Lotus 97T de Ayrton Senna volta ao Circuito Estoril, 40 anos depois

No dia 21 de abril de 2025, a Classic Team Lotus regressa ao Estoril com o Lotus Type 97T, o carro com que Ayrton Senna conquistou a sua primeira vitória na F1. Para comemorar os 40 anos desse feito, Bruno Senna, sobrinho do mítico piloto brasileiro e ex-piloto de F1, conduzirá o Lotus 97T/2 em algumas voltas simbólicas no circuito.
Em 21 de abril de 1985, sob chuva torrencial, Ayrton Senna largou da pole position — a primeira da sua carreira — e dominou completamente o GP de Portugal, conduzindo de forma magistral o Lotus 97T nas cores da John Player Special. A vitória marcaria o início da sua trajetória rumo ao tricampeonato mundial e permanece como uma das corridas mais icónicas da história da F1.
Quatro décadas depois, o Lotus 97T JPS regressa ao Estoril para recriar esse momento inesquecível e homenagear a conquista histórica do lendário piloto brasileiro.
Clive Chapman sobre Ayrton em Estoril:
“A primeira vitória de Ayrton foi um grande momento para ele, para a Team Lotus e para a F1. Tanto que, nas suas próprias palavras, Ayrton considerou a vitória no Estoril como a sua melhor corrida.”
Bruno Senna sobre Ayrton, Estoril e 97T/2:
“Pilotar o chassi 97T 2 no Estoril para celebrar o 40º aniversário da primeira vitória de Ayrton na F1 será um momento muito emocionante para mim. É sempre um grande privilégio poder pilotar e experimentar os carros do Ayrton, mas alguns deles definiram a sua carreira e ocupam um lugar especial no meu coração e no da minha família. Estoril é um circuito histórico que também manteve muito do seu caráter original, estas circunstâncias trarão de volta memórias muito especiais.”
PROGRAMA
Domingo, 20 abril 2025
- 09h30 – 12h30 – Exposição do LOTUS 97T na reta de meta do Circuito Estoril.
Visitantes – 20 abril 2025
- Abertura da Bancada A às 09h30m. Fecho às 12h30m.
- Acesso gratuito à bancada A e reta da meta a todos os visitantes onde estará o carro em exposição.
- Acesso gratuito de pessoas com mobilidade reduzida à bancada A
- Acesso gratuito e exclusivo de pessoas com mobilidade reduzida à reta da meta com acesso pelo Paddock e estacionamento no interior do Circuito.
- Autorização a menores de 12 anos quando acompanhados por um adulto.
Segunda-feira, 21 abril 2025
- No período da tarde, entre as 14h00 e as 18h00 o Lotus 97T realizará algumas voltas à pista do circuito do Estoril sem horário definido.
Visitantes – 21 abril 2025
- Abertura da bancada A às 13h30m. Fecho às 18h00.
- Acesso gratuito à bancada A
- Autorização a menores de 12 anos quando acompanhados por um adulto.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Sob chuva torrencial ( condições em que hoje nunca se correria, numa normalização para a mediania em que isto hoje vive),) o jovem Senna demonstrou a sua mestria na chuva, dominando tudo e todos num carro que até nem era o melhor, numa época em que o Chapman já tinha morrido e a Lotus já não era a força que tinha sido no passado. ( se não me engano …deu uma volta ao…2º classificado). Toda a gente sabia que estava ali um fora de série e só este é que podia levar um carro com limitações diversas à vitória.
Pelos vistos o meu caro não esteve lá. Eu estive. E foi a melhor molha que apanhei. Senna simplesmente foi embora. Não é verdade que tenha dado uma volta ao segundo. Prost fez pião na recta e desistiu. Até hoje não vi ninguém fazer igual. Max Verstapen não fez ponto. Lewis Hamilton fez algo dominante em Silverstone 2008, mas nada igual, nem de perto. Também não é verdade que o Lotus desse GP não fosse um bom carro. Era bom sim, sem ser o melhor, mas certamente um dos 4 melhores. Basta lembrar que nesse mesmo ano, Senna deu vários… Ler mais »
Não estive lá mas ouvi pois residia relativamente perto e nesses tempos a F1 ouvia-se a kms de distância.O Senna era um virtuoso, agora se era melhor que um Hamilton ou um Vestappen, para mim não, mas isso são opiniões pessoais.
No “auge” dos meus 13 anos na altura, lembro-me bem dessa mítica corrida e onde, inclusive, estava a vê-la, mais concretamente em Porto Salvo na casa de uns amigos de longa data, e um dos posters que emoldariam as paredes do meu quarto por uns bons anos era essa corrida do Estoril, mas também havia dos Estados Unidos, Mónaco, etc… sempre com o bólide que para mim foi o mais bonito de sempre até hoje, independentemente de quem o pilotou. Quanto ao dar uma volta no 2° classificado, de facto está enganado, mas andou lá perto! O Michael Alboreto (2°… Ler mais »
Senna “foi só” o piloto mais rápido de sempre em qualificação mas é precioso não esquecer que “espetou” quase meio segundo, em grande parte, porque Prost não corria para fazer poles, mas sim para ganhar corridas e campeonatos. Enquanto Senna era chamado de mágico, a Prost chamavam-lhe o professor. Dois pilotos muito diferentes mas dois grandes pilotos! Já que falamos de grandes exibições no estoril, chamo sempre a atenção para a corrida de Prost em 1990. Depois de Mansell quase lhe ter batido na partida e se ter atrasado em consequência disso e de um péssimo pit stop em que… Ler mais »
Tudo e todos ? Faz lembrar o Mónaco/84. Só pela força da insistência de meia- dúzia de pessoas é que foi finalmente feita justiça ao Bellof. E tal como nesse dia, no Estoril 85, s.m.o, voltou a ser o melhor piloto em pista. Quem estava na pista a ver o (ed:)peão sul, a travagem da recta da meta ou a parabólica, percebeu isso, infelizmente passou ao lado de dos que só viram na A ou na B ou na RTP, diga a verdade tambem que nesta RTP eram todos da claque do Senna ou dos outros brasileiros o que deixava… Ler mais »
Ora vejamos. Excelente corrida vinha a fazer o Bellof. Nenhuma dúvida. Num V8 atmosférico, muito mais dócil de lidar do que o 4L TURBO HART do Toleman de Senna. Alguma dúvida quanto a isso? Sim. O feito de Senna no Mónaco 1984 fui, para mim e para a generalidade das pessoas, muito mais impressionante que a performance Bellof. Depois, lá porque se “idolatrava” os brasileiros na RTP, não faz desses pilotos piores ou sobretimados. PIQUET e SENNA foram GIGANTES sim, e o SENNA invariavelmente o GOAT, em todas as sondagens junto dos adeptos do mundo. Só na Tuga é que… Ler mais »
Além da habitual xenofobia pelos brasileiros.
Complexo de colono?
Muito típico de uma direita e esquerda caceteiras.
Leia bastante mais sobre o assunto mónaco 84. Publicações estrangeiras, de preferência, se entender.