Imagens inéditas do fim de semana que ‘matou’ Senna e Ratzenberger
É um vídeo forte, pelo simbolismo que encerra. Quem o fez chama-se Thomas Gronvold, é norueguês e filmou o GP de San Marino de 1994, ano que que perederam a vida Ayrton Senna e Roland Ratzenberger. O filme é feito a partir da reta da meta, e daí pode ver-se a última volta realizada por Roland Ratzenberger, a posterior entrada da ambulância em pista, o por fim o monolugar do austríaco e de Ayrton Senna nas boxes. Entre as imagens mais marcantes do vídeo, estão as seguintes:
0m36s – A última volta de Roland Ratzenberger
1m35s – O helicóptero/ambulância entra em pista
1m40s – O Simtek de Roland Ratzenberger
3m32s – Ayrton Senna nas boxes antes da corrida
7m28s – A partida
7m58s – O acidente de JJ Lehto e Pedro Lamy
13m20s – A segunda partida
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É um vídeo impressionante que traz consigo um conjunto de memórias associadas a este fim de semana infernal. Já muito se falou acerca deste GP e pouco mais há a dizer, é incrível como apesar de tudo ainda continua a mexer com tanta gente. Não dá para evitar reparar que por esta altura a atmosfera á volta dos GPs era totalmente diferente, completamente lotadas aquelas bancadas, e o que dizer dos som daquelas máquinas? Só de os ouvir a adrenalina aumenta imediatamente, faz lembrar de onde vem a genuína paixão pela f1.
O Lamy fez um erro de principiante,fruto da sua falta de experiência : toda a gente se desviou do Letho menos ele. Espectadores na bancada feridos, incrivel. Foi um GP azarado, mas o que aconteceu lá podia ter acontecido em qualquer outra prova, apenas foi azar a mais numa prova só. O Ratzenberger bateu muito forte e do lado mau. Mesmo hoje não sei. (embora os bicos hoje estejam bastante melhor protegidos).As frentes naquela época eram muito mais finas do que hoje. O regulamento dava muita liberdade neste campo. A morte do Senna, depois de tanto que se escreveu,foi também… Ler mais »
O problema era a parte lateral dos carros que era muito desprotegida, e fez com que o Ratzenberger batesse com a cabeça no muro. O azar mesmo foi a asa dianteira ter desprendido numa zona rápida do circuito e o carro ficou sem controlo.
Foi um fim de semana em que tudo o que podia correr mal, correu mal. Aquele 1º de Maio foi uma das três datas que nunca me vão sair da memória, a par do 4 de Dezembro de 1980 e do 11 de Setembro de 2001. As imagens de Senna deitado no chão, com uma poça de sangue ao lado, Henrique Garcia junto aos destroços do Cesna de Sá Carneiro e as Torres Gémeas a colapsarem, estão tão vivas na minha memória, como se tivessem acontecido ontem.
Diria mais, para mim 1 de Maio de 1994 foi o 11 de Setembro da F1.
Boa comparação, sim. Depois do 11 de Setembro, o mundo não voltou a ser o mesmo, depois da morte de Senna, a F1 também não voltou a ser a mesma.
E isto numa época que não havia telemóveis com câmaras etc. deviam ser poucos que tinham câmaras de gravar video.
Apesar de gostar mais de Ralis e de corridas de Sport-Protótipos (daí o meu nickname), naquela altura ainda via F1 porque dava em canal aberto. Lembro-me perfeitamente de ver o acidente do Senna e de ver a cabeça dele tombar para o lado assim que o carro parou e de ter dito a quem estava a ver a corrida comigo “o Senna está morto” ao que me disseram que estaria só desmaiado… mas infelizmente eu tinha razão. Para mim, estou convicto que ele morreu logo naquele momento embora a organização da prova tenha dito que ainda foi com vida para… Ler mais »
O acidente do Senna foi um enorme azar,principalmente porque o braço da suspensão parecia que actuou teleguiado e como uma faca perfurou a parte mais fraca do capacete, atingimdo-lhe o cerebro e provocando lesões irreversiveis da coluna etc. Morte imediata. Hoje a protecção lateral é grande e a altura dos cocpkpits muito maior ( por via desse acidente) e algo semelhante provavelmente não teria consequências mortais, até porque as peças de carbono não são tão”agressivas” como naquela época. O material evoluiu bastante e quando sofrem um colapso molecular perdem imediatamente muita da rigidez inicial). O Senna era Cristão, uma pessoa… Ler mais »
O médico que atendeu o Senna, Sid Watkins, admitiu numa entrevista que o Senna morreu em pista. Foi numa situação lamentável que a organização do GP de Imola no dia anterior fez o mesmo com o Ratzemberger, para evitar ter perdas económicas gigantes. Se a lei fosse cumprida, não teria havido corrida no Domingo. O acidente de Le Mans foi tão grave que ainda hoje têm efeitos: É proibido eventos de automobilismo na Suiça. A própria Mercedes só voltou ao automobilismo em 1989/90 com a parceria Sauber Mercedes em Le Mans e posteriormente na F1. O morte do Senna foi… Ler mais »
Safou-se de boa este norueguês. É que no sábado esteve sentado exactamente no ponto da bancada em que houve vítimas devido aos destroços projectados da colisão, tendo mudado de lugar no domingo. “Motorsport is dangerous”.