Max Verstappen: “Se me lixam a corrida, não lhes vou facilitar a vida”

Por a 29 Agosto 2016 10:22

Abriu-se uma guerra ontem no GP da Belgica de Fórmula 1, com os dois pilotos da Ferrari a insurgirem-se contra Max Verstappen, alegando que este tem vindo a ser demasiado agressivo em pista. Nas últimas corridas foram varias as vezes em que Verstappen e o pilotos da Ferrari têm passado por momentos mais ‘quentes’ nas corridas e em Spa não foi exceção.

Verstappen foi novamente criticado por Raikkonen no final da corrida por ter alegadamente defendido de forma incorreta a sua posição durante o GP da Hungria e agora novamente na Bélgica. Depois do toque em La Source, a gota de água foi quando Raikkonen se preparava para o passar em Kemmel e o holandês se colocou à sua frente no último momento, quando ambos rodavam a grande velocidade. Raikkonen teve que travar, e o acidente poderia ter sido feio.

Estou sempre pronto para boas lutas e disputas leais, mas quando tenho que travar em Kemmel para não lhe bater, porque ele muda de direção depois de eu já lá estar, não é correto. Tivemos sorte de não ter um grande acidente. Ter que travar aquela velocidade não aconteceria com qualquer outro piloto. Se não tenho travado tinha-lhe batido com o acelerador a fundo. Não é correto, mas parece não importar…” disse Kimi Raikkonen. Na verdade, Verstappen só mudou de direção uma vez, e isso pode tê-lo salvo de uma penalização, mas é verdade que um movimento daqueles esteve muito perto de acabar muito mal.

Max Verstappen comentou a situação, falando primeiro do que se passou na primeira curva, onde foi apertado pelos dois Ferrari depois de ter partido mal e metido por dentro numa nesga de pista em La Source. Vettel tentava passar por fora, apertou Raikkonen e os três sofreram com o incidente. Mais tarde, Verstappen tapou Raikkonen em Kemmel, antes da travagem, e depois justificou-o: “É ridículo, mas fica sempre bem na TV alguém a queixar-se. Especialmente depois de me apertarem na curva 1, não iria ceder a minha posição com tanta facilidade. Estava só a defender a minha posição e se alguém não gostou problema é seu…”

Já hoje, o holandês disse que Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen deviam ter vergonha da forma como o criticaram depois do que diz terem feito na primeira curva da corrida: “Penso que deviam ter vergonha por ter causado um incidente daqueles, tendo em conta a experiência que têm e depois queixam-se de mim. Não têm que fazer um drama pelo que sucedeu depois, e têm que perceber que não fiquei feliz por me terem estragado a corrida” disse Verstappen, que continua totalmente convencido que a culpa do incidente da primeira curva é totalmente de Vettel: “Havia espaço para os três carros, quando eu estava ao lado do Kimi, que começou a apertar-me e se o Vettel não tem metido tanto para dentro, todos passávamos. No vídeo vê-se perfeitamente quando o Vettel mete para dentro aproxima-se do Raikkonen que bate no meu carro. Se me lixam a corrida, não lhes vou facilitar a vida. Eles têm que perceber isso. Se nada daquilo tivesse sucedido na curva 1, não teria sido tão agressivo face a Raikkonen. De qualquer forma, penso que ele tenha levantado o pé, e os Comissários não disseram nada, portanto está tudo bem” disse Verstappen ao Motorsport.

F1: DE QUEM É A CULPA DO INCIDENTE DA PRIMEIRA CURVA?

Sebastian Vettel é de opinião que a culpa do incidente da primeira curva é de Max Verstappen. Tudo aconteceu quando Max Verstappen, que saiu da primeira linha da grelha de partida, arrancou mal, os dois Ferrari passaram para a sua frente ainda antes de La Source, mas o holandês mergulhou para a parte interior da curva à direita, numa nesga que viu ‘aberta’. Ao seu lado esquerdo estavam Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel que por fora tentava passar toda a gente e chegar ao segundo lugar atrás de Nico Rosberg, mas com La Source a estreitar, o alemão fletiu para dentro, e apertou Raikkonen. Em condições normais, o finlandês reagia deixando espaço ao seu companheiro de equipa, mas o problema é que por dentro estava Verstappen. Sem espaço, todos se tocaram, Vettel entrou em pião, Verstappen danificou uma asa e Raikkonen também se atrasou, também com a asa dianteira do seu Ferrari danificada.

Parti muito bem, e era 2º atrás de Rosberg. Cheguei à primeira curva na frente, mas por fora. Mal via o Kimi, pois tinha mais do que meio carro à frente” começou por dizer Vettel. As imagens confirmam-no, mas ao seu lado não havia espaço para dois carros. Raikkonen tinha as rodas da frente à frente do bico do Red Bull de Verstappen, e momentos depois Vettel entra em pião, porque Raikkonen não pode dar espaço a Verstappen e Vettel não deixou espaço a Raikkonen para alargar a sua trajetória: “Penso que foi atrevido por parte do Verstappen, tentar recuperar duas posições ali mergulhando no interior da curva e obviamente o Kimi não podia virar e seguir o que eu estava a fazer estando na frente desse grupo de três carros” disse Vettel. É verdade que ali três carros não cabiam: “Gosto dele, é agressivo, é uma das suas forças, mas algumas manobras, especialmente em travagem não penso que sejam corretas e julgo que ele tem que perceber isso. Não foi o mais inteligente porque todos perdemos tempo” disse Vettel.

Quando Max Verstappen chegou à sua boxe após a bandeira vermelha da corrida depois do acidente de Kevin Magnussen, explicou a Christian Horner “Fui por dentro, o Sebastian tentava ir para a frente” “Não foi culpa do Kimi” respondeu Horner. ”O Sebastian não lhe deixou espaço”. Vettel, sendo o piloto que está mais por fora, não deixou muito espaço, até porque Raikkonen tinha do seu lado direito por dentro Verstappen. Dois carros, passavam, três foi impossível… foi o próprio Christian Horner a dizer a Verstappen que a culpa do que se passou na partida foi de Vettel, que apertou Raikkonen, não lhe deixando espaço. Cada um pensa da sua forma, e o que pensa o leitor?

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
59 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
MiguelCosta
MiguelCosta
8 anos atrás

Apesar do enorme talento que tem, está a começar a portar-se como uma prima dona, arranjar inimigos como o Vettel e o Kimi, não é bom para ele, apesar de serem dois pilotos corretos, numa outra manobra em que ele precise de alguma colaboração deles, não a vai ter, está há pouco tempo na F1 e os outros dois são campeões do mundo com bastante estatuto e o respeito é bonito, lutar sim, mas sem esse sentimento de que a culpa é sempre dos outros, se fosse com o Piquet tinha levado duas chapadas na tromba e não se falava… Ler mais »

gillesi
gillesi
Reply to  MiguelCosta
8 anos atrás

O kimi já.avisou: acho que sou capaz de lidar com isto.

Pity
Pity
8 anos atrás

Eles é que lhe lixaram a corrida!!!!!?????? Então o menino arranca mal, os pilotos que estavam imediatamente atrás na grelha arrancam bem, mas tinham de esperar que sua excelência recuperasse a posição, era? O pai, que foi piloto, embora muito inferior em talento do que o filho, não lhe ensina como se deve comportar em pista? Ou será que, como grande parte dos jovens, não quer ouvir os conselhos dos mais velhos? Como li noutro site, ele deveria ter sido penalizado, pois assim vai continuar a fazer o mesmo, sentindo-se impune, só que essa atitude pode causar danos graves a… Ler mais »

gillesi
gillesi
Reply to  Pity
8 anos atrás

Tem a seu favor o facto disto ter sido dito no dia da corrida, ainda não teve tempo para pensar. Problemático é se ele não conseguir pensar.os comentadores da Sky já tinham avisado para o excesso de agressividade e deram como exempo o acidente de 2015 no Mónaco, que noutros tempos seria fim de carreira. Por outro lado tenho que lhe dar razão, estes miúdos não têm maturidade suficiente e guiam fórmulas como guiam karts, independentemente da velocidade ser muito superior. No caso do Max a FOM quere-o a causar polémica para aumentar as audiências, no casodas outras Fórmulas devia… Ler mais »

