Mais problemas na McLaren

Por a 12 Março 2016 11:10

Uma das grandes incógnitas desde Mundial de Fórmula 1 é saber que passo poderá dar a McLaren-Honda. Como se sabe, o primeiro ano da associação McLaren-Honda não começou sob os melhores auspícios, mas a capacidade das duas marcas deveria ser suficiente para que todos os problemas já tivessem sido ultrapassados. Mas não, longe disso!

No segundo teste a Honda já surgiu com uma nova unidade motriz (na primeira teve ainda que montar motores verdadeiramente híbridos – tratavam-se da versão 2016 mas com turbo e MGU-H do ano passado, pois as novas peças ainda não tinham sido validadas no Japão) mas pelos vistos a McLaren está longe de estar contente com o que está atualmente a acontecer, já que Éric Boullier, diretor de corridas da McLaren veio a público novamente pressionar a Honda relativamente ao atraso no desenvolvimento do motor.

Em recente entrevista à revista alemã ‘Auto Motor und Sport, Boullier admite que o MP4-31 pode não ser o melhor monolugar de sempre, mas atirou para a Honda o ónus pela falta de potência do seu novo motor. Pelo que já se percebeu o motor Honda não é tão potente quanto se esperava e continua bem atrás dos outros construtores de unidades motrizes: “Do lado da McLaren estamos a cumprir o nosso programa, mas a Honda ainda não, mesmo que os sinais sejam mais positivos quanto ao seu progresso. O carro ainda está longe de estar onde queremos, o motor ainda não alcançou os valores que tínhamos em mente para este ano, e sem dizer que vamos bater a Mercedes, acho que podemos melhorar muito. Fui contratado pela McLaren para garantir que colocamos o melhor carro em pista e isso é minha responsabilidade mas o quanto ao motor, não posso fazer promessas”, concluiu. Como se pode perceber, estes ‘recados’ visam começar já a ‘avisar’ para o que aí vem. E não aprece ser nada de muito bom. Resta aguardar para ver…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
11 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
MVM
MVM
8 anos atrás

Isto foi confirmado pelo Mika Häkkinen, que numa entrevista recente referiu que os McLaren têm um problema de velocidade de ponta.
http://www.motorsport.com/f1/news/mclaren-still-lacking-straight-line-speed-says-hakkinen-678842/
Mais um ano difícil para a McLaren. Só tenho pena do Button…

danilo
danilo
Reply to  MVM
8 anos atrás

Como eu sempre dizia desde o começo, a McLaren não deveria ter se associado com a Honda. Veja bem: A Honda se arrastava em 2007 e 2008 no grid com aqueles carros patéticos. Por muita coincidência foi só ela deixar a F1 que o mesmo carro com motor Mercedes, foi campeão em 2009. A Honda já foi boa, mas desaprendeu com o tempo. Parece que a história de 2007-2008 voltou a tona. Há não ser que não tinham outra opção! =\

MurrayWalker
Reply to  danilo
8 anos atrás

Não foi bem coincidência a Brawn ter ganho em 2009. Bastou o responsável pela grande alteração dos regulamentos desse ano e o chefe de engenheiros da Brawn serem a mesma pessoa. De referir que a Mclaren nas primeiras provas desse ano e com motor Mercedes, esteve num nível idêntico ao que esteve no ano passado.

danilo
danilo
Reply to  MurrayWalker
8 anos atrás

Exatamente! O problema parecia justamente ser com a Honda

MurrayWalker
Reply to  MVM
8 anos atrás

A Redbull nos seus anos de glória também os tinha e mesmo com a pior velocidade de ponta ganhou em Monza.

anotheruser
8 anos atrás

Não se esqueça do duplo-difusor: permitiu uma primeira metade da temporada dominadora, mas depois, quando foram copiados, não tiveram vida nada fácil, mesmo com motor Mercedes.
Ou seja: não foram campeões em 2009 apenas porque passaram de Honda para Mercedes. Se tivesse sido essa a única mudança seguramente não teria ganho.

danilo
danilo
Reply to  anotheruser
8 anos atrás

Sim, o difusor ajudou muito, mas de qualquer forma melhoram muito se comparar com os anos anteriores. O Barrichello venceu 2 corridas na parte final do campeonato. Em 2 corridas eles marcaram mais pontos que em quase 2 temporadas seguidas! 😉

danilo
danilo
8 anos atrás

Eu imagino que a diretoria da McLaren se baseou na bem-sucedida aliança com a Honda dos anos 80. Inclusive a contratação do Alonso parece que foi por esta mesma razão. Não que o problema seja apenas nos motores, mas ao meu ver não deveria ter se aliado a Honda. Se nada melhorar ano que vem, ou a Honda abandona a F1 ou a McLaren. Carro ruim, motor ruim e quase sem patrocinadores fortes ou fracos. Dizem que o Alonso não ajudava muito no desenvolvimento do carro na Ferrari. Se for verdade, o mesmo acontece agora na McLaren! Aproveitando esse site… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  danilo
8 anos atrás

Danilo, a McLaren não abandonará a F1. Já não é a primeira vez que eles fazem escolhas erradas, mas sempre deram a volta por cima. Lembra-se do McLaren-Peugeot? A diferença, foi que ao fim de um ano, tiveram a possibilidade de mudar para a Mercedes. Agora não têm alternativa, se a tivessem, já teriam abandonado a Honda. E as unidades motrizes actuais, são bem mais complexas que os motores de 93…
Mas esperemos que os novos responsáveis da Honda sejam mais competentes que o Arai e a situação melhore.

danilo
danilo
8 anos atrás

Sei…é verdade foi 1 ano bem ruim. Mas acho que a situação dela está ainda mais grave. Mas para tornar o esporte mais interessante, tomara mesmo que consigam dar a volta por cima 🙂

Ligier
Ligier
8 anos atrás

Independentemente de quem tenha razão as palavras de Boullier não auguram nada de bom. A Honda é uma construtora de grande história e também de inovação. No tempo dos turbos a performance e dados de telemetria dos carros de Mansell e Piquet era enviada para Tóquio por satélite! A Honda mostrou o caminho da inovação á fórmula 1 mas agora dá a ideia de ter perdido o comboio tecnológico e andar um pouco a reboque dos outros. Tal como a Ferrari nos anos 90. E este tipo de relacionamento Honda / Mclaren nada tem a ver com a cumplicidade de… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado