F1: Lewis Hamilton vence GP da Alemanha
Lewis Hamilton venceu o Grande Prémio da Alemanha de F1 fruto de um grande arranque e ainda melhor gestão de corrida, que liderou do princípio ao fim. Com o quarto lugar de Nico Rosberg, a diferença no campeonato passa para 19 pontos, uma boa margem tendo em conta a penalização que Hamilton terá que sofrer mais cedo ou mais tarde com a troca de motor no seu carro.
O piloto inglês da Mercedes aproveitou o facto de Nico Rosberg ter feito um péssimo arranque, caindo para quarto, vindo da pole position, atrás dos dois Red Bull, nunca conseguindo depois ter um andamento que lhe permitisse, pelo menos, terminar atrás do seu colega de equipa.
Para piorar a questão, uma ultrapassagem demasiado exagerada a Max Verstappen, mandando com o holandês da Red Bull para fora de pista, levou a que fosse penalizado em cinco segundos. Com isso, caiu para quarto, onde terminou, na frente dos dois Ferrari, que realizaram mais um mau Grande Prémio, não dando já para esconder que a Red Bull já está bem melhor que a Ferrari, que foi ultrapassada claramente no Mundial de Construtores.
Vettel terminou cinco segundos na frente de Raikkonen, mas ambos a mais de trinta segundo do Mercedes do vencedor o que significa meio segundo por volta, o que é muito para a Ferrari. Sétimo lugar para Nico Hulkenberg, fruto duma corrida sem mácula, com Jenson Button a colocar o seu McLaren-Honda no oitavo lugar, mostrando que a equipa de Woking se está a chegar à frente a pouco e pouco. Valtteri Bottas foi nono, na frente de Sergio Pérez que só passou Fernando Alonso já nas voltas finais da corrida, depois de uma enorme queda na fase inicial do Grande Prémio.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Há bastantes anos, um piloto, não me recordo quem, (Fitipaldi?) disse mais ou menos isto: gostava de ganhar da forma mais lenta possível, pois foi isso o que Hamilton fez. Arrancou muito bem e dominou a corrida a seu belo prazer, sem se preocupar (demais) com o andamento dos adversários, mantendo apenas uma margem segura, tal como na Hungria. Será uma nova forma de abordar as corridas, ou apenas fruto das circunstâncias, para poupar o material? Rosberg a falhar o arranque mais uma vez, e não só. Aquele exagero na ultrapassagem a Verstappen foi desnecessário. Que me desculpem os incondicionais… Ler mais »
Fittipaldi pode ter dito isso, mas o original é do Fangio. Cmps.
Obrigada pela correcção. Eu sabia que foi um campeão, não sabia já quem, por isso atirei com o Fittipaldi.
Não tinha necessidade de agradecer.
Nem Fittipaldi nem Fangio. Essa frase é do Niki Lauda, que trouxe uma nova abordagem e maneira de estar à F1. Cumprimentos
Tá bem, foi o Lauda, tá bem, tá bem.
https://books.google.pt/books?id=_4uBIbpdfIMC&pg=PA51&lpg=PA51&dq=win+a+race+going+slowest+as+possible&source=bl&ots=LYDJJ6a79H&sig=XpGVKIkxfExCyqINSn29FjC5TTE&hl=pt-PT&sa=X&ved=0ahUKEwidv6eGsZ7OAhVLGhQKHYOAAGkQ6AEIKDAF#v=onepage&q=win%20a%20race%20going%20slowest%20as%20possible&f=false
Aprende, cumprimentos.
Como prenda queres uma bicicleta ou outro par de óculos da Malveira? Cumprimentos
O Rosberg, tal como em spielberg, pode ter perdido uns quantos pontos que no final do ano podem ser bem preciosos… Mas ele que é suposto ser o mais sólido mentalmente dos dois pilotos da mercedes (ouvi dizer num certo forum PT) anda a cometer erros e excessos quando se vê pressionado, curioso… O que o safa é que Hamilton vai ter uma ou até duas penalizações devido a trocas de material, sem contar com algum erro, colisão, etc etc, que lhe possam voltar a acontecer. Nessa altura se não aproveitar, não vai ser campeão de certeza. E como disse,… Ler mais »
O arranque foi determinante. Na minha opinião, o lado exterior da pista tinha pouca aderência, na imagem de helicóptero é visível que os carros desse lado da grelha arrancaram pior na sua generalidade. Verstappen fez (mais) uma corrida sensacional. Rosberg repetiu a graça de Espanha, e levou só 5s porque não tinha problemas de travões e como tal não houve toque, mas já vai sendo tempo de ele aprender a deixar-se de “esperteza saloia”. Triste figura da Ferrari, que deve estar no seu pior momento em mais de 40 anos. Ficou claro que está tudo a apanhar bonés, e obviamente… Ler mais »
A Toro Rosso vai ter motores Renault em 2017.
Desconhecia que a decisão já tinha sido tomada. Obrigado.
a corrida do max foi sensacional de tal maneira que ultrapassou o ricciardo completamente por fora da pista no arranque mas o feiticio virou se contra o feiticeiro e como red bull nao inventou nenhuma estrategia para tramar o ricciardo, logo o resultado normal foi este ficar a frente deste
Se foi isso que viu!!!
Eu vi o Ricciardo arrancar melhor que o Rosberg e pior que o garoto que aproveitou o corrector dentro do que era permitido depois da última alteração à regra dos limites da pista ou seja, na totalidade e sem o ultrapassar.
Quanto à estratégia, o que vi foi o Verstappen com os pneus nas lonas a ter que deixar passar o Ricciardo.
Excelente corrida de ambos, mas a ultrapassagem do Verstappen, foi fantástica, a do Ricciardo foi apenas uma ultrapassagem que o Vertappen não complicou, nem fazia sentido.
Tudo correcto na minha televisão.
Se o Key fosse contratado agora, provavelmente só tinha influência no carro de 2018 e partir de agora, uma altura em que há já muita coisa no projecto que já está definida. Já escrevi isto noutro comentário e até me custa, mas o que a Ferrari necessita é de um dtador como o Briatore.
Perfeitamente de acordo em relação ao Key, até porque provavelmente só conseguiria sair no final de 2016, mas no que toca a Briattore, tenho-o mais na conta não de ditador, mas sim de manipulador e intrujão, e não é só por causa do caso Piquet, porque já em 1994 de 95 a Benetton dava mais voltas ao regulamento que os carros davam em corrida durante todo o campeonato.
Rosberg até pode fazer jogo mais ou menos igual a Hamilton em qualificação, mas é notório que está longe da garra do inglês em corrida. Por vezes discute-se se fulano ou sicrano apenas é campeão pelo carro que tem e há a tendência para dizer que há mais de meia dúzia de pilotos que fariam o mesmo, nada mais errado, ou o carro é avassaladoramente mais rápido que a concorrência, ou apenas 3 ou 4 pilotos do plantel actual seriam campeões mesmo com contrariedades. Hamilton, Vettel, acredito que o Ricciardo também entra no lote e o afinador das Astúrias parece… Ler mais »
Pois eu cá prefiro que a Ferrari não ganhe nada a ter um escroque como o Briatore. Os fins não justificam os meios.
O melhor momento do GP: a ultrapassagem do Checo ao “maestro”! Cumprimentos.
O Nico necessitava tanto de dar uma resposta positiva este fim de semana e falhou totalmente. Teve uma qualificação excelente, talvez a sua melhor esta época e faz uma corrida sem estofo de campeão, não devia estar nada chocado pela penalização que levou, que manobra tão atabalhoada e sem classe. Já cheira a passeio do Lewis, não tem falhado e aproveita da melhor maneira o conforto que a máquina que tem em mãos lhe dá. Tiro o chapéu mais uma vez á dupla da RB, a manobra do Max na 1a curva é uma coisa do outro mundo, a resposta… Ler mais »
O único interesse do mundial deste ano ( e já não é pouco), reside na luta pelo titulo entre os 2 oficiais da Mercedes. O Hamilton conseguiu virar a primeira parte do campeonato que foi claramente favorável ao Rosberg, e era sabido, que os problemas acabariam também por bater à porta do alemão, que é o que está a acontecer agora. Mas acredito que ainda muita água irá correr pelas pontes, e até pelo espectáculo, há todo o interesse no sentido de levar a decisão o mais para o final possível. Dos restantes os Red Bull provaram mais uma vez… Ler mais »
Cheguei a pensar que ia estar aqui muita gente a dizer que a Mercedes estava a prejudicar o Rosberg nos arranques, visto ser isto que acontecia quando o Hamilton falhava os arranques. Acho que aqui pelo forum à mais gente lúcida quando o vencedor é o Hamilton!!!!!!!! Aliás a Skyf1 agora que o Hamilton vai a frente ate já acha que o moço não devia ser penalizado! Agora a sério: Não gostei da manobra do Rosberg, mas não me parece que merecesse a penalização. O Sr. Verstappen está a ficar um verdadeiro mestre daquela manobra em que nem fica por… Ler mais »
Hamilton ganha bem e sem espinhas. Rosberg entrega as corridas no momento da largada. Ricciardo bate a ultima coca-cola no deserto. O melhor momento do GP: o espetáculo de “feedback” que Vettel deu hoje à equipa. Cumprimentos
corrida sem macula do Hamilton, Rosberg não tem estofo de campeão por isso acho que este ano já foi…. Red-Bull a subir rapidamente de forma com dois pilotos muito rápidos e ambiciosos e com toda a estrutura a trabalhar com muita eficiência no carro , Ferrari sem evolução visível perde naturalmente para Red-Bull e o Vettel a começa a tripar…. saliento ainda a boa corrida do Button muito a frente do hiper-mega-super-brutal piloto salvador … sim o vigarista formado pelo Briatore… nascido nas Asturias….
Muitíssimo bem escrito. Cumprimentos.
Muitíssimo bem escrito! xD
Muitíssimo bem escrito e parabéns! O seu comentário deu a única alegria nos últimos tempos à Vitelada órfã dos feitos do herói deles. Cumprimentos
Estou muito satisfeito com a generalidade do pessoal que aceitou muito bem a penalização do Rosberg… se aquela penalização tivesse sido aplicada a outro piloto que não um alemão… acredito que também seria muito bem aceite…
PS: acho que criaram um precedente que vai dar confusão… normalmente quando alguém ultrapassa por dentro corta sempre a trajectória do outro… e das duas uma… o outro, ou trava ou sai da pista… a partir de agora quando algum piloto for ultrapassado por dentro basta deixar ir e sair da pista…
Vários pilotos já foram penalizados por manobras semelhantes, não foi o primeiro caso. Da mesma forma que não foi a primeira vez que o Rosberg empurra alguém para fora.
Pegando na sua deixa, eu digo ao contrário: se o Rosberg não fosse penalizado, abria o precedente de que quem quisesse ultrapassar, bastava empurrar o adversário para fora da pista.
Nem mais, voltem escapatórias em gravilha que estão perdoadas!!
Não fez sentido nenhum, porque sem penalização, então era legal empurrar o adversário para fora para o impedir de continuar a manobra de ultrapassagem? Não pois não? Porque o que o rosberg fez foi forçar o max a ter de fazer a manobra por fora e logo a penalização foi justa. Porque uma coisa é ter a trajectória e quem vem atrás que se desenrasque, outra é inventar uma nova trajectória recta numa CURVA.