Lewis Hamilton vence GP do Mónaco de F1
Lewis Hamilton venceu o GP do Mónaco, naquela que é a 44ª vitória da sua carreira na Fórmula 1. Num Grande Prémio cuja partida foi atrás do safety car o piloto da Mercedes manteve sempre a pressão no seu colega de equipa, Nico Rosberg, e quando a equipa percebeu que algo se estaria a passar com o alemão, já que Ricciardo, autor da pole se estava a distanciar facilmente, a Mercedes ordenou que Hamilton passasse para a frente do seu colega de equipa. Depois disso o inglês encetou uma forte perseguição a Ricciardo e aquando das trocas de pneus, tão incertas quanto o tempo que se fazia sentir, e é nesta altura em que a Red Bull comete um erro pois chamou o australiano e não estava preparada quando ele chegou, com Ricciardo a perder o comando para Hamilton. A partir daí, e mesmo que Ricciardo tivesse pneus mais duráveis que Hamilton, e com a pressão que exerceu, não foi possível vencer.
Hamilton realizou uma aposta muito bem conseguida no facto de, enquanto os seus adversários foram todos às boxes trocar os pneus de chuva com que iniciaram a corrida pelos intermédios, o inglês da Mercedes arriscou e manteve-se com os pneus de chuva, tentando entrar na janela de duração dos pneus slicks que levou até ao final da corrida. A ideia de colocar ultra macios foi para se diferenciar dos pneumáticos do Red Bull de Ricciardo, pois só dessa forma o poderia passar no Mónaco, mas a Red Bull cometeu o erro e Hamilton ficou com o caminho aberto para vencer.
Grande terceiro lugar de Sergio Pérez, fruto de uma tática muito bem conseguida (foi o primeiro a trocar para slicks) e acima de tudo um andamento que imprimiu em pista. já do lado da Ferrari, quase tudo correu mal, começando logo com o abandono de Raikkonen na fase inicial da corrida, na sequência de um erro em que danificou a asa dianteira, que ficou presa debaixo do carro. Sebastian Vettel foi o quarto, à frente de Fernando Alonso, que assegurou o melhor resultado do ano para a McLaren.
Vencedor em Espanha, Max Verstappen bateu pela terceira vez neste fim de semana, abandonando na zoan das piscinas, mas antes estava a realizar uma grande recuperação pois saiu das boxes e já estava na zona dos pontos. Nico Hulkenberg foi sexto ao passar Nico Rosberg em cima da linha de meta, culminado aqui uma fim de semana difícil para o líder do campeonato.
Carlos Sainz foi oitavo, na frente de Jenson Button, com os dois McLaren no top 10. Os dois Williams ficaram mal colocados, com Massa em décimo e Valtteri Bottas em 12º. Muito mal a Sauber com os seus dois pilotos a não se entenderem.
Classificação
1. Lewis Hamilton GBR Mercedes-Mercedes 78 laps 1h 59m 29.133s
2. Daniel Ricciardo AUS Red Bull-Renault +07.252s
3. Sergio Perez MEX Force India-Mercedes +13.825s
4. Sebastian Vettel GER Ferrari-Ferrari +15.846s
5. Fernando Alonso ESP McLaren-Honda +85.076s
6. Nico Hulkenberg GER Force India-Mercedes +92.999s
7. Nico Rosberg GER Mercedes-Mercedes +93.290s
8. Carlos Sainz Jr ESP Toro Rosso-Ferrari +1 volta
9. Jenson Button GBR McLaren-Honda +1volta
10. Felipe Massa BRZ Williams-Mercedes +1 volta
11. Valtteri Bottas FIN Williams-Mercedes +1 volta
12. Esteban Gutierrez MEX Haas-Ferrari +1 volta
13 Romain Grosjean FRA Haas-Ferrari +2 v
14. Pascal Wehrlein GER Manor-Mercedes +2 voltas
15 Rio Haryanto INA Manor-Mercedes +2 voltas
Rtd Marcus Ericsson SWE Sauber-Ferrari 51 voltas completas
Rtd Felipe Nasr BRA Sauber-Ferrari 48 voltas completas
Rtd Max Verstappen NED Red Bull-Renault 34 voltas completas
Rtd Kevin Magnussen DEN Renault-Renault 32 voltas completas
Rtd Daniil Kvyat RUS Toro Rosso-Ferrari 18 voltas completas
Rtd Kimi Raikkonen FIN Ferrari-Ferrari 10 voltas completas
Rtd Jolyon Palmer GBR Renault-Renault 7 voltas completas
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Azar para Ricciardi!!! Não merecia, que erro infantil da Red Bull, algo de estranho se passa.
Rosberg sem dúvida com grandes problemas, mas está aí de certeza e se vencesse, obter a 5ª vitória consecutiva no início do campeonato, e 4ª vitória no Mónaco tb é preciso sorte.
Não estranho Perez sempre faz boas corridas no Mónaco
Vastappen ainda tem de comer muita azeitona….Na corrida que ganhou, a vitória foi-lhe oferecida de bandeja pelos adversários
E viva o GPMónaco, circuito para Homens e não para robots motorizados! Se assim não fosse Pérez e Allonso não teriam chegado aos lugares a que chegaram, pena as corridas estragadas de Ricciardi, (deve ter tido vontade de esmurrar o pessoal da boxe) e os problemas técnicos que houve de certeza com Rosberg (não nos esqueçamos que já ganhou três vezes no Mónaco)
Ano após ano, fantástico trabalho dos comissários do Mónaco a sanarem prontamente todo e qualquer incidente. Nota máxima para eles.
Num circuito em que me dizem que não se consegue ultrapassar,
espero que o canal+ daqui a uns dias coloque em mundovisão as imagens da ultrapassagem do Gutiérrez ao Kimi na 1ª volta quando ainda chovia. Coisa de pouca monta, é claro. Fim.
Mas será que nenhum dos grandes especialistas deste forum reparou que o Hamilton passou com as quatro rodas fora da pista, sim , a pista é o que está entre correctores e não para além dos corretores até ao muro ou rails, sendo que quando isso aconteceu, por exemplo, ao Botas ou ao Roseberg, eles imediatamente, sem ser preciso avisos, cederam o lugar. ?
Isso foi analisado… mas segundo me pareceu foi só uma vez e os comissários devem ter tido isso em conta. Mas o problema é que a fórmula 1 está como a arbitragem no futebol… depende dos dias, dos visados, etc..
E…?
O Hamilton não fez nenhuma ultrapassagem quando cortou na chicane. Estava à frente do Ricciardo e não ganhou nenhuma vantagem (até porque não atalhou deliberadamente) nem conquistou nenhuma posição, por isso não cometeu infracção ao regulamento.
Aparentemente toda a gente reparou, mas normalmente os grandes especialistas deste fórum conhecem as regras da modalidade. Conseguem discernir a diferença entre ultrapassar ou manter a posição cortando uma chicane.
Há… pasme-se, até quem consiga fazer julgamentos objectivos e imparciais, mediante a dinâmica de cada uma das situações.
O que quer dizer então que para manter posição pode-se cortar a chicane a quatro rodas, claro, isso já sabemos, falta acrescentar que só vale para alguns, pois se em vez duma chicane ali houvessem rails a formar essa mesma curva ele, ou travava antes ou ficava lá pendurado. isto só acontece porque o regulamento não é claro e objectivo, pois, como sabemos, numas pistas/situações é duma maneira e depois na próxima logo se vê.
Ó meu caro, não invente!!! O Lewis fez isso uma vez. Porque haveria de ser penalisado? Lembro que há uns anos o Álvaro Parente foi penalizado em Monza porque cortou a mesma chicane três vezes seguidas (GP2 Monza).
Até você sabe que nunca e em situação alguma se pode cortar uma chicane deliberadamente. No entanto quando se falha o apex e se vai em frente, desde que não se ganhe uma posição e o piloto não seja reincidente, não há lugar a qualquer punição. A única situação idêntica ocorrida ontem, foi com Massa na volta 18. Mas existem outros exemplos, como em 2014 na luta Rosberg/Hamilton em Montreal. Neste caso o Nico até ganhou tempo considerável quando falhou a travagem para a chicane e teve de seguir em frente. Quando afirma que é só para alguns, seria também… Ler mais »
Não retirou vantagem desse corte de chicane, logo não tem de ceder posição. Outros pilotos fizeram o mesmo e não vejo tanta indignação por estes o terem feito. Aliás o Alonso cortou essa mesma chicane à papo-seco na última volta e não o vi a dizer ao rosberg para se aproximar e ficar-lhe com o lugar (com muita pena do Rosberg).
Boa corrida tendo em conta que no Monaco normalmente o mais espetacular são os acidentes. Hamilton a demonstrar que é um grande piloto, ao fazer tantas voltas com os pneus para piso molhado e o Ricciardo a perder uma vitória quase certa com uma asneira da equipa. Excelente o Alonso a manter atrás de si um Mercedes, um Force India e um TR, certo que só neste circuito e provavelmente na Hungria isso é possível, mas fe-lo. O herói dos acidentes foi o Max, na minha opinião é excesso de confiança, tentar ir alem dos limites e tendo em conta… Ler mais »