sergio_junior
sergio_junior
8 anos atrás

O mais preocupante de tudo, é ele achar que lhe “Lixaram” a corrida. Considero que se tratou de incidente de corrida, mas ha haver algum culpado, essa seria toda do Verstappen, porque simplesmente arriscou em demasia, ele ja estava bem atras do kimi, não tinha nem frente, nem meio carro ao lado do kimi, estava simplesmente atrás, a táctica foi, quando todos travam, largo travão e meto para o interior, e assim pode correr mal, porque depende única e exclusivamente da colaboração do piloto da frente, que só tem duas opções, ou mantém a trajectória e o choque é inevitável,… Ler mais »

can-am
can-am
8 anos atrás

O Vestappen não se intimida e faz ele muito bem. É isso que distingue os campeões dos outros. O menino Vettell devia era calar-se porque com tantos anos e titulos devia saber o básico, que nenhuma corrida se ganha na 1ª volta. Só se perde. E francamente até parecia que dentro do Ferrari é que ia um rapaz de 18 anos! E esta é apenas uma duma série de pequenos erros que ele tem cometido esta época. E digo mais, o ponto fraco da Ferrari, que lhes tem feito perder muitos pontos esta época, têm sido os próprios pilotos. Não… Ler mais »

ammc131178
ammc131178
Reply to  can-am
8 anos atrás

Que ele não se deve intimidar OK, mas daí a enfiar o carro onde não cabe vai um grande passo. Se calhar julga que está no moto GP. E ainda achar que não tem culpa, só para os lados do Júlio de Matos. A sorte dele é o Kimi ser quem é, se fossem outros da velha guarda, entalavam-no logo ali e não saíam os dois. É que nem se desviavam.

seven
seven
Reply to  can-am
8 anos atrás

Já escrevi noutra notícia, que reparto a culpa entre o VER e o VET, e também concordo que o VET tem cometido alguns erros de palmatória, queixando-se muitas vezes sem razão. Mas neste caso, acho que o VER demonstrou a inexperiência normal de quem lhe falta obviamente maturidade. E isso até se pode aceitar pela idade e por ainda andar pelas nuvens, resultado da sua incrível e meteórica ascensão. Mas por isso mesmo, necessita de uns sérios avisos para perceber que não é o centro do mundo, sob pena de um destes dias, alguma coisa correr francamente mal. Não se… Ler mais »

mharyus
mharyus
Reply to  can-am
8 anos atrás

O tempo vai ensinar ao Max que nenhuma corrida se ganha na primeira volta, mas que algumas se perdem.

Pity
Pity
Reply to  can-am
8 anos atrás

Só o Vettel é que precisa de saber que as corridas não se ganham na primeira volta? Então e o menino Max, não?
Ainda gostava de saber o porquê de tanta raiva ao Vettel.

gillesi
gillesi
Reply to  Pity
8 anos atrás

LOL. 4 anos seguidos a engolir pastilhas para a azia, as pastilhas perdem o efeito :))))

mdcc220
mdcc220
Reply to  can-am
8 anos atrás

“…. nenhuma corrida se ganha na 1ª volta.” É um facto: o Verstappen tem de o aprender rapidamente. Não gosto do Vettel, nunca gostei, mas tentar culpá-lo do acidente na 1ª curva, quando está uns 5 metros ao lado, defendendo o miúdo que após um arranque péssimo atira o carro para o interior da curva largando os travões e confiando na sorte, é á Horner. Ele tem alguma coisa contra o Vettel (quem não teria) e por isso percebo-o. Outra pessoa qualquer dizer o mesmo, não se entende.

