Lewis Hamilton vence luta de titãs

Por a 3 Julho 2016 14:57

E ainda dizem que a Fórmula 1 é aborrecida! É verdade que não temos corridas assim em todos os Grandes Prémios, mas hoje testemunhámos uma contenda fabulosa com os dois pilotos com os melhores carro do plantel a lutarem metro e metro pelo triunfo final. Os pormenores ficam mais para a frente, mas resumindo a corrida à ultima volta, Lewis Hamilton pressionou fortemente Nico Rosberg, líder da corrida durante imensas voltas e na frente à entrada da última volta, mas o inglês aproveitou um pequeno erro que Rosberg cometeu, aproveitou na reta seguinte para o passar e na travagem, Rosberg alargou a trajetória e bateu em Hamilton, que no pódio disse “se calhar teve problemas nos travões”

Com isto, Rosberg ficou na frente, mas danificou a asa dianteira do seu W07, que ficou presa debaixo do seu monolugar, permitindo a Hamilton que passasse facilmente, vencendo. Como se não bastasse terminar em quarto, quando esteve muito perto da ganhar, Rosberg ainda está a ser investigado pelos Comissários Desportivos, porque a asa ficou presa e o alemão pode vir a ser penalizado por isso. Uma corrida cheia de emoções que terminou com Max Verstappen no segundo lugar e Kimi Raikkonen no terceiro com Pascal Wehrlein a pontuar pela primeira vez na F1.

A corrida teve muitas incidências, e começou logo com o pneu traseiro direito do Ferrari de Sebastian Vettel explodir quando o alemão liderava. Pensou-se que tivesse sido devido ao facto destes já rodarem à 26 voltas, mas a Pirelli revelou posteriormente que o incidente se deveu a detritos na pista. O safety car entrou, e os dois Mercedes tiveram posteriormente que se haver em pista com o Red Bull de Max Verstappen que parou menos uma vez, com o jovem holandês a dar alguma luta aos Mercedes, mas a não conseguir sustê-los, já perto do fim.

Depois do incidente com Vettel, a meio da corrida a diferença de Rosberg para Hamilton registava-se mais ou menos em dois segundos, com Verstappen quatro segundos mais atrás. Rosberg conseguiu manter Hamilton a um distância considerável, mas cometeu um erro na curva 2 e permitiu a aproximação deste. Ambos foram às boxes, mas colocaram pneus de compostos distintos, com o pneu mais macio a ficar na posse de Rosberg. Hamilton estranhou mas o seu engenheiro disse-lhe que o médio era melhor, e assim foi. Não se viu grande diferença na competitividade dos pneus, o que se viu foi uma grande luta pela vitória, que já contámos acima.

Daniel Ricciardo foi um apagado quinto classificado terminando na frente de Jenson Button, que foi segundo com o seu McLaren-Honda    durante a fase inicial da corrida, caindo muito depois, recuperando já perto do final da corrida. A encerrar o top 10 e fruto dos abandonos entre os homens da frente ficaram Romain Grosjean, em sétimo, Carlos Sainz, Valtteri Bottas e um excelente Pascal Wehrlein, que realizou uma grande corrida. Sergio Pérez despistou-se quando era oitavo, depois de algo se partir no carro.

Sem-Título-2

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
26 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
paulo
paulo
8 anos atrás

Vitória merecida de Hamilton.

LeonardoM
LeonardoM
8 anos atrás

Grande polémica, mas foi merecido para o Rosberg. Karma O Rosberg quis armar-se em esperto, mas saiu lhe o tiro pela culatra. Qual a necessidade de destruir a sua corrida e a do colega de equipa enquanto podia sacar um 2º lugar e manter uma vantagem no campeonato? Eu defendo a luta por posição, mas ele não tentou lutar por ela…ele foi do tipo: “deixa-me armar em burro e fazer me despercebido, pode ser que escape”. Enfim… Lewis a reagir muito bem aos assobios, gostei da postura…Não sei, nem me interessa se a equipa quer o Rosberg campeão, mas dizer… Ler mais »

MVM
MVM
8 anos atrás

“Luta de titãs”? Mais luta de anões, isso sim. Aqueles dois catraios não sabem comportar-se em pista. Mais valia terem ficado ali os dois, assim teríamos assistido a mais uma vitória do melhor piloto de Fórmula 1 da actualidade.
Alguém despeça o tipo que congemina as estratégias da Ferrari, seja ele quem for. A continuar assim, a equipa vai penar mais vinte anos sem títulos!

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  MVM
8 anos atrás

O melhor piloto da actualidade nem consegue fazer três curvas sem se estampar num muro no mónaco. Tá certo.

apex
apex
8 anos atrás

Antes demais grande corrida depois de uma grande qualificação! Grande vitória do Hamilton. Para mim um justo vencedor deste GP. Aquele incidente na curva 2 vai ser mais um para o bau da F1. Rosberg mais uma vez a demonstrar que não é piloto para ser campeão, para mim não há qualquer dúvida o alemão nem tentou fazer a curva dele qualquer pessoa que acompanhe qualquer desporto motorizado sabe exatamente o que o Rosberg tentou fazer, mas felizmente correu-lhe mal. Grande corrida do Button Verstappen e Raikkonen. Hulkenberg com uma corrida desastrosa a estragar a boa qualificação e Perez com… Ler mais »

Pity
Pity
8 anos atrás

1: a McLaren está viva. O 6º lugar de Button não foi um acaso. Ficar a menos de 7 segundos do pior dos Red Bull, é muito bom. Estou curiosa em ler as declarações de Alonso, para saber a razão do abandono. 2: Wehrlein a mostrar serviço pela segunda corrida consecutiva, desta vez com um excelente 10º lugar. 3: mal a Williams. 4: o sr. Marchione que deixe de mandar bocas ao Kimi e comece a mandá-las aos estrategas da equipa, que precisarão mais. 5: caso a Mercedes ainda não tenha renovado com Rosberg, “aconselho” a que não o façam.… Ler mais »

ernie
ernie
8 anos atrás

Nico Schumacher… Ooops! Queria dizer Nico Rosberg, tem andado a ver muitos vídeos de corridas do Schumacher e um do Prost. Mesmo que a telemetria comprove uma falha no Brake by Wire como diz Toto Wolff, a verdade é que Hamilton lhe deu todo o espaço possível, e ele nem esboçou uma tentativa de tomar a trajectória normal da curva, não há um virar de rodas nem uma blocagem. Trata-se claramente de uma manobra deliberada, em que ele nem pode alegar que não viu o outro Mercedes, cuja roda dianteira direita já está à frente da roda direita do carro… Ler mais »

racingmachine
racingmachine
Reply to  ernie
8 anos atrás

Não sei se meter o Rosberg, Schumacher e Prost no mesmo saco não é demasiado generoso para o Nico mas, de resto concordo a 100% com a sua análise do incidente.

ernie
ernie
Reply to  racingmachine
8 anos atrás

Quando ponho todos no mesmo saco, refiro-me ao saco da malandragem, e obviamente que o Schumacher é o malandro que faz o saco mais pesado, porque também nisso bateu todos os recordes e até daria para escrever um capitulo do Guiness Book. Quanto ao Prost, só me lembro de Suzuka 89.

V8_scars
V8_scars
Reply to  ernie
8 anos atrás

No caso de Prost em 89 convem também referir a devida resposta de Sena em 90 no mesmo local.

ernie
ernie
Reply to  V8_scars
8 anos atrás

Pois obviamente eu omiti propositadamente o caso do Senna em 90 porque quanto a mim, tem contornos particulares, e eu já sabia que havia de vir à baila. Acontece que não foi no mesmo local. Foi logo na primeira curva e de maneira inequívoca e não na chicane a meio da corrida e de forma dissimulada, Foi uma espécie de “Soco na Tromba” que o Prost merecia um ano antes, e que o Ayrton não teve oportunidade de lhe dar porque tinha uma corrida para ganhar. Aliás, o Senna no dia anterior à corrida de 1990, em conferência de imprensa… Ler mais »

janspeed
janspeed
Reply to  ernie
8 anos atrás

Quando refere o Prost, nao se tera enganado e quereria dizer Senna, esse e que era perito nessas manobras.

ernie
ernie
Reply to  janspeed
8 anos atrás

Posso remetê-lo para a resposta que já dei acima?

MVM
MVM
Reply to  janspeed
8 anos atrás

Até que enfim alguém que vê o Ariston Senna com olhos de ver!

ernie
ernie
8 anos atrás

Mais uma excelente corrida de Verstappen, a deixar o Kimi irritado pela segunda vez em 4 corridas. Button, e Wherlein a manterem a prestação da qualificação e conseguirem segurar bons resultados. Sauber muito bem, principalmente Nasr com algumas lutas engraçadas com adversários normalmente superiores. Mais erros estratégicos com Raikkonen e Ricciardo? Desastre para a Force India. Sérgio Perez, erro ou quebra de suspensão? Na imagem onboard, parece-me que a roda da frente direita vai um pouco “leve” quando o carro sai de pista, o que poderá indicar qualquer coisa com a roda traseira esquerda. Williams em sérias dificuldades. O pneu… Ler mais »

rodríguezbrm
rodríguezbrm
Reply to  ernie
8 anos atrás

Pérez. Foi simples: Pisou o pedal dos travões e estes não funcionaram. A juntar à quebra da suspensão ontem. Ou seja, mais duas que demonstram que é um piloto inconsistente, como se diz por aí.

ernie
ernie
Reply to  rodríguezbrm
8 anos atrás

Eu não considero o Perez inconsistente, mas em relação à Force India a conversa já é outra.

racingmachine
racingmachine
8 anos atrás

Previsível. Só quem não vê F1 ou não presta atenção é que podia esperar um final diferente. Eu já fui um grande fã do Hamilton, hoje em dia já não sou mas sei reconhecer o talento e inteligência do britânico. Lewis hoje provou que o Rosberg não é mais do que um 2o piloto, um bom segundo piloto mas não melhor do que um Webber, um Barrichello um Irvine etc… Repito não sou fã do Hamilton mas ele é simplesmente mais rápido numa volta, mais rápido em várias voltas, melhor em luta direta, melhor na chuva. Só perde para Rosberg… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  racingmachine
8 anos atrás

Já todos os problemas de fiabilidade que Hamilton teve é culpa de estar a trabalhar no novo albúm. Tem lógica.

racingmachine
racingmachine
Reply to  Frenando_Afondo™
8 anos atrás

Problemas de fiabilidade tocam a todos (conhece um rapaz chamado Sebastian Vettel?). Quem segue a carreira do Hamilton desde o início sabe quais são os seus pontos fracos, a fiabilidade não têm nada a ver com isso.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  racingmachine
8 anos atrás

O Hamilton em 2014 e 2015 não teve tantos problemas de fiabilidade como no início de este ano. Em 2014 mesmo depois de ter estado duas vezes com uma desvantagem de 25 pontos face a rosberg ganhou o título. Em 2015 sem problemas de fiabilidade de maior foi um passeio. problemas de fiabilidade toca a todos, está certo, quantos problemas já teve o Rosberg que o impediram de correr? Teve um no mónaco. o Hamilton já teve de mudar de motor 4 vezes e de MGU-H 5 vezes pelo menos, mais outras quantas peças. Podes tentar tapar o sol com… Ler mais »

racingmachine
racingmachine
Reply to  Frenando_Afondo™
8 anos atrás

“Podes tentar tapar o sol com a peneira como queiras para fazer o Hamilton parecer inferior ao Rosberg, mas a realidade que se vê na pista fala por si”

Estou a ver que não te deste ao trabalho de ler o meu comentário inicial na íntegra pelo que não vou perder mais tempo contigo.

gillesi
gillesi
8 anos atrás

Uma luta de titãs? Um titã teria sido gigante na hora da derrota, não se sujeitava a acabar com a corrida dos dois e, sobretudo, assumia o erro e nem necessitava ser como um titã, bastava ser como um homem. Ainda bem que a FIA lhe atribuiu um bónus de 10 seg. para ficar bem esclarecido. Tirando isso, não se vêm muitos gps assim, disputados palmo a palmo até ao “último” metro e mais uma mão cheia doutras grandes corridas, Verstappen, o Kimi, o Button, o Grosjean e Werlein. E como não podia deixar de ser, se há altos, também… Ler mais »

MurrayWalker
8 anos atrás

Ai esta Mercedes. Felizmente para eles, todos os outros estão suficientemente distantes em performance, para poderem impedir a conquista de ambos os campeonatos. Mas o que aconteceu hoje em termos de chefia/estratégia por parte da Mercedes, foi um autêntico atropelo a tudo o que equipa convencionou com os pilotos ao longo destes anos em que Hamilton e Rosberg coabitam. Durante a corrida ambos os pilotos se podem sentir de alguma forma injustiçados pela quebra do que estava convencionado e isso não ajuda a ter a cabeça limpa para se tomarem decisões acertadas a 300 km/h. Então deixam o Hamilton em… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado