Ivan Capelli ‘desconfia’ do regresso do branco à Ferrari

Por a 17 Fevereiro 2016 15:27

Ivan Capelli, ex-piloto da Ferrari e atual presidente do Automóvel Clube de Milão não ficou muito contente em ouvir que a Ferrari deverá fazer regressar a cor branca aos seus monolugares. Em declarações ao jornal italiano La Repubblica, Capelli, que pilotou para a equipa de Maranello em 1992, diz que isso o faz recordar da época de 1993, quando a equipa nada ganhou, e tinha a ‘célebre’ linha branca sob o fundo vermelho: “Quando ouvi que o branco ia voltar lembrei-me logo do tempo em que a na equipa se dizia que o branco não trazia bons resultados ” disse Capelli que atribui essa ‘maldição’ aos anos mais recentes, pois nos anos 70 a Ferrari tinha branco nos seus carros e venceu em toda a linha. Recorde-se que o novo Ferrari será mostrado online na próxima sexta-feira, às 12h00 portuguesas.

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Nigelkeke
Nigelkeke
8 anos atrás

Pessoalmente nunca gostei da cor branca na Ferrari, mas vamos esperar por 6ª feira.

António
António
8 anos atrás

Por sinal o Ferrari 312 T3 de 1975 que ganhou o mundial e que repetiu em 77, podendo também ter ganho em 76 caso Lauda não tivesse tido o acidente no Nurburgring, tinham todos a tomada de ar branca. E foi um dos melhores períodos de sempre da Scuderia. O carro de 75, na imagem foi talvez o melhor monolugar que a Ferrar já produziu, e dos poucos que fez escola na história da F1, estando em qualquer ranking dos melhores F1s de sempre. Em termos aerodinâmicos foi o 1º F1 totalmente carenado, um espanto de eficiência, lançou o conceito… Ler mais »

António
António
Reply to  António
8 anos atrás

Uma rectificação ao que afirmei apenas: os primeiros F1s totalmente carenados foram o impressionante Shadow DN1 de Tony Southgate de 1973,mas que sofria de falta de rigidez do chassis, e o Tyrrell 005 versão inicial, que contudo era muito básico no frontal e até ganhou o mundial desse ano à conta do grande Stewart. O próprio Ferrari 312 T de 1974 já era totalmente carenado, (esse era totalmente vermelho), e até podia ter ganho o mundial desse ano se não tivesse tantas desistências. Este carro de 75 foi uma evolução refinadissima desse conceito, cuja origem primeira nasce com o 312… Ler mais »

João Paulo
João Paulo
Reply to  António
8 anos atrás

Ferrari 312 T3, versão pós GP Austria de 1973??? O 312 T3, foi o carro de 1978. Certo?!

João Paulo
João Paulo
Reply to  António
8 anos atrás

F1 totalmente carenado? O Shadow DN1? O que é um F1 totalmente carenado? O Tyrrell 005 tinha um “focinho” bastante carenado, mas um chassis que copiava as soluções do Lotus 72 (excluindo o “focinho” e o “periscópio”). O March 751 e 761, tinha um “focinho buè carenado” e ganhou na Austria em 75 com o Brambilla Ninguém percebeu porquê), e em 76 com o Peterson em Monza, apenas porque tinha o melhor piloto, e um “focinho” que lhe dava a maior velocidade de ponta. O Shadow DN1 era totalmente carenado? Porquê? O carro era o mais bicudo da época (junto… Ler mais »

António
António
Reply to  João Paulo
8 anos atrás

Entenda-se por totalmente carenado,o carro como envelope do motor e traseira tapados pela carroçeria. As frentes não são para aqui chamadas porque cada marca desenvolve o seu conceito próprio. A Shadow tinha frente em forma de cunha (como a Lotus e Mclaren), que se veio a tornar universal na F1 e não só, mas nessa altura havia outros conceitos que foram abandonados e não fizeram escola, como as frentes arredondadas (Tyrrell, March, Surtees, Brabham etc), que eram boas para andar em recta mas davam menos apoio aerodinâmico.O problema dos carros todos fechados para trás era que tinham um melhor escoamento… Ler mais »

João Paulo
João Paulo
Reply to  António
8 anos atrás

Provavelmente temos alguns erros a corrigir, e vou escrever de memória (que já é fraca). O Ferrari 312 T3 apareceu apenas em 1978, pilotado Por Carlos Reutemann e Gilles Villeneuve. O Carro na foto, é um 312 T2, pilotado por Gianclaudio (Clay) Regazzoni em 1976, antes do GP de Espanha (Jarama), onde passou a ser usado o T2B, consequência da abolição das tomadas de ar “periscópio”, mediante a introdução de uma regra limitadora da altura do carro. Em 1975, foi usado o 312 B3 (2 corridas?), e o 312 T (ou T1 se preferir). Em 1979, foi usado o 312… Ler mais »

Márcio Freire
Márcio Freire
Reply to  João Paulo
8 anos atrás

Permita-me fazer uma correcção ao seu comentário porque houve um pormenor que me saltou à vista: o carro na imagem é um 312T de 1975 e não um T2 de 1976. A maneira mais fácil e mais rápida de perceber isso, sem olhar a pormenores do carro, é pelo número 11 na carenagem, número que Clay Regazzoni usou em 1975. Em 1976 usou o 2, em consequência de Lauda, seu companheiro de equipa, usar o 1 por ter sido campeão do mundo no ano anterior.

NOTEAM
NOTEAM
8 anos atrás

O carro da temporada passada foi na minha opinião o mais bonito do plantel.Esteticamente falando não sou o maior fã dos ferraris com as tais listas brancas,independentemente do sucesso obtido dentro das pistas,mas é claro que se o desenho do carro estiver ao nível do que tivemos no época passada até pode ser uma agradável surpresa.

dumberdog
dumberdog
8 anos atrás

Estou na expectativa de ver como vai ser o novo Ferrari F1 com a decoração à anos 70.
Mas o que eu sempre gostei foi das decorações utilizadas pela Scuderia durante o final da década de 80 e a maior parte dos anos 90 com a carroçaria em vermelho e as asas dianteira e traseira de côr preta incorporando dois quadrados amarelos fluorescentes em cada canto das mesmas.

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8 anos atrás

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