GP Singapura F1: Sergio Pérez penalizado em 5 segundos e mantém vitória
Sergio Pérez foi confirmado como o vencedor do Grande Prémio de Singapura apesar de ter sido penalizado na sequência da investigação sobre as infrações durante os períodos de Safety Car.
O colégio de comissários da FIA analisaram se o piloto da Red Bull não tinha conseguido manter-se a uma distância equiparada de pelo menos de 10 carros atrás do Safety Car, como indica o regulamento desportivo. Pérez foi penalizado em cinco segundos acrescentado ao seu tempo total de corrida -terminou com uma vantagem de 7.595s sobre Charles Leclerc – e uma repreensão pelos dois incidentes separados, mais dois pontos de penalização na sua superlicença, mas mantém a vitória na prova que decorreu no Circuito de Marina Bay.
Pode ler-se nos comunicados da FIA que na primeira situação de Safety Car, Pérez “não conseguiu manter-se dentro” da distância obrigatória “entre a saída da curva 13 e a curva 14”. “Quando questionado durante a audiência, PER disse que as condições estavam muito húmidas e que era muito difícil seguir de perto o Safety car com pouca temperatura nos seus pneus e travões”. Apesar da defesa do piloto, os comissários não aceitaram que “as condições fossem de tal forma a tornar impossível ou perigoso para PER ter mantido” a distância. Acrescentam que “no entanto, tivemos em conta as condições de humidade e as dificuldades salientadas por PER como circunstâncias atenuantes para este incidente e, consequentemente, determinar que deve ser imposta uma repreensão”.
Na segunda situação, os comissários voltaram a comprovar que o piloto da Red Bull foi incapaz de manter a distância máxima permitida, e que “isso ocorreu não obstante o facto do Diretor da Corrida ter emitido um aviso para a equipa que PER não estava a respeitar o regulamento”. Como foi “a segunda violação do Artigo 55.10 por PER durante a corrida e que se seguiu a um aviso expresso do Diretor de Corrida, decidimos impor uma penalização de 5 segundos”, lê-se na decisão do colégio de comissários.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Cheira-me a decisão salomónica: penalizamos, mas não lhe roubamos a vitória. Se é penalizado por dois incidentes foram 2,5seg. por cada?… Continuamos a viver num mundo de regras a fingir. Ou infringiu e é penalizado, ou não infringiu e não é. Ou será que só infingiu de um vez e da outra vez esteve quase?… Não gosto mesmo deste mundo pardacento. (E note-se que fico feliz por ter voltado a ganhar e manter a vitória.)
O que eu percebi foi que por ter reincidido é que levou penalização. Se não tivesse cumprido com a regra somente uma vez tinha só sido repreendido.
Mas dadas as inconsistências, vai lá um gajo saber.
Comentei não sendo conhecidos os detalhes da penalização. Se foi por reincidência, calo-me e aceito.
Sendo a Red Bull…
3 horas para tomar a decisão de penalizar 5 segundos. A FIA no seu melhor!!! As cenas dos próximos episódios no favorecimento a RB segue dentro de momentos…
Eu sei que queriam ouvir o piloto primeiro. Mereceu a vitória, nem merecia perder com a penalização, nem o Leclerc queria ganhar na secretaria, mas o regulamento é claro neste aspecto, atraso no safety car dá dupla penalização de 5 segundos. A não ser que haja uma desculpa qualquer.
Grande corrida do Pérez e grande corrida do Latifi. Hamilton a mostrar aos amadores Tsunoda e Albon como se bate de frente sem lixar muito o carro. São anos de experiência.
Stroll é melhor que Vettel. Futuro campeão.
Low budget Max.
Alonso ainda tem pelo menos dez anos de carreira pela frente.
K Mag e os planos laterais da asa frontal, uma estória de terror.
A minha prima cuspiu no bife de um labrego e foi despedida da tasca onde trabalhava. Abriu conta no OnlyFans.
Mas ha memoria curta ou sou eu que ando com imagens do passado eu que o Hamilton fez o mesmo varias vezes e nunca nada lhe acomteceu, nem sequer se falou nada.
E o engracado é que ate foi mesmo o hamilton a chorar disso…
Checo mal conseguia abrir os olhos devido a uma inflamação (vejam bem a foto do artigo) e assim sendo não conseguia ver bem o SC, mas como é seguido pelo mesmo médico do Ham também tinha um atestado, o que evitou que a penalização do mexicano fosse mais severa…loooool p.s Vamos Checo!!
Mais um cacarejo estúpido…
Com o teu historial de comentários vir para aqui falar em “estupidez” ainda para mais com esse nick…é mesmo prova de que vives desfasado da realidade, e ou, que não se deve comentar quando se está alcoolizado…
Nem assim o Leclerc aproveitou… Acho que há carro a mais e mãos a menos, sem falar nas estratégias que tem sido um desastre…Leclerc não tem consistência falta lhe muito mais para ser piloto ser só rápido não é suficiente… O caatigo foi para inglês ver…Ficava chato trocar de troféus e das garrfas de champagne…srsrrs