Jean Todt: “Temos de aceitar que o domínio faz parte do desporto”
A Mercedes dominou o Campeonato do Mundo de Fórmula 1 nos dois últimos anos. Venceu os títulos de Pilotos e Construtores e 32 das 38 corridas realizadas. O presidente da FIA, Jean Todt, veio agora comentar esta veia dominante da equipa alemã, alertando para a naturalidade dessas situações no desporto em geral. “Ficaria mais feliz se existissem diferentes vencedores a cada corrida, mas isso nunca acontecerá. Temos de aceitar que o domínio faz parte do desporto, e não apenas no desporto motorizado, porque há domínio no futebol, ténis, atletismo, rugby…”
“Existe domínio em todo o lado, então porque esperavam que não houvesse no desporto motorizado? A negatividade que o cerca é absolutamente injusta, mas críticas construtivas posso aceitar”, comentou o francês. Apesar de tudo, “claro que não estou satisfeito. Penso que o desafio podia ser melhor, e quando nos sentamos à porta fechada, tentamos discutir como poderemos tornar as coisas melhores. Ao longo dos últimos anos a FIA nunca teve tanta autoridade e governança.”
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Não concordo.
Noas anos 70 e 80 não havia nada diste, nem sequer parecido.
Ninguem sabia que iria ganhar, agora e desde há alguns anos atrás, sabe-se. Há o domínio de uma marca e depois há de outra e eventualmente de outra, mas o circuito fechou-se a 2 ou 3.
Hum… Nos anos 70 e 80 tiveste o domínio da Lotus e Ferrari.
Na década de 80 a Ferrari só ganhou título de constructores em 82 e 83 e nada mais, não teve nenhum piloto campeão do mundo (de 83 a 99 “ficaram a seco” no mundial de constructores e de 79 a 2000 no mundial de pilotos). E a Lotus não ganhou nada na década de 80, apenas foi sobrevivendo.
1952-1953 dominio Ferrari; 54-55 dominio Mercedes; 61 dominio Ferrari; 75-77 dominio Ferrari; 86-87 dominio Williams; 88-89 dominio Mclaren; 92-93 dominio Williams; 2000 a 2004 dominio Ferrari/Schumacher.
E então?
A F1 é mesmo assim. Sempre foi e sempre será.
Ah e ja agora nao se esqueçam da antiga Formula A antes da 2ª G.M. De 35 a 39 dominio escandoloso e avassalador do binomio Mercedes/Auto-Union!!!
Domínios sempre houve é certo MASSSS, não com corridas em vários anos extremamente aborrecidas e carros ainda menos interessantes com circuitos artificiais e claro convém referir o mais importante a perca galopante de adeptos. Se pelo menos nas transmissões dos canais privados da futiLboyada os comentários tivessem a mesma dinâmica e paixão que os da Nascar para o adepto do sofá até seria empolgante ver o ex pináculo do desporto motorizado Mas temos que aceitar que existem já modalidades mais interessantes do que isto. Quanto a domínios eles não eram assim tão evidentes como agora isso é mentira, aliás a… Ler mais »
Olha o Todt rendeu-se!!!
Já não era sem tempo… mas não acredito que nada mude.
Não consigo ver as notícias da Fórmula 1… sou obrigado a ver uma imagem de ralis, mal trabalhada com um carro clonado que nem sequer lhe acho graça, acontece-vos o mesmo?
O melhor é mudar as regras outra vez, para acabar com o domínio dos que estão a dominar… Ai espera, depois começa o domínio de outra scuderia, não faz mal, volta-se a mudar as regras… lol Que tal estabilizarem as regras para que aos poucos todas as equipas consigam andar ao mesmo nível? É certo que no início da mudança de regras vai sempre haver o domínio de quem acerta em cheio, mas assim que estas estabilizam, as outras começam a conseguir apanhar os da frente, porque chega a um ponto em que quem domina já não tem por onde… Ler mais »