Incidente de corrida: FIA absolve Hamilton e Rosberg

Por a 15 Maio 2016 18:33

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Tal como se esperava, a FIA absolveu os dois pilotos do incidente que protagonizaram na primeira volta do GP de Espanha, que resultou no facto de ambos terem ficado fora da corrida, o que só por si já foi uma ‘punição’ forte. Arrancando da pole, Hamilton e Rosberg partiram bem, mas alemão chegou melhor à primeira curva e ficou na frente. Mas o tricampeão não se deu por vencido e foi bastante agressivo na tentativa de retomar a dianteira, e quando rumavam à curva quatro, Hamilton tenta meter por dentro na tentativa de ficar melhor posicionado para a curva, mas inesperadamente o alemão não só lhe ‘fecha a porta’ como o faz com uma velocidade bem mais baixa do que o inglês, que, surpreendido, vai à relva, perde o controlo do seu Mercedes, entra em pião e bate em Rosberg, com os dois carros a saírem para a escapatória de cascalho, terminando lai a sua corrida.

Os Comissários optaram por não penalizar ninguém, mas houve algumas razões para que os pilotos se tenham tocado, nomeadamente o facto de Rosberg ter uma configuração de motor que lhe valeu menos 17 Km/h naquele ponto do traçado e foi essa diferença tão grande aliada ao facto de Rosberg ter mesmo colocado o carro onde sabia que Hamilton ia tentar passar que causou o acidente. Em condições normais, Hamilton veria a porta fechada mas com tão grande diferença de velocidade, o choque foi inevitável depois de Hamilton perder o seu carro na relva.

Aos jornalistas, Hamilton disse que “Ele passou-me na Curva 1 e na Curva 3, ele sofreu uma desaceleração acentuada, porque cometeu um erro e partiu com uma configuração errada de motor. Quando me aproximei ele não estava na trajetória, mas depois guinou o carro para a direita, por onde eu ia. Eu estava 17 km/h mais rápido e não tive como evitar a colisão”.

Já Nico Rosberg revelou que “Estava ciente da situação quando o Lewis chegou muito perto coloquei-me na trajetória habitual para fechar a porta pois não ia deixar espaço mas fiquei surpreso que ele colocou-se ali também”, explicou, revelando também que tinha uma regulação de motor errada: “tinha uma configuração errada, não tinha potência e precisamos de porque isso aconteceu”, disse.

Mas foi Toto Wolff quem deu o esclarecimento mais completa: “Na saída da Curva 3 o Lewis tinha mais velocidade, o Nico estava mais lento e fechou a porta com uma manobra que parecia ser limpa, mas o Lewis também escolheu ir por esse lado, foi à relva e perdeu o carro. O Nico tinha uma configuração errada (de motor) e foi por isso que perdeu potência na saída da Curva 3, não tinha tanta energia quanto o Lewis e isso explica muito o que aconteceu. Havia uma discrepância na velocidade, e eles não tiveram tempora para reagir e o Lewis bateu no Nico”, completou Wolff.

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can-am
can-am
8 anos atrás

Acidente de corrida foi, mas o próprio Toto Wolff referiu que o Rosberg vinha em modo errado na gestão do motor tendo perdido potência, daí a facilidade com que o Hamilton foi para cima dele. Enfim é algo que não pode voltar a repetir-se e em que a marca é a grande prejudicada. Mas, uma vez mais, se o Hamilton tem feito um arranque bom (que não fez) nada destas embrulhadas se teriam verificado. O homem anda mesmo com azar.

Kampux
Kampux
Reply to  can-am
8 anos atrás

isso é visível na câmara do Hamilton que luz vermelha do carro do Rosberg começa piscar e nesse momento que Rosberg começa a chegar-se para direita para defender posição, sendo que esta situação foi analisada pelo Tiago Monteiro no programa após o GP.

Kampux
Kampux
8 anos atrás

Acho engraçado algum tipo de comentários a criticar Rosberg, queriam que ele abrisse as pernas para Hamilton passar?
Por lado é certo que o Rosberg pode ter exagerado um pouco ao vir demasiado para a direita mas desde cedo mostrou essa intenção, por outro lado o Hamilton mostrou ser muito optimista em passar ali mesmo.
Por isso acho que a decisão foi acertado por parte dos comissários.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  Kampux
8 anos atrás

O Rosberg tinha de ter deixado espaço, ponto final. Não é abrir as pernas, é respeitar quem vem atrás, especialmente quando o Hamilton já tinha as rodas da frente ao lado das rodas de trás do alemão, segundo as regras, Rosberg deveria ter deixado espaço, mas continuou a fechar e lixou a corrida aos dois. Mas o Rosberg deve ter ficado na boa, afinal continua com os 43 pontos de avanço e assim o Hamilton não ganhou nada.

Pity
Pity
8 anos atrás

Ao ver que Rosberg estava mais lento, Hamilton tentou a sorte, mas como a sorte este ano não quer nada com ele, ficaram os dois de fora, com uma manobra típica do alemão.

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  Pity
8 anos atrás

Pelo menos teve sorte numa coisa, não desistiu sozinho, e com muita sorte o carro acabou por atingir o “amigo” dele. Ainda bem que assim foi, devia acontecer mais vezes para depois termos estas corridas espectaculares.

Ricardo MW
Ricardo MW
8 anos atrás

Perspectiva dos fâs do Hamilton; “O Rosberg atirou o carro para cima do Hamilton”
Perspectiva dos fâs do Rosberg; “O Hamilton foi demasiado optimista”
Perspectiva dos fâs de corridas; “Bendito incidente, graças a ele tivemos uma corrida com emoção e luta até ao final”
No fim de contas é tudo uma questão de perspectivas, boa corrida a melhor do ano até à data.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  Ricardo MW
8 anos atrás

Perspectiva dos fâs do Verstappen: “Obrigado!”

Ricardo MW
Ricardo MW
Reply to  Kimi Iceman
8 anos atrás

Exacto, esqueci-me dessa perspectiva!

LeonardoM
LeonardoM
Reply to  Ricardo MW
8 anos atrás

não é bem assim. eu sou fã do Hamilton e acho que foi otimista, mas é assim que se deve ser (tal como o Ricciardo) mas também acho o Rosberg defendeu de forma exagerada (recordo o incidente com o Alonso: All the time you have to leave a sapce). E tenho a perfeita noção de que este acidente alegrou a corrida! E ainda bem!!

Ligier
Ligier
8 anos atrás

Um incidente de corrida a fazer lembrar lutas entre Prost e Senna. Não duvida que vai haver uma apurada “harmonização interna”. Não há necessidade dos pilotos arriscarem daquela maneira, mais a mais quando teem o melhor carro.
O cronista do Autosport continua a dar erros de redacção soberbos. Sou leitor desta publicação (escrita) desde 1988, e jamais pensei ler maravilhas destas e passso a citar : “tinha uma configuração errada, não tinha potência e precisamos de porque isso aconteceu”.
Acho que como leitores mereçemos um pouco mais de respeito. Cada vez tenho mais saudades do Pedro Castelo.

webcat
webcat
Reply to  Ligier
8 anos atrás

Quem sabe ler percebe que falta a palavra “saber”, um erro normalíssimo que se dá por manifesta urgência na publicação do post, pois nestas coisas do online, o timing é bem mais importante que tudo o resto, para além de não existir dinheiro para pagar a um copydesk, eterno e esquecido revisor de texto, profissão digna e que foi completamente abandonada em Portugal. Aliás, quem quer realmente ler coloca a palavra onde não está e siga para bingo.
É fenomenal a ligeireza com que se critica quem escreve e depois de acha merecedor (ou deverei escrever “mereçedor” de respeito.
Enfim.

fullthrottle
fullthrottle
Reply to  Ligier
8 anos atrás

It’s racing!… Mas o Rosberg devia saber que ao bloquear, legitimamente diga-se, a passagem do Hamilton e ao obrigá-lo a sair da pista, duas coisas podiam acontecer. Ou o Hamilton se despistava e o Rosberg ficava sozinho na frente (o que me parece ter sido a intenção), ou se arriscava a também sofrer com isso, o que aconteceu. Mas, claramente, o responsável pelo despiste, é o Rosberg. Se estava em perda e com o “setup mode” errado, em prol da equipa devia ter aberto a porta e ia apanhá-lo mais à frente… Mas acredito que se fosse ao contrário, o… Ler mais »

fullthrottle
fullthrottle
Reply to  Ligier
8 anos atrás

mereçemos????

Pity
Pity
Reply to  fullthrottle
8 anos atrás

É o “diz o roto ao nu…” 🙂
Quanto ao acidente, os 43 pontos de vantagem influíram, e muito, no caso.

racingmachine
racingmachine
8 anos atrás

Decisão acertada.

nuz18t
nuz18t
8 anos atrás

Vistas as “coisas” é uma boa decisao, tambem considero um acidente de corrida, mas se tive-se que apontar um culpado, para mim era o Lewis. Nao controlou as emocoes nem o carro. Ele tinha acabado de curtar a trajectoria ao Rosberg no arranque, é justo, sao as regras, podem mudar uma vez de direccao, foi optimista e teimoso pois mal viu o carro do Rosberg a fechar a porta ainda continuou em modo agora ou nunca! O Lauda nao percebe nada disto e as regras dos radios deviam ser alteradas outra vez, de maneira a que os pilotos falassem uns… Ler mais »

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  nuz18t
8 anos atrás

Atenção o Lewis não teve intenção de acertar no Rosberg. Só lhe acertou por pura sorte, na minha perspectiva. Quanto ao Rosberg teve a intenção de por o Hamilton fora da pista. O Hamilton não pode ser culpado de nada, perante o aperto, desviou-se para a relva. Para ser culpado insistia e mantinha-se na pista.

lumman
lumman
Reply to  nuz18t
8 anos atrás

É verdade qualquer piloto perante a iminência de ser ultrapassado pode mudar uma vez de trajectória, MAS DESDE QUE O ADVERSÁRIO NÃO ESTEJA JÁ AO SEU LADO, o que foi o caso, a roda dianteira esquerda do Mercedes de Hamilton já estava lado a lado com a roda traseira direita do Carro de Rosberg. Rosberg a cerca de pouco mais de meio da recta estava já encostado à linha…

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
8 anos atrás

Creio que Rosberg deveria ter sido penalizado, porque não deixou o espaço como dizem as regras (tem de deixar espaço suficiente para caber um carro, quando quem ultrapassa já tiver com as rodas da frente ao lado das suas rodas traseiras, que se pode comprovar pelas repetições), mas enfim, o Rosberg lá se safou de uma penalização, que era um pouco ajudar o Hamilton não é? De resto é giro ver os comentário ler-se “o hamilton foi muito agressivo”, “a culpa é do hamilton porque não se soube controlar e quis meter o carro onde não havia espaço e blá… Ler mais »

kappa
kappa
Reply to  Frenando_Afondo™
8 anos atrás
Pity
Pity
Reply to  kappa
8 anos atrás

Esse foi o segundo caso nessa corrida, antes tinha fechado a porta ao Hamilton, que, tal como ontem, teve de ir pela escapatória, só que no Bahrein as coisas correram bem aos dois, Hamilton passou mesmo. Foi a partir dessa corrida que esclareceram as regras, obrigando os pilotos a deixarem espaço aos adversários.

seven
seven
8 anos atrás

Lidas as apreciações dos ilustres comentadores e retirada a (compreensível)parcialidade de alguns, não podia concordar mais com a opinião do Ricardo MW. Um inicio espetacular(por ter apenas consequências materiais) com o acidente dos Mercedes e, em consequência, uma corrida bem entretida daí para a frente. No acidente, para mim que não sou fan de nenhum dos envolvidos, parece-me claro que a defesa de trajectórias no inicio de rectas não tem nada de desportivo. Isso sim, na abordagem de curvas, travagens a tapar a trajectória ideal, tudo bem, afinal defendem-se posições. Agora nas rectas quando os pilotos perseguidores têm bastante mais… Ler mais »

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  seven
8 anos atrás

Concordo plenamente, se reparar o Rosberg saiu completamente da trajectória, para não deixar espaço ao Lewis. Fez um autêntico Blocking, na indycar seria penalizado. A F1 bem precisa desta regra.

noteam
noteam
Reply to  seven
8 anos atrás

Concordo que o Rosberg não tenha sido um exemplo de desportivismo, mas o que ele fez não é ilegal, seja no ínicio ou no fim da recta, o piloto que vai na frente tem o direito de alterar uma vez a sua trajectória e foi isso que o Rosberg fez, complicando e muito a tarefa ao Hamilton, mas as corridas são mesmo assim..Não acho que exista um culpado evidente e por isso concordo com esta decisão, ambos os pilotos têm versões credíveis, quando isso acontece estamos perante um incidente de corrida.

dakosta
dakosta
Reply to  noteam
8 anos atrás

É ilegal e segundo os regulamentos bem explícitos, penalizável. Só que… para azar dos comissários, o infractor foi o alemão Rosberg e não o inglês, negro, Lewis. Tivessem os papéis invertidos, e o Lewis levaria uma penalização sem dó nem piedade. Estão todos, FIA e Mercedes, a pôr paninhos quentes no assunto para que não se prejudique o próximo campeão do mundial F1. E eu, que já estava quase a decorar o “Deutschland in der welt”, desta vez não se fez ouvir, ora bolas.

fullthrottle
fullthrottle
8 anos atrás

It’s racing!… Mas o Rosberg devia saber que ao bloquear, legitimamente diga-se, a passagem do Hamilton e ao obrigá-lo a sair da pista, duas coisas podiam acontecer. Ou o Hamilton se despistava e o Rosberg ficava sozinho na frente (o que me parece ter sido a intenção), ou se arriscava a também sofrer com isso, o que aconteceu. Mas, claramente, o responsável pelo despiste, é o Rosberg. Se estava em perda e com o “setup mode” errado, em prol da equipa devia ter aberto a porta e ia apanhá-lo mais à frente… Mas acredito que se fosse ao contrário, o… Ler mais »

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