Vídeo: Maria Teresa de Filippis, o adeus a uma pioneira

Por a 9 Janeiro 2016 15:22

Uma italiana nascida em Nápoles, em 1926, Maria Teresa de Filippis foi uma mulher de grandes feitos num tempo em que as corridas de automóveis, ainda precárias, eram já povoadas de testosterona.

Reza a lenda que o seu envolvimento no desporto motorizado foi a consequência de uma aposta firmada com dois dos seus irmãos, que no meio de algumas provocações garantiam a pés juntos que ela não seria veloz ao comando de um automóvel. Mas Maria, ao volante de um Fiat 500, provou que eles estavam errados ao vencer a sua primeira corrida – um pequeno percurso de 10 km entre Salerno e Cava de’ Tirreni, na mesma província. Daí para a frente a sua carreira tomou proporções épicas, inspirando outras mulheres a participarem no desporto motorizado.

Embora tenha participado em diversas modalidades, os pontos mais altos do seu percurso no automobilismo foram sem dúvida a sua ligação à Maserati logo no final de 1954 e os cinco Grande Prémios que realizou no Campeonato do Mundo de Fórmula 1 de 1958, quatro com a Maserati e um com a Porsche, tornando-se na primeira senhora a fazê-lo.

Ao longo desse ano, a destemida piloto conseguiu qualificar-se para três corridas, tendo como melhor registo um 10º lugar em Spa – a única prova em que chegou ao fim. Acabaria por retirar-se do desporto pouco depois, após a morte do francês Jean Behra, em 1959, com a justificação de que “demasiados amigos” tinham morrido. Agora foi a vez de nos deixar aos 89 anos.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
António
António
8 anos atrás

Não foi pioneira em nada. Naquele tempo chegar à F1 era muito mais fácil, mesmo uma mulher,do que hoje. O nível geral das grelhas era muito dispare, e pilotos endinheirados podiam facilmente comprar carros e correr na F1. Esta bonita senhora foi um caso desses. Normalmente ficava a dezenas de segundos dos homens da frente. Poucos saberão, mas antes da 2ª guerra houve outras mulheres que participaram em provas da formula livre (carros muito mais potentes que os futuros F1s. Auto Unions e Mercedes tinham potências de mais de 600 cvs …em 1936 !), antecessora da moderna F1. A maior… Ler mais »

Alfredo Ireneu Mota
Alfredo Ireneu Mota
Reply to  António
8 anos atrás

Não percebo lá muito bem porque é que não assina a sua opinião, mas aqui vai a minha resposta, tanto mais que parece muito bem informado e senhor de uma grande arrogância sem freio. As acusações de Louis Chiron nunca foram comprovadas. A escritora Mirnada Seymour autora da biografia de Hellé Nice pesquisou a fundo a procedência desta acusação. Em documentos oficiais enviados por Berlim pelas autoridades alemãs, Hellé Nice nunca foi uma agente da Gestapo. O caluniador O causador de toda esta desgraça na vida de Hellé Nice o piloto Louis Chiron, que dividiu a pista com ela em… Ler mais »

Iceman
Iceman
Reply to  António
8 anos atrás

Podia ser fácil chegar à F1 mas não era qualquer um que conduzia aqueles carros, era preciso ter tomates.

LeonardoM
LeonardoM
Reply to  Iceman
8 anos atrás

epáááa mulheres com tomates, não obrigado

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado