IMSA, 12h de Sebring: Porsche faz a dobradinha, Albuquerque em sétimo

Por a 16 Março 2025 08:25

A Porsche Penske Motorsport conquistou a vitória na 73ª edição das 12 Horas de Sebring, alcançando a dobradinha com o trio Felipe Nasr, Nick Tandy e Laurens Vanthoor no comando do Porsche 963 número 7 e e Mathieu Jaminet, Matt Campbell e Kevin Estre no Porsche nº. 6. É um arranque de época em grande para a Porsche que já tinha triunfado nas 24h de Daytona.

Domínio da Porsche na reta final

A corrida foi altamente disputada, com momentos decisivos nas últimas horas. Nick Tandy protagonizou uma intensa batalha com o Cadillac V-Series.R da Action Express Racing, pilotado por Frederik Vesti. A troca de liderança entre os dois ocorreu antes das penúltimas paradas, mas o Porsche número 7 manteve-se na frente. Já na reta final, Mathieu Jaminet, que pilotava o Porsche número 6, conseguiu ultrapassar Earl Bamber para assumir o segundo lugar, consolidando a dobradinha da equipa Penske.

Jaminet, que dividiu o carro com Matt Campbell e Kevin Estre, mostrou um desempenho consistente ao longo da corrida, mantendo o Porsche número 6 sempre na luta pelo pódio. A estratégia da Penske revelou-se acertada nas últimas horas da prova, permitindo que ambos os carros da equipa se distanciassem dos rivais e controlassem o ritmo até à bandeira de xadrez. O pódio da classe GTP foi completado pelo Acura ARX-06 da Meyer Shank Racing nº 93, conduzido por Nick Yelloly, Renger van der Zande e Alex Palou, que conseguiram superar a BMW e a Cadillac após uma paragem estratégica sob bandeira amarela na fase final da corrida.

Para Nick Tandy, a vitória foi ainda mais especial, tornando-se o primeiro piloto a conquistar as seis principais corridas de endurance do automobilismo mundial: Daytona, Sebring, Le Mans, Petit Le Mans, Spa e Nürburgring.

Para Filipe Albuquerque foi uma corrida de aprendizagem. A WTR continua a conhecer melhor o Cadillac mas o azar esteve com a equipa nesta corrida. O carro #10 terminou na sétima posição, a uma volta do líder, depois de ter recuperado duas voltas. Um problema técnico e uma penalização mal aplicada arruinaram por completo a corrida. No cômputo geral, uma performance interessante, mas um resultado longe do desejado.

LMP2: Inter Europol supera pressão e vence

Na classe LMP2, a Inter Europol Competition levou a melhor após um final dramático. Tom Dillmann assumiu a liderança quando Malthe Jakobsen (Oreca #4 da Crowdstrike Racing by APR) perdeu posições e depois recebeu uma penalização por contacto com o Corvette da AWA Racing nos últimos 15 minutos da prova. Dillmann segurou a pressão de Sébastien Bourdais (Oreca #8 da Tower Motorsports) e cruzou a linha de chegada com apenas 1.117 segundos de vantagem, garantindo a vitória ao lado de Bijoy Garg e do estreante Jeremy Clarke.

Bourdais finalizou em segundo após uma forte recuperação no período noturno. A TDS Racing completou o pódio após liderar boa parte da corrida, mas um drive-through no fim os fez perder posições.

GTD Pro: AO Racing brilha e Porsche retorna ao topo

Na classe GTD Pro, Laurin Heinrich levou o Porsche 911 GT3 R da AO Racing à vitória ao lado de Klaus Bachler e Alessio Picariello. Heinrich superou Max Hesse, da Paul Miller Racing, com cerca de 70 minutos para o fim da corrida, consolidando a posição após um último stint impecável.

Com essa vitória, a AO Racing celebrou o seu primeiro triunfo numa clássica de endurance, enquanto a Porsche voltou ao topo do GTD Pro em Sebring pela primeira vez desde 2023, quando a Pfaff Motorsports venceu na categoria.

GTD: Winward Racing repete triunfo de 2023

Na classe GTD, a Winward Racing conquistou a sua segunda vitória consecutiva em Sebring. Philip Ellis, ao lado de Russell Ward e Indy Dontje, garantiu o triunfo após um duelo emocionante com Jack Hawksworth, da Vasser Sullivan. Ellis assumiu a liderança com menos de 15 minutos para o fim, ao aproveitar um erro de Hawksworth que o fez perder velocidade e permitiu a ultrapassagem.

Hawksworth, Parker Thompson e Frankie Montecalvo terminaram em segundo, enquanto a Heart of Racing completou o pódio com o Aston Martin Vantage GT3 Evo da equipa.

Resultados AQUI

Foto: IMSA / Michael L. Levitt

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Instale a APP AutoSport

aqui
×
Ativar notificações? Sim Não, obrigado