
Nico Hulkenberg GER Force India-Mercedes 20
Nico Rosberg GER Mercedes-Mercedes 0
Lewis Hamilton GBR Mercedes-Mercedes 0
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Sem duvida uma grande corrida do miúdo, que ninguém tem o direito de vir aqui ou noutro sítio desvalorizar com o facto dos Mercedes se terem aniquilidado. A Mercedes vai mais uma vez ter que arrumar a casa, se bem que se eu fosse patrão, e só porque sou bom rapaz, avisava já o Lewis que está numa altura de procurar trabalho. Sempre gostei mais do Lewis que do Nico, mas tudo tem um limite em termos profissionais. Lewis Hamilton é o mais veloz, mas está com novo ataque de estupidez. Até parece que a Nicole lhe pôs as malinhas… Ler mais »
https://www.youtube.com/watch?v=praDqbdeU2s
O Vettel só chora… como simpatizante da Ferrari para mim chega!
Agora só dá Verstappen.
É mais ao menos compreensível a reacção do Vettel, pois se ele não alarga um pouco a trajectória ficava mais uma vez a zero, mas logo a seguir respondeu e depois não deu mais hipóteses do Ricciardo atacar. O Vettel parece estar a ficar desmotivado pela o carro não corresponder as suas expectativas e depois qualquer coisa o deixa bastante irritado e as vezes com ataques de histeria no mínimo incompreensíveis, creio que não é própria Ferrari que necessita mais da vitória, mas sim o Vettel para começar a mostrar a sua valia como grande piloto que é, mais ao… Ler mais »
No ano passado o Ricciardo fez o mesmo ao Rosberg no GP da Hungria. Como o Vettel é vinte vezes melhor piloto que o Britney, evitou o toque e ainda conseguiu ficar à frente. Se tivesse seguido a trajectória normal, como o Rosberg fez no ano passado, um deles ia ficar ali. Que queria? Que o Vettel ficasse todo contente?
E, francamente, já estou farto dessa parvoíce do ‘chorar’. Não percebe como isso é ridículo? Se visse um tipo a passar-lhe uma tangente na autoestrada, feito maluco, como reagia?
Portanto, vamos comparar formula 1 com conduzir na auto-estrada, a sério? lol A manbora do Ricciardo não foi assim tão fora como isso, já a reacção do chorão do vettel é que me pareceu um pouco demais. Já foi o mesmo com o Kvyat… Que por acaso comparada com esta do ricciardo, até foi mais certinha, pois o kvyat meteu-se no espaço, quem decidiu dar a guinada do volante foi o vettel. Concordo totalmente com quem lhe chama de chorão, esperava o quê, que o ricciardo pedi-se licença para ultrapassar? Como na autoestrada… Já agora, suponho que para 2017 vamos… Ler mais »
“esperava o quê, que o ricciardo pedi-se licença…”
«Pedi-se»!
Volte para a escola. Nessa altura pode ser que leve os seus comentários a sério.
Penso que tudo ja foi dito. Depois de Emo nos anos setenta , Senna nos oitenta e Shumy nos noventa naquela memorável corrida em Spa á chuva, temos agora outro puto a sacudir a F1. Quem sai aos seus não degenera e depois do Jos, que foi grande rival do Gião e Couceiro, temos agora um “Mad Max” que nos surpreendeu com esta corrida de antologia. Para o Danil não podia ter sido pior. Para a Red Bull ouro sobre azul. Vettel pareçe eclipsado. Por Rosberg, pela fama, pela Ferrari, não sei…mas tem de descer á terra e perceber que… Ler mais »
Qualquer um é excelente quando não tem um colega à altura, o que é que Vettel fez o ano passado ao lado do Ricciardo, apenas foi eclipsado!
É engraçado como só vemos o que nos interessa. Tenho 1 amigo lagarto que, quando estamos a ver a bola, costuma dizer:lá estão vocês a ver a coisa com o olhito vermelho. Enquanto fez dupla com o Webber, aqui del rei que são uns marotos, fazem tudo para prejudicar o Mark e beneficiar o alemão louro. Em 2014, num ano em que está de saída, nem sequer o facto da equipa, obviamente, não partilhar com ele toda a informação é ponderado. Qual, quê, tudo limpinho.
A vitória de Verstappen foi inteiramente merecida porque o jovem holandês não cometeu erros, independentemente do suicídio da Mercedes, ou das tácticas alheias serem melhores ou piores que a sua, independentemente da sua possivelmente fraca adaptação a 1 carro novo e tendo em conta
A vitória de Verstappen foi inteiramente merecida porque o jovem holandês não cometeu erros, independentemente do suicídio da Mercedes, ou das tácticas alheias serem melhores ou piores que a sua, independentemente da sua possivelmente fraca adaptação a 1 carro novo e tendo em conta que se trata de um jovem com uma carreira incrivelmente curta, mas com um futuro prometedoramente largo, convém não esquecer que a sua vitória aconteceu num contexto onde se esstima que seja necessária uma vantagem de 2,6 seg por volta para ter sucesso na ultrapassagem. Para os que pensam que estou a desvalorizar, Maldonado ganhou aqui,… Ler mais »
Eu fico com a incrível impressão que esta vitória foi fabricada pela RB, não que Verstappen não tenha talento, tem e mostrou-o, mas não percebi muito bem aquela estratégia para o Ricciardo… Parece que queriam colocá-lo bem atrás, ainda com possibilidade de conseguir o 2º lugar, é certo, mas um pouco longe do Verstappen… Porque afinal isto do puto de 18 anos vende não é…? Por isso é fico com esssa mosca atrás da orelha, o Ricciardo liderava o GP e a estratégia estava toda certa para ele ganhar, até aquele último pit-stop ara por duros que o meteu em… Ler mais »
Gosto muito do Vettel mas já começo a ficar farto das queixinhas dele. Quanto à estratégia da RB volto a repetir o que disse lá mais acima: Antes da corrida começar, o Paul Hembery disse ao Martin Bundle que a estratégia mais rápida seria a de três paragens, mas que certamente iriam haver equipas a tentar a sua sorte apenas com duas paragens. As duas equipas na frente dividiram as suas estratégias como seria de prever, três paragens para os seus pontas de lança e duas paragens para os seus segundos pilotos. A estratégia mais arriscada acabou por triunfar, mas… Ler mais »
Alguém que leve o VET a treinar MX ou SMX para que se habitue aos «block pass» 😉
Grande vitória do puto, manteve atrás de si sem cometer erros o Kimi, também ele em grande forma, a mostrar que ainda está aí para as curvas. Kamikaze os dois Mercedes, mas para mim será o espelho da época sempre que se encontrarem em pista, um é mais rápido e mete sempre o carro e o outro fecha porque ia (é) mais lento, o acidente é a consequência disso mesmo, já uma vez o Hamilton fez isto e passou, desta vez perdeu o controlo do carro e acertou no outro, faço ideia do ambiente na equipa. De resto as equipas… Ler mais »
e sem duvida um grande talento mas prefiro o ocon, e tbm teve sorte com a estrategia do vettel . Mas a pilotos que chegam a um nivel de pilotagem mt bom mt cedo mas depois estagnam pode ser que seja o caso do verstappen
Até que enfim um piloto melhor que Piquet… o melhor de sempre até agora.
Grande Max !!! Vitória Fantástica a superar o que de melhor se pudesse esperar dele. Acima de tudo porque não foi dada de bandeja, e o Raikonnen que o diga. É prematuro dizer, mas se não se perder, tem condições para ser dos melhores de sempre. Não era preciso, mas está mais que comprovado que quem lá anda sabe o que faz, nomeadamente o H Marko (por mais que custe a muita gente). Curiosamente desapareceram os “experts” aqui do forum que criticavam a decisão da escolha recair no Max em detrimento do AFC…. Apesar de não ser um fã gostei… Ler mais »