Lewis Hamilton vence GP do Mónaco de F1
Lewis Hamilton venceu o GP do Mónaco, naquela que é a 44ª vitória da sua carreira na Fórmula 1. Num Grande Prémio cuja partida foi atrás do safety car o piloto da Mercedes manteve sempre a pressão no seu colega de equipa, Nico Rosberg, e quando a equipa percebeu que algo se estaria a passar com o alemão, já que Ricciardo, autor da pole se estava a distanciar facilmente, a Mercedes ordenou que Hamilton passasse para a frente do seu colega de equipa. Depois disso o inglês encetou uma forte perseguição a Ricciardo e aquando das trocas de pneus, tão incertas quanto o tempo que se fazia sentir, e é nesta altura em que a Red Bull comete um erro pois chamou o australiano e não estava preparada quando ele chegou, com Ricciardo a perder o comando para Hamilton. A partir daí, e mesmo que Ricciardo tivesse pneus mais duráveis que Hamilton, e com a pressão que exerceu, não foi possível vencer.
Hamilton realizou uma aposta muito bem conseguida no facto de, enquanto os seus adversários foram todos às boxes trocar os pneus de chuva com que iniciaram a corrida pelos intermédios, o inglês da Mercedes arriscou e manteve-se com os pneus de chuva, tentando entrar na janela de duração dos pneus slicks que levou até ao final da corrida. A ideia de colocar ultra macios foi para se diferenciar dos pneumáticos do Red Bull de Ricciardo, pois só dessa forma o poderia passar no Mónaco, mas a Red Bull cometeu o erro e Hamilton ficou com o caminho aberto para vencer.
Grande terceiro lugar de Sergio Pérez, fruto de uma tática muito bem conseguida (foi o primeiro a trocar para slicks) e acima de tudo um andamento que imprimiu em pista. já do lado da Ferrari, quase tudo correu mal, começando logo com o abandono de Raikkonen na fase inicial da corrida, na sequência de um erro em que danificou a asa dianteira, que ficou presa debaixo do carro. Sebastian Vettel foi o quarto, à frente de Fernando Alonso, que assegurou o melhor resultado do ano para a McLaren.
Vencedor em Espanha, Max Verstappen bateu pela terceira vez neste fim de semana, abandonando na zoan das piscinas, mas antes estava a realizar uma grande recuperação pois saiu das boxes e já estava na zona dos pontos. Nico Hulkenberg foi sexto ao passar Nico Rosberg em cima da linha de meta, culminado aqui uma fim de semana difícil para o líder do campeonato.
Carlos Sainz foi oitavo, na frente de Jenson Button, com os dois McLaren no top 10. Os dois Williams ficaram mal colocados, com Massa em décimo e Valtteri Bottas em 12º. Muito mal a Sauber com os seus dois pilotos a não se entenderem.
Classificação
1. Lewis Hamilton GBR Mercedes-Mercedes 78 laps 1h 59m 29.133s
2. Daniel Ricciardo AUS Red Bull-Renault +07.252s
3. Sergio Perez MEX Force India-Mercedes +13.825s
4. Sebastian Vettel GER Ferrari-Ferrari +15.846s
5. Fernando Alonso ESP McLaren-Honda +85.076s
6. Nico Hulkenberg GER Force India-Mercedes +92.999s
7. Nico Rosberg GER Mercedes-Mercedes +93.290s
8. Carlos Sainz Jr ESP Toro Rosso-Ferrari +1 volta
9. Jenson Button GBR McLaren-Honda +1volta
10. Felipe Massa BRZ Williams-Mercedes +1 volta
11. Valtteri Bottas FIN Williams-Mercedes +1 volta
12. Esteban Gutierrez MEX Haas-Ferrari +1 volta
13 Romain Grosjean FRA Haas-Ferrari +2 v
14. Pascal Wehrlein GER Manor-Mercedes +2 voltas
15 Rio Haryanto INA Manor-Mercedes +2 voltas
Rtd Marcus Ericsson SWE Sauber-Ferrari 51 voltas completas
Rtd Felipe Nasr BRA Sauber-Ferrari 48 voltas completas
Rtd Max Verstappen NED Red Bull-Renault 34 voltas completas
Rtd Kevin Magnussen DEN Renault-Renault 32 voltas completas
Rtd Daniil Kvyat RUS Toro Rosso-Ferrari 18 voltas completas
Rtd Kimi Raikkonen FIN Ferrari-Ferrari 10 voltas completas
Rtd Jolyon Palmer GBR Renault-Renault 7 voltas completas
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Que pena o erro na box do Ricciardo e grande prova do Perez. Terá acabado a protecção ao Rosberg, ou foi só uma manobra de diversão? Estou sempre a cascar no site, mas tenho que dar os parabéns pelo direto! Muito bom!
… e aquela figurinha ridícula junto ao pódio! Estava ali a fazer o quê?
O austríaco malvado decidiu dar uma pequena trégua para disfarçar, mas provavelmente a saga estará de regresso no Canada.
E assim se perde uma corrida srs. da Red bull, como é possível? Ainda por cima com a importância de ser no Mónaco. Enfim, desta vez não vão culpar o motor… Feliz vitoria para Hamilton, que também fez por merecer, desta vez a falta de sorte inverteu-se. Perez excelente, usou a cabeça e conseguiu um pódio bem necessário para a equipa. Quanto a Ferrari, vamos ter uma semana cheia de opiniões e notícias, por isso digo apenas que esteve abaixo do que esperava. A McLaren apesar de tudo conseguiu um bom resultado, esperemos que ganhem embalo para o resto da… Ler mais »
Uma boa corrida!! A RedBull estragou tudo. Tinha a corrida ganha se não fosse o erro cometido nas boxes. O Hamilton com um grande estratégia que ao fim ao cabo lhe garantiu o regresso ao lugar mais alto.
O Rosberg…..meu Deus!!! Perde um lugar em cima da meta, mas a que piloto é que isto já aconteceu? Nenhum provavelmente.
Mclaren até está de parabéns, dois pilotos nos pontos com o Alonso a terminar à frente de um Mercedes. Not a bad day for woking!
Que exagero! Já tantos pilotos perderam lugares em cima da meta. Claro que isso não retira a corrida desastrosa do Rosberg. Sempre a andar para trás! Foi ele que não se encontrou com as afinações de chuva ou teve algum tipo de problema técnico? Gostaria de saber.
problemas de travões…pelo menos era o que estavam a dizer no Eurosport2 xtra
Obrigado. Na Sky não ouvi nada!
Eles na Sky falaram do problema de travões, várias vezes!
Sim, um bocado exagerado, no entanto temos de ter em atenção que ele ainda não renovou contrato e a cometer erros como este…nem renova xD
“Tinha a corrida ganha se não fosse o erro cometido nas boxes” Não foi assim tão simples. Se não fosse o erro das boxes o Ricciardo ganharia a corrida, mas seria o Hamilton a perdê-la. Passo explicar, porque muita gente não se apercebeu. Em condições normais o pitstop falhado da Redbull, daria uma vantagem de cerca de 7 segundos ao Hamilton, mas não foi isso que aconteceu, quando o Ricciardo regressa à pista, os carros ficaram lado a lado. Se compararmos as voltas de entrada e pit stop de ambos, o australiano perde “apenas” 6,6 segundos para o Hamilton, que… Ler mais »
Bem visto. O Hamilton errou na travagem da curva da piscina, na primeira volta com os slick. Há uma repetição que mostra isso mesmo.
Exacto. Aliás, sempre que havia um safety car, era quando o Hamilton era mais atacado pelo Ricciardo, até conseguir ganhar ritmo com os ultra soft.
A repetição que se viu, foi apenas uma chicane cortada, acho que não foi apenas isso a justificar o tempo perdido. Mas isso, juntamente com a falta de ritmo dos ultra soft até aquecerem, talvez justifique os tais 7 segundos….
E como diz, em condições normais, o Hamilton teria sempre de sair à frente do Ricciardo, sem necessitar da sorte que acabou por ter.
O Hamilton teve problemas em aquecer os ultra-softs, não foi só a travagem na curva da piscina. Viu-se bem quando ricciardo saiu atrás dele, que ele não conseguia ter o mesmo ritmo e “grip” do RB, o que é normal, os RB são feitos para terem grande aderência e têm vantagem em circuitos sinuosos.
Tanta coisa para dizer que nem me atrevo. Digo só que a Red Bull está aí para as curvas e convinha que deixasse de estragar as corridas ao Ricciardo. Grande Perez, grande Alonso, grande Hamilton. O Massa a bater o colega de equipa e a dar-me razão. O Verstappen bastante consistente em acertar nos rails (duas vezes no mesmo, fantástico). O Kimi, o Palmer, o Ericsson, o Kvyat a causarem catástrofes. Uma boa corrida no Mónaco graças ao São Pedro. Ao menos que sirva para isto, este tempo de m****. (A Ferrari a ser batida pela Force India, LOL.)
É quase um crime o Ricciardo não ter ganho esta corrida, tudo o que fez ao longo do fim de semana roçou a perfeição e realmente não merecia um desfecho tão inglório.O Ricciardo lidera a perseguição aos Mercedes no campeonato e sem uma série de azares que lhe aconteceram, podia muito bem ser uma ameaça séria à conquista final por esta altura.Fabulosa corrida do hamilton que tanto precisava desta vitória, foi particularmente brilhante a forma como resistiu com os pneus para chuva molhada em piso praticamente seco, arriscou em pista e em termos de estratégia e por isso a vitória… Ler mais »
Parece-me que a RB já ultrapassou a Ferrari. Tem o melhor chassi do plantel e agora um motor a condizer. Não sei se foi boa ideia a Renault prolongar-lhes o contracto! O Ricciardo é o meu piloto favorito. A sua velocidade e confiança na travagem são de elite. Quero-o ver campeão e depressa. O Perez merece melhor carro, é um tipo de piloto que adoro ver correr e a forma como conserva os pneus, sendo tão rápido, é quase mágica.
A forma como o Perez trata os pneus é, para mim, o que ele tem de melhor, o pior, é a sua irregularidade.
Bastava dizer que é latino.
Boa vitória do Hamilton, que por momentos estava difícil, mas com uma grande estratégia e trabalho de equipa com o Rosberg ajudar nessa estratégia e certamente a equipa não se vai esquecer disso. A RB perdeu hoje a corrida de forma amadora, hoje o carro mais forte era o RB e perderam oportunidade de vencer o GP, grande corrida do Perez que leva um Force Índia ao pódio e a mostrar-se novamente às equipas de topo. A Ferrari mais do mesmo com Kimi a errar e Vettel a fazer o possível numa pista onde ultrapassar só com a colaboração do… Ler mais »
O Mónaco não é com ele e os grandes pilotos fazem-se no Mónaco. (Estou a ser dramático.)
A sério? Isto só pode ser a brincar… isto nem na Playstation!
Uma prova muito interessante de seguir, e ainda há quem queira tirar o Monaco do calendário! Tontos! A corrida foi muito mal perdida pela Red Bull (digo Red Bull porque o Ricciardo este perfeito) e ao mesmo tempo muito bem ganha por Hamilton que soube manter-se na luta numa rara ocasião em que o carro mais rápido não era o dele. Pena o Rosberg ter tido problemas senão podíamos ter tido uma luta a 3. A Ferrari MAL MAL MAL, Raikkonen a errar fatalmente e Vettel a não conseguir encontrar aquela velocidade e consistência para ir buscar o 3o lugar.… Ler mais »
Lembre-se que o Vettel perdeu uma eternidade atrás do Felipe Massa. Não foi exactamente falta de velocidade e consistência.
Já quase tudo foi dito. Hamilton brilhante, tanto em condução, como em estratégia. (Terão acabado os azares?). Rosberg voltou ao que era hábito nos primeiros anos na Mercedes: correr da frente para trás, mas se tinha problemas de travões, tem desculpa. Se Hamilton foi um justo vencedor, Ricciardo não merecia ter perdido, erro inconcebível da equipa. Verstappen com três erros no Mónaco, é muito para um único fim de semana, em especial para alguém com o talento que, inegavelmente, tem. A vitória em Barcelona fez-lhe mal, deu-lhe um excesso de confiança demasiado grande, contudo, enquanto durou, fez algumas excelentes ultrapassagens.… Ler mais »
2007 Kimi bateu no Mónaco. Em 2008 o Lewis bateu no Mónaco. 2009 foi Vettel. 2010 foi Alonso, etc etc. 2015 Max bateu no monaco…em 2016 oMax bate … e a culpa é da vitória em Espanha de há 2 semanas atrás… Boa conclusão Pity…
Quase todos os pilotos já bateram no Mónaco, até o Senna, mas não me lembro de nenhum que tenha batido TRÊS vezes no mesmo fim de semana, sendo duas no mesmo local. Isto só mostra excesso de confiança. E de onde lhe vem essa confiança? De Barcelona, evidentemente.
O sr Youtube re-lembrou-me que o Kimi bateu em 2007 (qualificação), 2008 (corrida), 2014 (lá no gancho) 2016 (no mesmo gancho). A Pity tem uma embirrância com o Max desde que ele chegou à F1
Ah… Isso é uma vez em fim-de-semanas e anos diferentes, isso não retira nada àquilo que a Pity disse.
Não merece a pena, há pessoas que não conseguem interpretar o que lêem, talvez porque lêem na diagonal.
O Kvyat deve ter pensado “pera aí… eles pensam que o Verstappen é muita bom, e ele bateu nos rails, boa! vou bater nos rails e em cenas e assim eles pensam que eu sou muita bom!!” *Kvyat olha em volta para ver se vê o Vettel em algum sítio*, kvyat: “entretanto vou mandar uma sms ao meu amigo AFC a perguntar-lhe o que ele acha da minha estratégia!”.
Não ganhou o piloto que merecia, mas mesmo assim uma excelente vitória do Hamilton, que bem precisava. O tal piloto que merecia ganhar era, evidentemente, o Ricciardo, mas foi prejudicado por um quid pro quo estúpido, porque a box decidiu usar os supersofts usados na Q2 e estes estavam amontoados no fundo da garagem da Red Bull! Foi uma pena. O Sergio Pérez melhor que o Hülkenberg (que é um piloto sem metade do valor que alguns lhe dão) e a ir ao pódio outra vez, com a Ferrari a ser prejudicada pelo tempo que o Vettel perdeu atrás do… Ler mais »