GP Singapura F1: Ferrari autodestrói-se…
A primeira corrida da história da Fórmula 1 à noite e à chuva não começou nada bem para a Ferrari e começou muito bem para Lewis Hamilton, que lidera a corrida, interrompida devido aos múltiplos acidentes…
Tudo começou com os dois Ferrari a colidirem após a partida depois de Raikkonen perdeu o controlo do seu Ferrari depois de se envolver com Verstappen. Hamilton ficou na frente de Ricciardo! O Ferrari de Vettel foi abalroado pelo seu colega de equipa e viria a desistir um pouco mais à frente depois de derrapar nos próprios fluidos do seu monolugar.
Entretanto, Raikkonen leva consigo Verstappen e também Alonso. O safety Car foi despoletado de imediato. A corrida, entretanto, já recomeçou…
Este foi um arranque de corrida totalmente inesperado mas que mostrou todo o stress que existia naquela grelha, especialmente entre os homens da Ferrari. Kimi Raikkonen arrancou muito bem, mas rapidamente se percebeu que o faz… bem demais.
Será necessário analisar melhor tudo o que se passou, mas poderá ter sido Vettel, quando ‘apertou’ Verstappen, a causar a parte mais grave de todo o incidente, pois Verstappen e Raikkonen tocam-se e Vettel ‘leva’ com o monolugar do finlandês no flanco esquerdo do seu Ferrari, abrindo-lhe um enorme buraco. O alemão ainda prossegui, mas cerca de 300 metros depois fez um pião e bateu no muro, arrancando o bico e toda a frente do seu Ferrari até às rodas…
Como resultado de tudo isto, Max Verstappen, Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel vão enfrentar uma investigação pós-corrida para se apurar se algum deles é culpado do acidente na partida.
A corrida arrancou com a pista muito molhada, Vettel arrancou bem a partir da pole position, mas atrás dele, Verstappen e Raikkonen tentavam ‘safar-se’ por dentro na curva 1 e com Vettel a fechar a trajetória antes da travagem, Verstappen e Raikkonen colidiram lado esquerdo da pista e como consequência, o carro de Raikkonen foi projetado pela frente de Verstappen e bateu na lateral esquerda de Vettel. O alemão conseguiu prosseguir, mas Raikkonen entrou em despiste e bateu em Verstappen e Fernando Alonso.
Com danos no radiador, Vettel, continuou mas perdeu o controlo do seu Ferrari na curva quatro. Agora, os Comissários da FIA já anunciaram que o incidente inicial está a ser investigado, tendo já sido decidido que será analisado após a corrida.
[soliloquy id=”332192″]
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
O arranque fulgurante do Kimi, apanhou de surpresa o Max e Vettel, o qual ia encostando o Max que arrancou melhor, de maneira a proteger-se de uma investida do mesmo em curva. Sendo que o Kimi com um arranque ainda melhor, ensanduichou com o Vettel o Max, levando a estragos avultados. O Vettel teve uma fuga no radiador, e fez um pião. Imaginem ver isto pela Skysports como eu vi…os comentadores quase tinham um orgasmo, por ver o Hamilton em primeiro.
Considero “incidente de corrida”, mas ver os Comentadores da Skysports a querer dar a ideia que o Vettel vai ser eventualmente penalizado e suspenso, já começa a irritar tanto fanatismo pelo Hamilton. Eu quero ver uma disputa em pista, e não um campeonato decidido dessa forma. Já com o Palmer, aqueles gajos babam-se todos por ele, e já andam ressabiados pela entrada do Sainz.
Desta vez, Verstappen não teve culpa. O culpado foi o Kimi, que fez um arranque canhão, demasiado bom para as condições da pista.
O “culpado” é muito relativo. Acho que nem o Vettel nem o Max esperavam um arranque daqueles do Kimi, e depois com a fraca visibilidade, e o Vettel a querer proteger a posição…foi uma sessão de abalroamentos em cadeia, levando o Alonso também.
Claro que é relativo, mas quando estas coisas acontecem, há sempre um culpado, ainda que não mereça ser penalizado por isso, como foi o caso. Também concordo consigo, quando se insurgiu com os comentadores da Sky. Ainda que o Vettel tenha fechado um bocadinho a porta, nunca poderá ser penalizado por isso, estava a defender a sua posição.
Acho que o Vettel foi o motivo do acidente, já que o encostar do Max foi uma decisão discutível, mas o arranque canhão do Kimi não. O Vettel era o único com opções. As únicas coisas que Max e Kimi poderiam fazer era evitar meter-se naquela situação, mas já lá estavam! De qualquer das formas; acidente de corrida. Foi um infortúnio para a Ferrari e o Vettel não deve ser punido. Em Baku sim, aqui não faz sentido.
Aliás, espero que o Halo permita ao menos que os comissários relaxem as periquitas.
Eu não diria que o Vettel era o único com opções, eu diria que era o que devia tomar todas as cautelas, pois estava numa posição privilegiada para retomar a liderança do campeonato.
Era o que tinha opções mais viáveis. Tinha a direita toda e exactamente pela razão que você deu, as deveria ter usado. Mas pronto, ele não faria a mínima ideia que o Kimi estava ali do outro lado, se bem que a experiência serve para evitar estas coisas!
Mas se o tivesse conseguido era fenomenal!… ou se fosse o holandes, claro!
Claro que teria sido fenomenal, e eu teria gostado imenso, mas com o piso tão molhado, foi um risco muito grande, que não valeu a pena ser corrido.
È mais do que evidente que o KIMI foi o maior prejudicado de todo este acidente!!! Ele ia com tudo para o 1º lugar, e segundo a analise do arranque, este ( KIMI ) manteve sempre a sua trajectória…é o VETTEL que aperta o MAX, e lá está, a falta de “maturidade” dá nisto!!!…A FIA vais investigar, e vai saí culpas para Vettel!!! o Max é uma sequência da acção do VETTEl…
Não vai sair culpa para ninguém. Incidente de corrida.
O verdadeiro culpado sem querer foi o Vettel, ele fechou o Max para sair em primeiro na curva mas não se apercebeu que o Kimi estava já ao lado do holandês. Feito isto o Verstappen não tinha aonde se meter e tocou no Kimi que por sua vez tocou no Vettel. E assim sem saber como o Hamilton na pista que provavelmente iria perder mais pontos na luta pelo campeonato, vai sentenciar o mesmo, pois eu não estou a ver o Vettel a conseguir recuperar 28 pontos nas restantes corridas a menos que aconteça algo parecido ao Hamilton
Ultrapassagens ao Verstapen dá sempre nisto!.. acabou-se o campeonato, já que após o que aconteceu, ninguém quiz incomudar o inglês que deve ter levado o “gado todo” para Singapura!.. podia ter continuado a chover pelo menos… “a pior prova de F1 do século”… então o “sandalias” é assim que quer dar luta?… é um bom 2º piloto a todos os niveis.
E os… da M… ficam-se a rir… o gp foi a classificação … campeonato entregue… mal entregue desde já!
Que comedia
Vettel arrancou bem????? De certeza que estão a comentar mesmo o GP de Singapura?
Que necessidade tinha o Vettel de ir para a esquerda? Ele chegava a curva primeiro que o Max e se o Kimi tivesse em 1º ele ia acabar por dar o lugar ao Vettel. E quanto ao Hamilton fez o que tinha a fazer ganhar mais um grande prémio. #HAMMERTIME
Pelas imagens que vi e imaginando que o Verstappen travasse nunca ficaremos a saber o que iria acontecer com o filandês…porque a diagonal do chorão é tão forte que partindo do principio que não estava a ver o companheiro (palavras suas) ou espetava o filandês contra o muro ou ficavam lá os dois, que seria o que devia ter acontecido. Este alemão joga bastante sujo.