Génesis
Génesis
8 anos atrás

Incidente de corrida, tudo o mais é folhetim…

mharyus
mharyus
8 anos atrás

A culpa é do Max e a maturidade que lhe falta, vai-lhe permitir ver isso no futuro.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
8 anos atrás

Mas tá tudo parvo? Que culpa tem o Max do Vettel ter batido no Kimi? Arriscou de mais? É discutível. O que não é discutível é o facto do Vettel ter batido no Kimi. No entanto acho a corrida do Max, no geral, perigosa, mas nada a dizer do arranque.

noteam
noteam
Reply to  sr-dr-hhister
8 anos atrás

Completamente de acordo, corrida marcada por erros que podiam ter tido consequências complicadas, devia ter sido penalizado sem dúvida. Em relação ao incidente na 1a curva, no mínimo as culpas estão repartidas.

ammc131178
ammc131178
Reply to  noteam
8 anos atrás

O Vettel entra em primeiro nessa curva, pelo menos meio carro à frente do Kimi e Max, e ainda tem culpa?! Eu não sou adepto do Vettel, mas culpar alguém que entra em primeiro naquela curva, deixa espaço ao colega que seguia meio carro atrás, vem um “bocas” que ainda provoca o acidente aos 3 e é culpado?! Havia de ser o Senna que o muro sentia-lhe os dentes.

ammc131178
ammc131178
Reply to  sr-dr-hhister
8 anos atrás

O Vettel já tinha passado os dois, deixou espaço para o Kimi e o “bocas” decidiu colocar o carro onde ele não cabia entrando numa curva à campeão e ainda não tem culpa…deixem-me rir. O Kimi foi é demasiado pacífico, tinha-o engavetado logo nessa curva e não passava nenhum dos dois.

noteam
noteam
Reply to  ammc131178
8 anos atrás

Isso do Vettel ter deixado espaço ao Kimi é muito, muito discutível!

ammc131178
ammc131178
Reply to  noteam
8 anos atrás

Tira o Max da equação e não estávamos a comentar nada

noteam
noteam
Reply to  ammc131178
8 anos atrás

Mas o Max não tem de ser tirado da equação, porque nada fez de ilegal e tem direito a estar ali, é certo que arriscou e muito, mas até ver, ainda se pode arriscar na F1.

*RPMS*™
Reply to  sr-dr-hhister
8 anos atrás

Completamente de acordo! Cumprimentos

mdcc220
mdcc220
8 anos atrás

O Verstappen anda a arranjar um grupo engraçado de “amigos”. Qualquer dia, a coisa vai-lhe correr mal, sendo afastado de uma vitória ou título, por algum dos que agora, sofrem na pele a sua forma de correr. Uma coisa é certa, não se fazendo nada, ele vai continuar a agir da mesma forma. Eu faria o mesmo. Se isto fosse uma qualquer competição de turismos ou stock-cars, em 4 ou 5 corridas desta época, o holandês teria quase de certeza terminado de encontro aos rails empurrado por um dos tais “amigos”. Sendo F1, onde qualquer toque provoca danos sérios no… Ler mais »

noteam
noteam
8 anos atrás

Pensamento errado, típico de um adolescente. Só por se sentir injustiçado, não deve continuar em pista e conduzir de forma desajustada, colocando em perigo a sua integridade física, e a de todos aqueles que o rodeiam. Em relação ao acidente da 1a curva, já disse o que tinha a dizer, não sei se o Vettel se deveria sentir envergonhado, o que sei é que já este ano o Kvyat é que foi o responsável por ele ter embatido no Kimi, ou na Turquia em 2010, onde o maluquinho foi o Webber, apenas por ter sido abalroado pelo Vettel. Desta vez,… Ler mais »

gillesi
gillesi
8 anos atrás

Neste caso há a desculpa da idade potenciada por estas declarações serem feitas logo após a corrida e não depois de um dia de reflexão. Esse é exactamente o ponto que condena a manobra de La Source, podes ver um buraquinho, mas não metas lá o nariz porque os outros também NÃO TÊM QUE FACILITAR A VIDA e o buraco vai fechar. E como pela boca morre o peixe, os outros vão te tratar da mesma forma e, em vez de sairem da pista, limpam-te a asa da frente e lá vai uma corrida. Até o Kimi que é dos… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado