Lewis Hamilton vence GP de Singapura de Fórmula 1
Foi-lhe praticamente oferecido pelos pilotos da Ferrari e por Max Verstappen, mas como diz o adágio popular, a cavalo dado não se olha o dente. Depois do incidente que sucedeu logo no início da corrida e que deixou fora de combate Vettel, Verstappen e Raikkonen, Hamilton ficou com o caminho livre para vencer, o que fez com grande facilidade. Daniel ricciardo persegui-o durante toda a corrida, não muito longe mas apesar de dois Safety Car nunca foi capaz de confirmar o melhor andamento dos Red Bull, até porque a fase inicial da corrida foi disputada com a pista muito molhada, e só a segunda parte foi com o traçado seco, o que pode ter interferido com as afinações e retirado à Red Bull a ‘mão’. A verdade é que Hamilton sai de Singapura com 28 pontos de avanço, que não sendo decisivos tornam a questão bem mais complicada para Vettel, pois agora vêm aí corridas que não são favoráveis à Ferrari, embora também não sejam claramente favoráveis à Mercedes como o foram Spa e Monza. O campeonato está, portanto mais bem encaminhado para Hamilton, e para Vettel tudo o que podia correr mal este fim de semana e agora com a investigação que está a ser feita ao acidente, veremos se as coisas não pioram ainda mais porque apesar do alemão ter dito que não foi sua culpa, há quem não pense assim. no mínimo será considerado um incidente de corrida, mas o pior efeito já lá está. 28 pontos atrás de Hamilton.
Hamilton cruzou a linha de chegada 4.5 segundos na frente de Daniel Ricciardo, com Valtteri Bottas a completar o pódio. Com este resultado, Bottas ficou a 23 pontos de Vettel. A corrida começou à chuva e depois de tudo o que aconteceu até à primeira interrupção (ver artigos detalhes sobre tudo o que se passou CLIQUE AQUI – CLIQUE AQUI – com os pilotos da frente a arrancar de pneus intermédios, enquanto Nico Hulkenberg e os McLaren de Fernando Alonso e Stoffel Vandoorne preferiram os pneus de chuva. Por aqui se percebe como estava a pista. Kimi Raikkonen arrancou muito bem, mas depois foi o caos. Os Comissários estão a investigar o incidente, e há-de saber-se mais nas próximas horas.
O McLaren mais parece um ‘tanque tendo em conta a pancada que sofreu, Alonso continuou em pista mas a equipa disse-lhe para abandonar porque… ficou sem telemetria. Levar uma ‘porrada’ daquelas e perder só a telemetria, é obra…
Hamilton ficou na frente e por aí se manteve até ao fim. Mais tarde, o Safety Car teve que entrar novamente, depois de Daniil Kvyat se despistar. Nesta altura vários pilotos trocaram pneus , mas a Mercedes não arriscou uma paragem que podia calhar mal.
A pista começou a secar e Kevin Magnussen foi o primeiro a colocar pneus para pista seca, no que foi seguido rapidamente por todos os restantes pilotos. Mais tarde foi a vez de Marcus Ericsson fazer um pião e bater, na Anderson Bridge. novo Safety Car. Hulkenberg, que era quarto e não estava longe de obter o primeiro pódio da sua carreira, teve que ir às boxes por causa de uma ligação no seu Renault, caindo para 10º.
Desistiu perto do fim e bateu estabeleceu um novo recorde, ao tornar-se no piloto que mais Grandes Prémios disputou sem ir ao pódio, 129. Carlos Sainz Jr. foi quarto, a sua melhor classificação de sempre, terminando na frente de Sergio Perez, com Jolyon Palmer a assegurar os seus primeiros pontos este ano, com o sexto lugar. Stoffel Vandoorne foi sétimo na frente de Lance Stroll, Romain Grosjean e Esteban Ocon, que fechou o top 10. O Grande Prémio não terminou com o número de voltas previsto, mas sim quando se atingiram as duas horas de corrida, como ‘dizem’ os regulamentos. Esta foi a primeira corrida da história da F1 a realizar-se (na fase inicial) à chuva e sob luz artificial.
Agora, o campeonato está totalmente na mão de Lewis Hamilton, e ainda que não possa ficar totalmente descansado é Vettel que tem de fazer pela vida para manter viva a possibilidade de chegar ao título, mas as dificuldades a partir deste momento são muito maiores. Se por um acaso do destino, Vettel vencesse as próximas quatro corridas, sempre com Hamilton em segundo, sairiam empatados para as duas últimas corridas do ano. Por aqui se vê a dificuldade da tarefa que Vettel tem pela frente…
[soliloquy id=”332192″]
Classificação
1 | Lewis Hamilton | MERCEDES | 2:03:23.544 |
2 | Daniel Ricciardo | RED BULL RACING TAG HEUER | +4.507s |
3 | Valtteri Bottas | MERCEDES | +8.800s |
4 | Carlos Sainz | TORO ROSSO | +22.822s |
5 | Sergio Perez | FORCE INDIA MERCEDES | +25.359s |
6 | Jolyon Palmer | RENAULT | +27.259s |
7 | Stoffel Vandoorne | MCLAREN HONDA | +30.388s |
8 | Lance Stroll | WILLIAMS MERCEDES | +41.696s |
9 | Romain Grosjean | HAAS FERRARI | +43.282s |
10 | Esteban Ocon | FORCE INDIA MERCEDES | +44.795s |
11 | Felipe Massa | WILLIAMS MERCEDES | +46.536s |
12 | Pascal Wehrlein | SAUBER FERRARI | +2 voltas |
NC | Kevin Magnussen | HAAS FERRARI | NT |
NC | Nico Hulkenberg | RENAULT | NT |
NC | Marcus Ericsson | SAUBER FERRARI | NT |
NC | Daniil Kvyat | TORO ROSSO | NT |
NC | Fernando Alonso | MCLAREN HONDA | NT |
NC | Sebastian Vettel | FERRARI | NT |
NC | Max Verstappen | RED BULL RACING TAG HEUER | NT |
NC | Kimi Räikkönen | FERRARI | NT |
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Esperava um pouco mais do Ricciardo já que nas qualificações teve carro para deixar o Ham para trás. Quem não mereceu isto foi o Verstappen que até se tentou portar bem na saída mas está visto que tem que ir à bruxa.
O Vettel acaba por merecer.
A Mercedes tirou literalmente o pão da boca da Ferrari e o Hamilton acaba por não ser afectado pela molhada da largada e depois não cometeu nenhum erro e caminhou para a vitória 60. A Ferrari derrotou-se a ela própria ? Ou será que vão culpar o suspeito do costume ?
O campeonato está longe de estar decidido, mas esta vantagem já é algo significativa, sendo certo que o que sucedeu aos Ferrari hoje, pode acontecer amanhã aos Mercedes ou a outros.
A mercedes não tirou nada da boca a ninguém, o Vettel é que deixou o pratinho cheio para quem o quisesse comer.
Mas também é certo que o Hamilton deu uma lição de classe aproveitando sem mácula a refeição grátis.
Pena é que o campeonato acabou aqui.
Lá diz o ditado: “guardado está o bocado, para quem o há-de comer”. E quem o comeu foi o Hamilton. Sinceramente, esperava um ataque do Max ao Vettel, mas nunca pensei uma embrulhada destas, para mais com pista molhada. O Kimi arrancou como um foguete e o pobre do Max viu-se ensanduichado pelos Ferrari e… acabaram logo ali os três, apesar do Vettel ter durado mais uns metros. No meio disto tudo, foi uma sorte o Ricciardo não ter sido também levado na “enchurrada”. O grande beneficiado, foi o Hamilton, que não estaria à espera de um brinde tão completo.… Ler mais »
Que corrida! Que corrida! A melhor do ano até agora! Abençoada chuva… Hamilton, líder incontestado do campeonato, a fazer uma corrida exemplar. Ricciardo, o verdadeiro resultadista, a somar mais um pódio. Bottas também esteve bem e não fez nenhum erro perante estas condições. Acerca da largada, desta vez a culpa não é de Verstappen. O unico culpado do acidente foi o piloto alemão da Ferrari que ao virar na direcção do holandês fez com que o contacto entre este e Raikkonen (que também não teve culpa) fosse inevitável. Vettel deveria ser punido, mas como já toda a gente percebeu desde… Ler mais »
Se o senhor não considerasse esta a melhor corrida do ano, até duvidaria que estivesse doente. Mas esse fanatismo não engana ninguém, assim como a falta de conhecimento e percepção sobre a f1. Instrua-se sobre este desporto, porque independentemente do sucedido, o senhor só terá um tipo de visão, e fãs assim não fazem falta. O Bottas num momento durante a corrida, até foi ultrapassado pelo Palmer! O Hulk andava constantemente 6 segundos atrás do filandês, até ao SC e ter problemas nas box! Qualquer um com aquele Mercedes, perante estas situações, conseguiria chegar ao pódio.
Ainda continua com essa indisposição? Chupe umas Rennie que isso passa..
Cumprimentos
E ainda fala em comentários de baixo nível ahah enfim, a sorte do Hamilton não pode durar para sempre, por isso, falaremos no final do campeonato!
Então falaremos no final do campeonato. Entretanto continue a chupar as tais Rennie… Cumprimentos
Fala de Baku mas não viu essa corrida para dizer que esta foi a corrida do ano. De resto Vettel fez o que um piloto faz normalmente, que é fechar a porta
O Alonso não pode arrancar assim tão bem! Epá, este Alonso é fantástico. Como um jornalista disse; “O Alonso é raro ter um dia mau, já Vettel e Hamilton tiveram épocas inteiras!” Este jornalista também disse que o Alonso era o melhor piloto do século, o que eu não acho, mas partilhará o pódio com o Shumi. A consistência com que estes dois bateram os colegas de equipa é brutal.
Palmerrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr. O maior.
Kvyat; “Deixem-me em paz.”
Passado dois minutos… muro! Epá, este gajo! Até fico sem palavras.
Bem, fico com a impressão que a Mercedes vendo-se numa posição de desvantagem, fez o setup de corrida na qualificação. Só assim se explica como conseguiram bater os RB que pareciam rápidos em todas as sessões. Grande corrida do Hamilton a ganhar agora uma boa vantagem no campeonato, com a Mercedes a reforçar a liderança no título de construtores. Os Ferrari quiseram tudo na partida e lixaram-se (e depois com aquele tweet que culpam directamente Verstappen pelo acidente mostram falta de carácter, quando os seus pilotos tiveram cota parte de culpa no acidente). RB acabou por fazer o que pôde,… Ler mais »
Grande corrida…emocionante arranque, belo fogo de artifício e uma excelente soneca pelo meio.