Indy: E se Vandoorne ficar na McLaren?

Por a 25 Setembro 2018 14:50

A saída de Stoffel Vandoorne da McLaren tornou-se quase inevitável. O piloto belga, apesar de um arranque prometedor, nunca conseguiu mostrar o seu real valor, e entrou num ciclo vicioso de resultados negativos e prestações menos conseguidas, que levaram a equipa a olhar para outros pilotos. Carlos  Sainz e Lando Norris são os escolhidos  e Vandoorne procura um lugar para o seu futuro a curto prazo, que poderá passar por outras categorias que não a F1. O próprio piloto já admitiu a hipótese de ir para outras paragens e a Indycar começa a ser  uma possibilidade.

Quem estará  na Indycar será a McLaren, cada vez mais apostada em alargar horizontes e competir noutros campeonatos (uma decisão que pessoalmente faz todo o sentido). A possível ida de Alonso para os States é a oportunidade ideal da McLaren alargar a sua operação e numa equipa que tenha dois carros, Vandoorne pode ser opção, pelo menos é o que Zak Brown defende:

“Acho que ele é um piloto extremamente rápido e m,uito consistente ”, disse Brown à RACER. “Creio  que pode ser um excelente piloto de sportscars ou até da IndyCar. Acredito que ele é um bom piloto de Fórmula 1, mas tivemos dois anos difíceis. Temos um bom relacionamento. Obviamente, é difícil quando não renovamos com um piloto, mas ele é um profissional. Somos fãs dele. A McLaren definitivamente competiria com Stoffel noutras séries e acho que seria óptimo ver sua história continuar com a McLaren.”

A ida de Vandoorne para a Indy começa a ser cada vez mais falada, mas o seu futuro com a McLaren poderá passar por outros campeonatos.  Brown é dono da United Autosports, que compete no ELMS com dois LMP2 e dois LMP3. Uma estrutura com qualidade, sólida, com bons resultados, que começa a olhar para o WEC com interesse. A United pode ser a base ideal para acolher a McLaren que mostra interesse na nova regulamentação do mundial de endurance. O próprio Zak Brown anunciou que a equipa está a ponderar seriamente a presença no WEC a curto prazo. Será que a United poderá ser a casa da McLaren no WEC e por conseguinte a casa de Vandoorne neste campeonato?

“Achamos que WEC e Le Mans são excelentes campeonatos. A McLaren tem história, o nosso negócio está a correr muito bem, e o modelo que eles estão a seguir, em direção a uma série competitiva de hipercarros  é atraente para nós.” disse Brown, que quer uma decisão sobre a entrada no WEC no final deste ano ou início do próximo.

Mais ainda, um tal de Filipe Albuquerque é a estrela da United e tem guiado a equipa nos trilhos do sucesso e viu-se este fim de semana que a decisão de mudar para pneus Michelin, pela qual o piloto luso foi um dos grandes responsáveis, deu frutos, embora em condições muito especificas. Será que no futuro poderemos ter uma tripulação com Alonso, Vandoorne e Albuquerque a lutar pelo título mundial de endurance? São tudo suposições, mas para já deixem-nos sonhar.

Para já a McLaren está a dar passos sólidos para entrar na Indycar e  tenta encontrar soluções para a sua entrada. Uma das decisões que a equipa terá de tomar prende-se com o fornecedor de motores, que poderá passar pela Honda. A relação da marca nipónica com Alonso não é a melhor, mas a McLaren está a fazer os possíveis para que a parceira aconteça. 2019 poderá ser o início de uma nova era para a McLaren, que não está com medo de arriscar fora da F1, sem no entanto deixar de apostar em força no Grande Circo:

“Qualquer coisa que fizermos fora da Fórmula 1 não vai atrapalhar os nossos recursos de Fórmula 1”, disse Brown. “Temos 4.000 funcionários, e se formos para o WEC ou para a  IndyCar, podemos usar alguma da maquinaria e tecnologias que temos dentro da nossa equipa de Fórmula 1, mas o pessoal que trabalham na Fórmula 1 não vai trabalhar no WEC ou na IndyCar. Serão pessoas diferentes com uma estrutura diferente e veremos se podemos fazer as duas coisas ao mesmo tempo, com certeza. ”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado