Max Verstappen vence e faz história na F1

Por a 15 Maio 2016 14:56

Aos 18 anos, Max Verstappen vence o primeiro Grande Prémio de Fórmula 1 da sua carreira, na primeira corrida que faz com a Red Bull. Depois de ter sido promovido à equipa principal, o jovem holandês surpreendeu tudo e todos ao vencer uma corrida, que ficou ainda marcada pela eliminação mútua dos dois Mercedes, com Lewis Hamilton e Nico Rosberg a colidirem na curva três. Indiferente a esse facto, Verstappen realizou uma corrida perfeita, e na lotaria dos pneus e da melhor estratégia, Verstappen nunca cedeu um milímetro e susteve atrás de si um dos mais experientes pilotos da história da F1, Kimi Raikkonen, que durante largas voltas esteve muito perto, ao ponto de poder abrir o DRS, mas o piloto da Ferrari nunca encontrou forma de passar o piloto da Red Bull que escreve uma das mais fantásticas páginas da história da F1. Aos 18 anos…

Poucos esperavam uma corrida assim, mas a verdade é que o holandês de 18 anos susteve com grande classe e maturidade a grande pressão de Kimi Raikkonen nas últimas voltas. Desta forma, Max Verstappen precisou apenas de uma corrida com a Red Bull para chegar à vitória na F1. Kimi Raikkonen tentou tudo, mas nada pôde fazer para passar o piloto holandês.

Depois do acidente que eliminou os dois Mercedes antes da curva quatro – ler em separado – (neste momento os dois pilotos já se desculparam perante a equipa) na luta ficaram Daniel Ricciardo, Max Verstappen, Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel e a luta foi muito interessante, com as duas equipas a optarem por estratégias diferentes entre cada um dos seus dois pilotos (alguma havia de estar certa) e por isso, perto do fim os quatro primeiros chegaram a estar separados por cinco segundos, mas com o passar das voltas começou a perceber-se que a decisão da corrida iria dar-se entre Verstappen e Raikkonen, e neste particular o holandês esteve absolutamente imparável, nunca permitindo ao finlandês incomodá-lo muito.

Na luta pelo lugar mais baixo do pódio, Ricciardo bem tentou bater Vettel, mas na tentativa mais agressiva que fez deu-se mal e a partir daí Vettel não lhe permitiu mais. O australiano teve o azar de furar a uma volta do fim, mas ainda assim ainda deu para aguentar o quarto lugar. Valtteri Bottas foi quinto com o Williams a uns longínquos 45.271s do vencedor, Carlos Sainz colocou o seu Toro Rosso num bom sexto lugar, na sua corrida caseira, e daí para a frente quase não se deu pela corrida, parecia outra completamente diferente dos primeiros quatro. Sergio Perez (Force India) Felipe Massa (Williams) foi oitavo depois duma boa recuperação, Jenson Button (McLaren) foi nono e Daniil Kvyat (Toro Rosso) fechou o top 10.

Classificação

1. Max Verstappen NED Red Bull-Renault 66 voltas

2. Kimi Raikkonen FIN Ferrari-Ferrari +0.6s

3. Sebastian Vettel GER Ferrari-Ferrari +5.5s

4. Daniel Ricciardo AUS Red Bull-Renault +43.9s

5. Valtteri Bottas FIN Williams-Mercedes +45.2s

6. Carlos Sainz Jr ESP Toro Rosso-Ferrari +61.3s

7. Sergio Perez MEX Force India-Mercedes +1m 19.6s

8. Felipe Massa BRZ Williams-Mercedes +1m 20.7s

9. Jenson Button GBR McLaren-Honda +1 volta

10. Daniil Kvyat RUS Toro Rosso-Ferrari +1 volta

11. Esteban Gutierrez MEX Haas-Ferrari +1 volta

12. Marcus Ericsson SWE Sauber-Ferrari +1 volta

13. Jolyon Palmer GBR Renault-Renault +1 volta

14. Kevin Magnussen DEN Renault-Renault +1 volta

15. Felipe Nasr BRA Sauber-Ferrari +1 volta

16. Pascal Wehrlein GER Manor-Mercedes +1 volta

17. Rio Haryanto INA Manor-Mercedes +1 volta

Abandonos

Romain Grosjean FRA Haas-Ferrari 56

Fernando Alonso ESP McLaren-Honda 45

Nico Hulkenberg GER Force India-Mercedes 20

Nico Rosberg GER Mercedes-Mercedes 0

Lewis Hamilton GBR Mercedes-Mercedes 0

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
34 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
can-am
can-am
8 anos atrás

Excecional – aproveitou a janela de oportunidade dada pelo suicidio dos 2 Mercedes e ganhou na estreia como um veterano. Fez História tal como eu tinha previsto. Com a idade dele muitos ainda nem a carta têm. Como vai a Red Bull segurar este diamante é a questão.

Kampux
Kampux
8 anos atrás

O que este miúdo acabou de fazer é algo que tem poucas palavras para se descrever. É certo que a vitoria se deveu um pouco a má estratégia usada no carro do Ricciardo, mas depois disso esteve certinho sem cometer mínimo erro na pressão feita pelo Kimi.

Kampux
Kampux
8 anos atrás

Em relação ao GP a Ferrari perdeu uma grande oportunidade de ganhar, mas pode se queixar um pouco de si mesma pois limitou-se a seguir a estratégia usada pela Red Bull, e não fosse a mudança no carro do Vettel apenas o Kimi ficava no pódio. Ao longo da corrida a Ferrari parecia ser a mais rápida mas não o suficiente para passar em pista. Grande corrida também do Sainz, que pode começar ameaçar o Ricciardo para próximo ano… Quanto ao momento alto do GP, na minha opinião é uma situação normal de corrida, mas a existir penalização será para… Ler mais »

Não me chateies
Não me chateies
8 anos atrás

Parabéns ao miúdo, soube aproveitar as oportunidades que lhe proporcionaram, continuando a demonstrar um grande talento e maturidade para a idade. Grande corrida também do Kimi, quanto à tática nos carros “principais” acabou por sair furada, porque tanto o Max como o Kimmi são mestres a preservar pneus. Quem não deve ter ficado nada satisfeita é a Pirelli, devem fazer queixinhas do Red Bull e da Ferrari por terem abusado dos pneus deles. Nota negativa para os Mercedes e para este circuito, em todas as corridas que vi este fim de semana o problema foi comum, não sei se é… Ler mais »

Kimi Iceman
Kimi Iceman
8 anos atrás

MAX VERSTAPPEN SIMPLY THE BEST!!

dakosta
dakosta
8 anos atrás

O KO da Mercedes protagonizado pelo imbecil do Rosberg, permitiu assistirmos a uma corrida um pouco mais interessante, e não tivesse sido o Sainz a fazer de rolha aos dois Ferraris, então a corrida teria sido a quatro. Quanto ao Lewis, tudo apontava que o “azar” se tinha ido embora, mas quando não +e um problema mecânico, lá está o colega de equipa para dar dar cabo da corrida do inglês. A mercedes deveria seguir o exemplo da Red Bull e mandar o Rosberg para a classe inferior como castigo. Resta aguardar que penalização lhe vão dar os comissários, porque… Ler mais »

herby
herby
Reply to  dakosta
8 anos atrás

Do principio ao fim um comentário completamente idiota.Quem destila esse ódio e falta de rigor, não pode ter amigos nem ter uma vida normal.Lamento.

Cariocecus
Cariocecus
Reply to  herby
8 anos atrás

Por isso é que ele vem para aqui despejar a sua frustração

jmc
jmc
Reply to  dakosta
8 anos atrás

O Hamilton foi sozinho a relva pois nem sequer estava ao lado do Rosberg é certo que o Rosberg escolhe uma trajectoria um pouco estranha mas está a frente e tem todo o direito de a escolher o Hamilton esta um bom bocado atras dele vai a relva despista-se sozinho e já com o carro fora de control arrasta o Rosberg com ele

racingmachine
racingmachine
8 anos atrás

Fez-se história hoje na Formula 1, digam lá que para uma corrida destas não vale a pena pagar! Frustração deve ser a palavra que melhor descreve o sentimento dentro da Ferrari neste momento, logo quando tinha hipótese de aproveitar o descalabro da Mercedes deixam-se se vencer pela nova sensação da F1: MAD MAX Verstapen. Max é realmente um grande talento não é só conversa, meteu o Kimi na reforma hoje a meu ver… Creio que o Vettel tinha hipótese de ganhar mas não com aquela estratégia sem sentido (a Ferrari fez uma à Williams hoje em termos de estratégia). Nem… Ler mais »

MVM
MVM
8 anos atrás

Há uns meses li uma daquelas entrevistas “Q&A” com Esteban Ocon, que é, como sabemos, um dos melhores pilotos da nova geração. Quando lhe perguntaram quem era o melhor piloto da F1, ele respondeu: «Max Verstappen». Podia ter dito que era outro qualquer, o Alonso, o Vettel ou o Hamilton – mas alguma coisa ele deve saber sobre o Max, porque correram juntos na Fórmula 3. É mais que possível que o Ocon tenha razão. Podemos dizer que, se não fosse o toque entre os Mercedes, esta vitória do Max Verstappen não teria acontecido. Mesmo assim, houve muito mérito do… Ler mais »

70racing
70racing
8 anos atrás

Nem imaginava qe acontece-se um dos grandes feitos na história da F1. Parabéns ao Max sem sombra de dúvidas teve uma corrida exemplar. No Mercedes crash penso qe foi uma infelicidade dos dois pilotos era impossível o Hamilton evitar o choque ao Rosberg. Pra mim foi uma boa corrida. Qe venha a minha pista favorita.

Pity
Pity
8 anos atrás

Bem, parece que vou ter de mudar a minha estratégia de ter quatro pilotos por quem torcer, a não ser que o meu “amigo” Button abandone no final da época (ou o Kimi), vou ter de aumentar o número 🙂 Como a Mercedes não participou, assistimos a uma grande corrida e, como diz o dakosta, se não fosse o tampão Sainz nas primeiras voltas, a luta poderia ter sido a quatro. A Red Bull esteve superior à Ferrari, ponto. Raikkonen muito bem, grande corrida, mas não chegou. A continuar com esta pedalada, a Ferrari não terá como não lhe renovar… Ler mais »

lumman
lumman
Reply to  Pity
8 anos atrás

Estou por aí! Não tirando o mérito a Verstappen, mas o Ricciardo não lhe ia dar abébias e para mim a tática da RED BULL para o Ricciardo é um “dejá vu” parece que já vi isso na Mercedes, e… aquilo de alemães e austriacos é tudo farinha do mesmo saco. Já ontem tinha lido declarações do chefão austriaco que indicavam que Verstappen era o preferido. Então se o Lauda substituir o do capachinho, acabou-se a Fórmula 1

MVM
MVM
Reply to  lumman
8 anos atrás

Que comentário tão triste.

Cariocecus
Cariocecus
Reply to  lumman
8 anos atrás

Antes da corrida começar, o Paul Hembery disse ao Martin Bundle que a estratégia mais rápida seria a de três paragens, mas que certamente iriam haver equipas a tentar a sua sorte apenas com duas paragens.
As duas equipas na frente dividiram as suas estratégias como seria de prever, três paragens para os seus pontas de lança e duas paragens para os seus segundos pilotos.
A estratégia mais arriscada acabou por triunfar, mas não nos esqueçamos que o Vettel e o Ricciardo não apanharam o duo da frente apenas porque estavam a lutar entre si.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado