Max Verstappen comparado a Ayrton Senna
Ter assistido à excelente performance de Max Verstappen na China, com a pista molhada/húmida, foi o suficiente para Damon Hill comparar o piloto da Red Bull a Ayrton Senna, lembrando a obra prima do brasileiro, em Donington à chuva, em 1993, prestação que o piloto inglês assistiu de “poltrona”, pois foi uma das ‘vítimas’ do brasileiro na pista.
O piloto holandês saiu de 16º na partida do GP da China, e no final da primeira volta já era oitavo, tendo conseguido terminar a corrida no lugar mais baixo do pódio. As comparações entre esta prova de Max Verstappen e a de Senna no Grande Prémio da Europa de 1993 são muitas, e agora incluem também Damon Hill. O campeão do mundo de 1996 descreveu a prova de Verstappen como “uma faca quente a deslizar por manteiga. É como o Senna fazia. Ele [Max] vê onde estão os espaços e tem o instinto necessário; o controle que ele tem aos 19 anos é brilhante”.
Paul di Resta tem opinião semelhante: “Ele é muito relaxado, mesmo que faça um pião ele nunca entra em pânico. Faz linhas diferentes dos outros pilotos, o que é estranho. No karting, isso pode resultar, mas nas corridas há uma linha ideal, lógica, mas como vimos na China, ele tinha linhas totalmente diferentes dos adversários”.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Infelizmente não tenho idade suficiente para ter visto as várias exibições do Senna á chuva. Do que vi, o Max foi sem duvida o que mais me impressionou, também pelo que fez na China mas principalmente pelo recital que nos ofereceu no Brasil.
Eu tive a felicidade de ver essas exibições e digo-lhe que o Max me recordou a corrida de Donington. Referi-me a isso no comentário sobre a corrida, mesmo se só disse que “ele fez-me recordar alguém”.
Ainda é cedo para comparações definitivas, mas Verstappen tem algo especial, como Senna tinha.
Eu tal como a Pity tive a felicidade de acompanhar toda a carreira do Senna, e essa corrida de Donington foi inesquecível tal a demonstração de virtuosismo do Senna á chuva em que verdadeiramente humilhou os Williams que tiveram de mudar de pneus sete vezes enquanto ele creio que só mudou duas. Aliás o Prost apesar de lhe chamarem “Professor” para mim sempre foi só um piloto mediano, bastavam cair três pingas de chuva que se atrapalhava logo todo, até num GP de S.Marino em que estava a chover ele despistou-se na volta de aquecimento e foi bater nas barreiras,… Ler mais »
O Prost, realmente, era uma desgraça à chuva, e então com condições instáveis, como em Donington… era incapaz de andar de slicks em pista pouco molhada. Nessas condições, Senna era mestre.
Nem eu tive oportunidade de ver essa grande lenda ao vivo, felizmente existe uma coisa interessante chamada YouTube, que dá para recordar todos esses momentos.
Outra vez? Agora todos os anos o vão comparar ao Senna? Não tinham já feito essa comparação? Não chega fazer só uma vez ou estão com medo que as pessoas se esqueçam? 😛
E ultrapassou quantos na largada? Se fosse assim o Alesi também seria considerado um Senna pois num GP do Estoril ultrapassou 4 ou 5 na largada.
E sair de 16º e ganhar 8 posições para um Red Bull é perfeitamente normal, queria era que ele saísse de 4º e ao longo da volta (sem contar a largada) ultrapassasse o Hamilton, Bottas e Vettel.
Para quem teve o privilégio de assistir á brilhante carreira de Ayrton Senna, considero esta comparação expeculativa…improvavel! Outros tempos, outra tecnologia outros formulas completamente distintos, acresce que Senna fez verdadeiros recitais de condução com carros pouco competitivos (Toleman Hart) e Max esteve sempre ao volante de carros competitivos mesmo considerando o Toro Rosso. Pode ser e creio que terá estofo de campeão mas comparar a A.Senna é muito cedo, atualmente o mais “parecido” será Hamilton….
Quando ainda ninguém conhecia o SENNA, o Domingos Piedade arranjou esta forma de o apresentar ás grandes estrelas da F1. Recital de condução que começou com a pista molhada. Para quem não viu deve ficar a conhecer melhor como nasce uma estrela.https://www.youtube.com/watch?v=YW1xk98J7kw
O Barrichello na mesma corrida de donington 93, saiu de 13º para 4º na primeira volta… logo após a morte de Senna, Barrichello em 94, Spa com o Jordan, fez pole a chuva… Era o novo Senna, até ir para a Ferrari… Se fosse para a Williams, ou a McLaren na altura… ainda acreditaria…. Enfim… no caso do Max, acho que devemos dar tempo. É um excelente piloto, e mesmo a chuva se destaca, mas não é neste momento, melhor que Hamilton e Vettel que neste momento com piso escorregadio, ainda são os mais, juntamente com Alonso, que também se… Ler mais »
É verdade. Infelizmente quando é na cauda do pelotão dá-se pouco importância, e logo num Jordan que era um dos piores carros do pelotão (terminou o campeonato em penúltimo com apenas 3 pontos) é de louvar.
O Barrichello teve exactamente o problema de ter ido para a Ferrari, e foi condenado a ser o escudeiro do Schumacher.
Permita-me que discorde consigo, o Max no Brasil 2016, e China 2017 deu um autentico recital de condução com chuva a todos, mesmo aos considerados especialistas com chuva.
O que ele fez no Brasil foi muito bom mas não chega ao que o Senna fez em Donington, quando ele fizer o que o Senna fez no Mónaco com um Toleman (que não fez na TR que não era tão mau como o Toleman), ou quando ganhar um GP com a caixa de velocidades engrenada em sexta velocidade, quando ele der constante luta aos Mercedes e Ferrari, e fizer umas poles com o RB, aí sim poderá começar a ser comparado ao Senna, até lá é um piloto com bastante potencial, mas que convém ressalvar as diferenças de um… Ler mais »
Por tudo o que Senna demonstrou enquanto Homem e piloto, nunca deve ser comparado com ninguém. Basta ver os comentários de quem teve o privilégio de conviver com ele, e trabalhar com ele.
O Max para mim é inegavelmente um fora de série, e uma alegria para a F1.
Ai como eu me lembro daquele dia de 21 de abril de 1985 tinha 18 anitos e era a minha primeira ao vivo a ver uma prova de F1 e chovia copiosamente estava gelado e molhado até aos ossos mas ficou na minha memória para sempre aquele carro preto com aquele capacete amarelo a dar um recital do qual ainda hoje eu digo “SERENATA A CHUVA” foi lindo foi mágico foi magistral e um piloto como o Senna ganhar pela primeira vez na sua ainda curta carreira e logo no Estoril! A vida tem destas coisas e quer-me a mim… Ler mais »
Até parece que o Senna era só piloto, tinha outro dom, era uma autêntica telemetria humana. A fórmula 1 de hoje em dia mais parece um jogo ou uma corrida de carros comandados à distância.