Lewis Hamilton: Como se compara com os ‘grandes’ aos 150

Por a 27 Dezembro 2015 16:24

Lewis Hamilton assegurou este anos o seu terceiro título Mundial de Fórmula 1, juntando-se a pilotos como Jack Brabham, Jackie Stewart, Niki Lauda, Nelson Piquet e Ayrton Senna, ganhando dessa forma um lugar na história. Tendo em conta que o inglês tem ainda muito pela frente, vamos comparar os seus registos com outros grandes pilotos, na marca dos 150 Grandes Prémios, que alcançou já este ano, no GP da Malásia. Vamos olhar para trás, para alguns dos marcos e momentos que definem a carreira do piloto britânico em nove anos de Fórmula 1.

Nos seus primeiros 150 Grandes Prémios, Hamilton alcançou 34 vitórias, 72 pódios e 40 poles (o seu 72º pódio e 40ª pole, tiveram lugar em Sepang). De todos os outros 33 pilotos que chegaram aos 150 Grandes Prémios, só três o suplantam em números, logicamente na precisa mesma altura das suas carreiras, 150 GPs. Michael Schumacher, Alain Prost e Ayrton Senna. Schumacher tinha 48 vitórias, 89 pódios; Prost 39 vitórias e 80 pódios e Senna 39 vitórias e 78 pódios. Contudo, Hamilton está na frente de Schumacher (37) e Prost (19) nas pole positions. Só Senna tem mais poles que Hamilton aos 150 GPs, tinha umas ‘estrondosas’ 61 poles.

Depois de Jacques Villeneuve em 1996, Hamilton foi o único piloto de F1 a alcançar um pódio na sua corrida de estreia na F1. Cinco corridas depois o inglês assegurou o seu primeiro triunfo. Sem contar com o arranque do Mundial de F1, em 1950, foram muito poucos os pilotos que chegaram ao sucesso tão cedo na sua carreira na F1. O recorde permanece nas mãos de Giancarlo Baghetti, que venceu o seu GP de estreia no GP de França de 1961.

Hamilton assegurou quatro vitórias na sua época de estreia, e partilha o recorde com Jacques Villeneuve, que fez o mesmo em 1996. O canadiano esteve perto de ser Campeão no ano de estreia, algo que nunca aconteceu até hoje na F1 (exceção feita ao ano do arranque da F1). Foi-o no ano seguinte e permanece como o piloto que mais cedo chegou ao título, no caso, na sua segunda época na disciplina. Em 2007, Hamilton tornou-se no mais novo Campeão de F1 da história, ‘título’ que Sebastian Vettel lhe roubou em 2010.

A época de 2014 de Hamilton, com 11 vitórias só tem paralelo duas vezes com Michael Schumacher em 2004 e Sebastian Vettel em 2013 (ambos com 13 triunfos); As suas cinco vitórias consecutivas entre Itália e EUA é a quinta melhor sequência da história (Vettel tem o recorde de nove triunfos consecutivos); aos 150 GPs, Hamilton tinha 34 vitórias (agora tem 43) o que o colocava em quinto atrás de Schumacher (91), Prost (51), Senna (41) e Vettel (39). Neste momento, já é terceiro, passando durante a época, Senna e Vettel.

Só Juan Manuel Fangio tem maior percentagem de corridas nos pontos que Hamilton. O inglês tem 117 lugares nos pontos, 78 por cento das suas corridas. Só Juan Manuel Fangio tem mais, 43 corridas nos pontos em 52, 86 por cento.

Contudo, Hamilton passa Fangio noutra contagem, pois venceu corridas em todas as épocas que correu na F1. Fangio chegou perto, mas não venceu nenhuma das duas que realizou em 1958, o mesmo sucedendo com Jackie Stewart, que venceu em todas exceto 1967, a sua terceira época. Senna, Prost e Clark estão entre os pilotos que não venceram em duas épocas das suas carreiras. Nesse aspeto, Hamilton é mesmo único.

São apenas números, que de qualquer maneira ajudam a compreender melhor a história. Um dia, certamente haverá outros pilotos que mudarão a história. Quem? É uma das ‘belezas’ do desporto automóvel em particular e do desporto em geral…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ativar notificações? Sim Não, obrigado