Lewis Hamilton vence GP do Canadá

Por a 12 Junho 2016 20:54

Grande corrida e grande vitória de Lewis Hamilton que levou de vencida uma dura batalha com Sebastian Vettel. O piloto da Ferrari saltou para o comando da corrida logo após a partida, mas foi o primeiro a ir às boxes e optou por uma estratégia diferente de Hamilton. Os pilotos ficaram desencontrados nas suas paragens, e só perto do final da corrida se ficou com a certeza de quem tinha feito a melhor opção. A Ferrari arriscou e perdeu, mas desta feita e ao contrário do que sucedeu na Austrália, não terá sido a estratégia que impediu o triunfo de Vettel, mas sim o superior andamento de Hamilton e da forma como o seu Mercedes ‘poupou’ os pneus. Pensava-se que o homem da Ferrari iria chegar à fase final da corrida com melhores pneus que Hamilton, podendo dessa forma batê-lo, mas não foi isso que se viu em pista, com Hamilton a suster bem as tentativas de aproximação de Vettel, que a dado momento percebeu que nada havia a fazer e preferiu assegurar o segundo lugar. Terceiro lugar para Valtteri Bottas, num pódio que há muito a Williams perseguia.

Nico Rosberg teve nova corrida complicada, e essa começou logo na primeira curva quando sofreu um pequeno toque de Hamilton, que o atirou para fora de pista- recuperou de décimo para quinto, e ainda tentou chegar um pouco mais à frente, mas na sua última tentativa face a Max Verstappen, fez um pião e quase comprometeu o resultado.

Untitled-1

 

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
28 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
can-am
can-am
8 anos atrás

3 pontos :
1- Corrida imaculada do Lewis ( tirando o arranque), com pneus mais usados mostrou que realmente quando não tem problemas, é de outro mundo. Campeonato em aberto.
2- Max Vestappen, mais outra demonstração que estamos perante algo especial, Vai queimar o Ricciardo em pouco tempo.
3- Arrivabene deve ter chegado ao fim do prazo de validade. O Vettell faz um arranque incrivel!, que até parecia irregular, mas depois vieram os pequenos erros do costume.

automotofan3
automotofan3
Reply to  can-am
8 anos atrás

o verstappen arrancou melhor que o ricciardo mas nao tinha melhor ritmo que ele , ate a equipa disse para ele andar mais depressa pq estava a reter o ricciardo mas depois chegou o raikkonen e o rosberg com a sua velocidade ponta melhores tramaram o ricciardo , e o verstappen so susteve o rosberg nao por merito dele mas por erros estupidos do rosberg , e tbm tinha os pneus em pior estado

MVM
MVM
8 anos atrás

Epá, não há dúvida: o favorecimento do Rosberg pela Mercedes é escandaloso! Agora a sério, a Ferrari, com o novo turbo, tem agora o mesmo andamento que os Mercedes, mas precisa de repensar as suas estratégias. Ou despedir quem quer que seja que as elabora. O campeonato está equilibrado, mas a Red Bull, ao contrário da impressão com que se ficou depois de Espanha e do Mónaco, não é uma contendora. A facilidade com que o Vettel passou os dois Red Bull foi obscena e fico com a certeza que os brilharetes dos dois GPs anteriores se deveram ao chassis… Ler mais »

MurrayWalker
Reply to  MVM
8 anos atrás

“o que não se estaria a dizer por este mundo fora se tivesse sido ele a empurrar o outro Mercedes para fora na primeira curva!”. Provavelmente estaria a dizer-se o mesmo que se disse aquando da largada de Montreal 2014 https://vid.me/eHOS/rosberg-hamilton-canada-2014 ou de Melbourne 2016. Ou seja, nada. Todos os pilotos que por lá andam, sabem que qualquer tentativa de ultrapassagem por fora, está sujeita a esbarrar neste tipo de defesa.

Ligier
Ligier
Reply to  MVM
8 anos atrás

Não diria tanto mas sem dúvida que o Hamilton é apaparicado por toda a gente. O nico é que devia ter tido mais inteligência: nesse aspecto concordo com o “murray” devia ter ficado atrás, mais a mais naquela curva e é claro que o Hamilton faria sempre a trajectória dele, com ou sem Nico por perto. É o tipo de manobra que distingue os actuais pilotos dos de há decadas atrás. Por vezes temos de jogar com a cabeça. Se não for possível ser primeiro serve-me ser segundo. Prost e Piquet deram o exemplo vezes sem conta. Garantiram assim vários… Ler mais »

RedDevil
RedDevil
8 anos atrás

Não percebi a do “graças ao superior andamento do Hamilton”… em tempos de pista perdeu 15s e ganhou 20s ao poupar uma paragem… A vitória da Mercedes deu-se unica e exclusivamente ao Ferrari ser um papa-pneus…
Se a Ferrari tivesse ido para 1 paragem só, tinha perdido na mesma porque… ou acabava a perder 1 ou 2s por volta ou a 10 voltas do fim chegava á conclusão que tinha que fazer mais uma paragem… já não é a primeira vez que a Ferrari tem de fazer mais uma paragem que os Mercedes.

MVM
MVM
Reply to  RedDevil
8 anos atrás

Também não percebi.

KanifaHamilton
KanifaHamilton
8 anos atrás

Creio que foi uma vitória categórica do Hamilton…..a Mercedes sabia perfeitamente quais os pneus a usar e o nivel de degradação por volta….a Ferrari quis arriscar e petiscou um segundo lugar. …….no arranque rosberg foi anjinho não tem sangue de campeão……até o miúdo(verstapen) lhe deu um bigode….o campeonato está ao rubro……

Kampux
Kampux
8 anos atrás

Boa vitória do Hamilton, mas parece que podemos vir a ter campeonato daqui para frente e não é só entre os pilotos da Mercedes.
Parece que novo turbo da Ferrari desbloqueou finalmente td potencial que carro pode dar, agora é só acertar na estratégia e vão começar a recolher os frutos…
A RB ficou um pouco distante da frente, quanto a mim a surpresa do fim de semana pela negativa e pela positiva a Williams, que dps de um fim de semana difícil do Mónaco conseguiram alcançar o pódio.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
8 anos atrás

Outra estratégia de merd* da Ferrari a prejudicar o Vettel.

sf-tiffosi
sf-tiffosi
8 anos atrás

É caso para dizer que o campeonato está ao rubro. Primeiramente, de salientar a excelente partida de Vettel que parte da terceira posição e logo na primeira curva já era líder. A luta interna na equipa Mercedes está no seu auge, prova dada é a “troca de mimos” de Hamilton para com Rosberg também na primeira curva. Quando aparentemente o alemão da Ferrari se afasta, um erro na travagem no final da primeira volta faz com que Hamilton e Verstappen se aproximem, mas rapidamente a luta pela vitória ficou reduzida a dois (Vettel e Hamilton). Em pista e até às… Ler mais »

RedDevil
RedDevil
8 anos atrás

E vocês a lhe darem com a estratégia… as duas paragens não foi estratégia… foi necessidade…
Viram o Raikkonen? Ainda teve que vir mais cedo que o Vettel para a segunda paragem… Estando o Vettel à frente e o Raikkonen atrás… porque é que a Ferrari não fez só uma paragem para o Iceman? Não dava para fazer…

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  RedDevil
8 anos atrás

Então o Hamilton aguenta quase 24 voltas com os Ultra e o Vettel parou na volta 8 ou na volta 9? Ou a suspensão não vale uma ponta de um caralh* ou o estrategista precisa de ir para o fundo de desemprego.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  Kimi Iceman
8 anos atrás

Só vi um bocado da corrida por isso não sabia: O safety car virtual entrou e o Vettel aproveitou e foi logo as boxes meter super mácios. Erro de estratégia claro.

RedDevil
RedDevil
Reply to  Kimi Iceman
8 anos atrás

O Vettel entra na volta 10. A entrada não teve a ver com o safetycar virtual, foi coincidência, quando é accionado o safetycar, o Vettel já está na entrada para as boxes (pelos menos foi isso que percebi pelos comentários da Sky).
Pela sua lógica, tirando a equipa Mercedes, todos os carros não valem uma “ponta” e todos os técnicos da F1 deviam ir para o desemprego…

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  RedDevil
8 anos atrás

http://www.f1fanatic.co.uk/2016/06/12/2016-canadian-grand-prix-tyre-strategies-and-pit-stops/

A Red Bull aguenta 20 voltas, a Williams aguenta 20 voltas, até a Force India aguenta 20 voltas, e o Vettel num Ferrari não aguenta? Até o Grosjean com um Haas com peças da Ferrari aguenta mais… não me acredito que seja da suspensão.

Quem anda a montar as estratégias da Ferrari é um incompetente de primeira, nem os Williams que são licenciados nesse tipo de coisas fizeram uma estratégia tão má.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  RedDevil
8 anos atrás

O Vettel fez a primeira paragem porque estava o safety car virtual, o problema foi que o safety car virtual acabou exactamente quando o vettel entrou nas boxes, assim que o Hamilton disparou logo e ganhou ali uns quantos segundos de vantagem. Mas de qualquer maneira, o próprio Vettel acabou por estragar tudo, saindo duas vezes na ultima chicane e perdendo ali uns quantos segundos, quando estava a recuperar tempo ao Hamilton.

rodríguezbrm
rodríguezbrm
Reply to  RedDevil
8 anos atrás

RedDevil,, o Raikkonen ainda foi avisado pelo muro para não entrar, só que já ia na zona de travagem das boxes, o que mostra que a estratégia era para os 2 e consistia em aproveitar o congelamento das diferenças de tempo na pista ao contrário do que se passa no pitlane. Tivessem os outros parado também 2 vezes, ou tivesse o VSC continuado mais 15 segundos ( não muito provável, vendo o carro do Button) e hoje estaríamos a falar de “outra prova”. Pessoalmente, duvido que em pista o Vettel com os soft aguentasse o LH com os mesmo tipo… Ler mais »

Cariocecus
Cariocecus
8 anos atrás

Embora não goste nada do HAM (mas também não sou um grande fã do ROS), considero o que se passou entre o HAM e o ROS um mero incidente de corrida, mas se tivesse sido ao contrário já estariam as virgens ofendidas a chamarem fascistas ao ROS e aos dirigentes da equipa, mas não é de estranhar tendo em conta que a maioria dos que por aqui andam usam daquelas palas nos olhos que os burros usam. Quanto à estratégia para o VET, a Ferrari quis arriscar tendo em conta o Virtual Safety Car, as coisas saíram furadas pois o… Ler mais »

noteam
noteam
8 anos atrás

A Mercedes voltou a provar porque vai voltar a ser campeã, não têm pontos fracos basicamente, tanto são fortes num circuito como o Mónaco como o são num circuito com características opostas, para além disso é talvez a equipa que trata melhor os pneus e por isso tem sempre vantagem estratégica face à Ferrari por exemplo, mas também lhes deu jeito no Mónaco com aquele super longo stint realizado pelo Hamilton. A vitória não se discute e pelos vistos a manobra irregular do Hamilton na 1a curva também não, após esse momento o Vettel animou a corrida ao seguir uma… Ler mais »

seven
seven
Reply to  noteam
8 anos atrás

No meu caso sendo adepto da McLaren, não me fazem rir nem tão pouco chorar, mas que frusta ver que, ao contrário de notícias quase crónicas antes de cada GP afirmando que estão mais fortes, a verdade é que quase época e meia volvida de associação com a Honda, não se vê qualquer progresso digno de nota. Nem de performance nem de fiabilidade…

noteam
noteam
Reply to  seven
8 anos atrás

Imagine a frustração dos pilotos, desde o inicio desta parceria simplesmente os Mclaren não passam ninguém em pista, só ganham lugares através dos pit stops ou através de infelicidades alheias, caso contrário os Mclaren andam por ali a fazer número.

seven
seven
Reply to  noteam
8 anos atrás

Custa aceitar, mas são sem dúvida os factos…

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  noteam
8 anos atrás

A Mercedes tem um ponto fraco: o carro não foi feito para andar no meio de outros carros, aí nota-se que perdem ritmo, foram feitos para andar na frente, com ar limpo. Por isso se a Ferrari ou RB melhorarem o suficiente para os obrigarem a andar atrás deles, a Mercedes aí pode ver-se aflita.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado