Helmut Marko diz que os donos da F1 “são ingénuos”

Que a Fórmula 1 é um negócio extremamente complexo, mas também muito lucrativo – quando as coisas correm bem, o que não é o caso do ano de 2020 – toda a gente sabe, mas nos meandros ‘políticos’ da questão há uma pessoa que, goste-se ou não, sabe mais ‘daquilo’ a dormir do que muita gente bem acordada. Trata-se de Helmut Marko, que agora em entrevista à Der Spiegel disse que os responsáveis de topo da Liberty Media, proprietária da F1, são muitas vezes “um pouco ingénuos”.
Tudo porque a Der Spiegel colocou Marko a comentar o facto da Fórmula 1 estar a desfazer-se do seu acordo com a emissora alemã RTL, de televisão gratuita, a favor de um negócio bem mais lucrativo de televisão por assinatura, Sky Sports. Marko admite que as audiências vão descer, mas revela o inevitável neste ‘trade off’: “A Sky está supostamente a pagar quatro vezes mais do que a RTL. As equipas beneficiam disso com a distribuição de dinheiro feita pela Liberty Media, mas a experiência mostra-nos que as audiências descem drasticamente na primeira fase após um mudança”, admitindo no entanto que com o tempo esses números voltam a subir devagar.
Quanto à Liberty: “São muito simples, mas por vezes também um pouco ingénuos. Eles ainda não compreendem todo o processo político da F1. Por exemplo, o facto de terem comprado uma empresa, onde não são os únicos donos da casa pois têm de fazer compromissos porque a FIA e as dez equipas também têm uma palavra a dizer”, disse.
Quanto às audiências da Fórmula 1, a questão é sempre a mesma. Em teoria, a Fórmula 1 nas televisões públicas, leia-se, ‘grátis’ chega a muito mais gente, mas a forma de gerar dinheiro é através da publicidade, e isto é muito mais difícil hoje em dia, do que ter garantidos valores pagos pelas “Sky da vida”. As operadoras investem duma maneira simples. Acreditam que o valor que pagam pelos direitos será compensado com os subscritores que conseguem, e ainda com a publicidade. Temos exemplos para todos os casos, seja em Portugal ou no estrangeiro.
Só o tempo revela se os investimentos são bons ou não. Para a Fórmula 1 é uma situação ‘win-win’. Vendem os direitos às operadoras que pagarem mais e ainda têm a F1TV para alimentar os que não prescindem da F1 e não querem pagar os valores das operadoras.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Nos tempos que correm, parece óbvio que a F1 tem de ser por canais pagos, ou os valores necessários em TV aberta a serem só cobertos por publicidade (que cada vez mais escasseia), fariam com a esta ocupasse muitas dezenas de minutos num espetáculo de 90 minutos (mais coisa,menos coisa). Em Portugal por exemplo, porque somos poucos (população) não vejo numa estação de TV com dinheiro/interesse em comprar os direitos. Nem nas motos que por causa do MIG há um interesse acrescido isso acontece. E claro que a Liberty não troca o certo pelo duvidoso. Para além de que, e… Ler mais »
Mas é preciso acrescentar um pequeno pormenor aos interesses do Marko e da sua RB… o objectivo é vender latas… desde o tempo da “Jordan 7up”, nenhuma outra equipa de F1 partilha desse desiderato…
Quando a F1 for composta pela Mercedes Trinaranjus, a Ferrari Capri-Sonne e a Renault Um Bongo… aí a RB pode ter uma palavra a dizer…
A Red Bull é muito mais do que vender latas, mas para entender isso, é preciso uma mente aberta…
É preciso uma mente aberta… LOL…
Deve ser daquelas “mentes tão abertas”… que o juízo já fugiu…
Mas no fundo tens razão… é muito mais que latas… é vender o sonho “bebe uma RedBull e serás um Campeão”… resumindo… é vender “banha da cobra”…
O amigo só olha para a bebida, ignora tudo o resto. Não gosta, está no seu direito. Eu se bebi 10 latas na minha vida, já terá sido muito. No entanto não reconhecer tudo o que a Red Bull fez é ignorancia. Desde transformarem os desportos radicais, que eram vistos como desportos para garotos e gente doida, em desportos altamente profissionais. Desde elevarem a fasquia em tudo o que patrocinam. Tem um canal de TV próprio, onde por exemplo podemos assistir, ao vivo e grátis, ás etapas de WRC. Mesmo na F1, onde foram pioneiros nas academias de pilotos, tendo… Ler mais »
Isto já não é um problema de “mente aberta”… é um problema de “ter mente”…
Todos esses factos que anuncias têm como objectivo transmitir a ideia de “bebe uma RedBull e serás um Campeão”. O que a RedBull faz não é novidade, se conheceres histórias de outros produtos de grande mercado, há muitos semelhantes… A Coca-cola fez algo semelhante, a Nike, etc…
Não sei qual é melhor, se a Coca Cola TV ou a Nike F1 Team… Não tem comparação possivel, a Red Bull é muito mais do que o produto que vende.
Caro amigo, que canal é esse?
A Red Bull TV. Pode descarregar a aplicação no smartphone ou aceder pelo PC.
Nao é preciso pagar para ver F1, falo por mim…
Andar a pagar para ver F1 ou para ver num ano meia duzia de jogos de futebol
Aconteceu o mesmo a todos os desportos, sinais dos tempos nada mais.
Respeito tudo o que escreve, apesar do tamanho da letra. Mas falar do Alonso e logo a seguir dizer-se que a RB mafiou o AFC é contraditório. Ou não sabe como chegou o Alonso à F1? É que também um português foi mafiado: o Gião.
Chama-se evolução, uns acompanham outros não…
Já acabou? Está mais calminho agora?