Jenson Button: “Sinto que há muitos pilotos que deviam ter aprendido mais antes de chegarem à F1”

Por a 30 Junho 2016 08:40

Jenson Button é atualmente o piloto de F1 mais experiente da grelha, e recentemente criticou a nova geração de jovens pilotos de F1, apelidando-a de “muito errática”. Aos 36 anos, Button está perto de alcançar os 308 Grandes Prémios realizados por Michael Schumacher, e diz agora que aos atuais jovens lhes falta a ‘bagagem’ das gerações anteriores: “Sinto que há muitos pilotos que deviam ter aprendido mais antes de chegarem à F1. São muito erráticos, até parece que estão a pilotar na ‘Fórmula Desesperada’ porque parece estarem sempre completamente desesperados e esse tipo de comportamento deveria ter terminado quando chegaram à F1. No momento em que a sua carreira chega a este nível, deviam já ser espertos o suficiente para saber o que fazer com o carro e como lutar por uma posição em pista. Eles deviam, por exemplo ver mais corridas do Michael (Schumacher) um piloto que sempre lutou muito duro em pista mas ao mesmo tempo foi sempre muito correto na forma que o fazia…”, disse, citado pelo UOL Esporte, logicamente falando em termos globais.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
15 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ligier
Ligier
8 anos atrás

O Michael era duro sim senhor mas correcto já não tanto…Damon Hill Australia 94 Jacques Villeneuve Jerez 97 e por aí fora…Nos tempos do DTM com o Mercedes 190 o Schumacher era o escolhido da equipa para os embates “bota fora”. Se calhar ficou marcado pela experiência…

ernie
ernie
Reply to  Ligier
8 anos atrás

Só faltou a linha por baixo para eu assinar. Não sei onde é que o Button estava com a cabeça quando fez esta declaração. Com tantos bons exemplos, foi logo escolher o único que não tem qualquer cabimento.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  Ligier
8 anos atrás

Espero bem que eles não vejam corridas do schumacher e sigam o exemplo, ou vamos ver mais “chega para lá” estilo Rosberg…

noteam
noteam
8 anos atrás

Gosto muito do Button e normalmente assino por baixo o que diz, desta vez não. O exemplo do Schumacher é infeliz, foi até bastante sujinho em pista e nem vale a pena dar exemplos. Os pilotos de hoje são como os da geração dos anos 80, 90 e por aí fora, uns são melhores que outros. É mais ou menos claro que os carros de hoje são menos exigentes de pilotar, mas os pilotos de hoje não têm culpa disso, fazem o melhor que podem e sabem com aquilo que lhes dão. Quando fala na “formula desesperada” ainda pensei um… Ler mais »

Pity
Pity
8 anos atrás

Há pouco tempo, Button reconheceu que, ele próprio, chegou cedo de mais à F1, pelo que acho natural este comentário…se descontarmos a referência a M. Schumacher. Nesse ponto, poderia ter escolhido um exemplo mais feliz, Hakkinen, por exemplo.

ernie
ernie
Reply to  Pity
8 anos atrás

Mansell, Piquet e outros até mais agressivos que Hakkinen e mais no limite da correcção, agora ir buscar Schumacher, cujo mau comportamento em pista era frio e deliberado e não ditado por qualquer formula desesperada ou erro de juventude.
Todos sabemos que o Jenson nunca esteve em luta directa com Schumacher, mas ficámos a saber também que ele não costuma ver highlights das corridas ou tem fraca memória.

Pity
Pity
Reply to  ernie
8 anos atrás

O único “erro” que eu desculpo ao Schumacher, é mesmo o de Adelaide 94, é o único que pode ser enquadrado na juventude e no desespero, mas mesmo assim é difícil de aceitar. E só porque estava o primeiro título em jogo.
Gostei do seu último parágrafo, muito bom.

ernie
ernie
Reply to  Pity
8 anos atrás

Olá Pity. O “erro” de Adelaide 94, é o que mais me custou. Contava com o “puto” para ser o rival do Senna, um piloto genial que iria animar as coisas durante muitos anos, o que até se veio a concretizar, mas para quem o acompanhava desde o início nos formulas e no DTM com um Omega 3000, vê-lo partir a suspensão contra o muro, atirar o carro contra o Williams e ganhar o campeonato assim, foi para mim uma desilusão. Sinceramente, por ser na última corrida, não vejo forma de impedir aquele titulo sem ser com uma desclassificação, mas… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  ernie
8 anos atrás

Eu também senti assim na altura. Só muito mais tarde, após o final da segunda parte da carreira é que mudei um pouco a minha maneira de ver a situação. Vejo assim: um jovem ambicioso, que se vê no comando do campeonato, na última corrida, que comete um erro e danifica o carro, vê o sonho esfumar-se e de repente o seu rival vai a passar, instintivamente vai para cima dele. Primeiro título, desculpável, apesar de tudo. Em 97 já não houve justificação possível.
A comparação com Werner e Lamy é perfeita.

ernie
ernie
Reply to  Pity
8 anos atrás

Em relação ao Schumacher, e mesmo na segunda fase (lembra-se de Barrichelo na Hungria?), conforme o tempo foi passando, mais eu achei que a “maldade” lhe estava na “massa do sangue”. Werner já era um “veterano” na altura, pelo menos para uma formula de iniciação. Depois disso andou pelos protótipos com a Audi, mas pouco se ouviu falar dele mesmo com alguns resultados. Não sei o que é feito dele, mas também não me faz muita falta. O Lamy era e é algo vulnerável, porque é um pouco como o Button, são demasiado bons rapazes, incapazes de uma malandrice. Lembro-me… Ler mais »

Ligier
Ligier
Reply to  ernie
8 anos atrás

Ele acabou por ganhar o título de F3 amigo, mesmo com as malandrices do Werner. Perdeu foi a F3000 mas também fez a 1ª parte do campeonato com o carro antigo enquanto a Dams do Panis e Lagorce correu com o novo. De qualquer forma o Lamy não teve sorte na carreira dele e penso ser um piloto mais voltado para o Endurance, por ser mais do tipo gentleman a conduzir. Cps!

ernie
ernie
Reply to  Ligier
8 anos atrás

Concordo.

ernie
ernie
8 anos atrás

Jenson Button estragou tudo, quando referiu Schumacher como piloto correcto em pista, Foi logo escolher o piloto que até hoje teve as piores atitudes em pista, e que sendo raramente penalizado, acabou por ser o que teve direito à maior penalização já atribuìda a um piloto de F1, e que a meu ver deveria ter sido ainda mais severa, por ser reincidente. Tempos de grande tolerância por parte da FIA, pelo menos quando envolvia Shumacher, e antes dele Prost Jenson Button, é demasiado bom rapaz, e teve a sorte de nunca ter estado em luta directa com o alemão, que… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
8 anos atrás

Em que universo paralelo é que o Button viu um Schumacher correcto em pista…? Porque duvido que o Heinz Harald-Frentzen, o Damon Hill, o Villeneuve e muitos outros que levaram com ele em cima ou um valente chega para lá que ficaram na relva ou no muro digam o que acabou Button de dizer. Só se o disse pelo estado actual de Schumacher, porque pelo que fez em pista não foi de certeza…

MVM
MVM
8 anos atrás

Até parece que o Schumacher ‘arrumava’ com pilotos em todos os grandes prémios! Deixem o homem em paz. Adelaide 1994 foi uma precipitação do Damon Hill, nada mais. É curioso que, quando o Hill fez exactamente a mesma manobra em Silverstone, no ano seguinte, todos concordaram que foi culpa dele. E. já que falamos nesse GP, que teoria é essa de o Schumacher ter partido a suspensão? As pessoas inventam cada uma… já agora, por que não dizem que arrancou uma roda? Mentira por mentira, ao menos assim tinha um efeito mais dramárico. O Schumacher era duro e em 1997… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado