GP Singapura F1: O acidente que pode ter decidido o campeonato
É logicamente ainda muito cedo para haver certezas, pois faltam seis corridas e há ‘apenas’ 28 pontos de diferença entre Lewis Hamilton e Sebatian Vettel, mas a verdade é que este acidente na partida de ontem do GP de Singapura de F1 pode ter decidido o campeonato. A partir daqui o ónus de atacar e tentar tudo com a consequente exposição maior ao risco, vai fazer diminuir-lhe bastante as probabilidades que mais nada lhe aconteça enquanto do lado da Mercedes, Lewis Hamilton vai certamente dar tudo por tudo nas sessões de qualificação e partir daí para um controlo mais efetivo do Mundial.
O piloto inglês teve 25 pontos de ‘borla’ em Singapura, e apesar a FIA não ter endereçado culpas a ninguém (na verdade isso interessa muito pouco) os efeitos daquele acidente são muito complicados para a Ferrari.
Este acaba por ser um fim de semana muito irónico, na sexta-feira a Red Bull deu cartas, nos dois treinos livres, prolongou o seu domínio no terceiro treino livre e na qualificação apareceu um Vettel de peito cheio. E na corrida, quando se pensava que Vettel, se passasse da primeira curva, estava ‘safo’, eis que é Hamilton, que andou sempre escondido devido às claras dificuldades da Mercedes, que chega ao fim da primeira volta descansadamente na frente e por ali ficou até ao fim. Daniel Ricciardo teve alguns problemas com a caixa de velocidades do seu Red Bull e até nisso Hamilton teve sorte. Agora, para que alguma coisa mude facilmente, só se o motor do Mercedes de Hamilton voltar a explodir na Malásia…
Mas houve mais, foi irónico Carlos Sainz Jr. conseguir o seu melhor resultado de sempre na F1 no preciso fim de semana em que é anunciada a sua saída da Toro Rosso. As declarações do espanhol no final da corrida a destacar o trabalho da equipa caíram muito bem e é assim que se reúnem pessoas à volta de um objetivo. Outra ironia foi o resultado de Jolyon Pamer, que somou oito vezes mais pontos que no seu ano e meio anterior de F1. No fim de semana em que fica a saber que não vai ter futuro, faz das suas melhores corridas de sempre. Teve alguma sorte, claro, mas fez por isso.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Concordo, Vettel está mais longe da liderança do que VB do próprio Vettel.Sem culpar ninguém, este GP foi nefasto para o interesse do Mundial de F1
O Vettell derrotou-se a ele próprio e derrotou a Ferrari pois a culpa do acidente é claramente dele, e isto numa das pistas mais favoráveis à Ferrari . Falta de calma e de alguma maturidade. Algo que este piloto tem revelado imensas vezes quando sob pressão.Não é nada de novo. Foi muito ouro entregado ao bandido como se costuma dizer. Será decisivo para o campeonato ? Ninguêm sabe.Pode ser ou pode não ser. Uma coisa é certa a partir de agora a Ferrari vai ter de andar atrás do prejuízo e apenas se o Hamilton também ficar a zero nalguma… Ler mais »
Não concordo.Acho SV inocente assim como MV e logicamente KR. A fava não saiu apenas a SV e à Ferrari, todo o pessoal que se interessa pela F1 depois deste acidente e com quatro vitórias de LH nos cinco últimos GP…Temo que…Só com algo parecido com o que aconteceu à Ferrari neste fds à Mercedes as coisas podem voltar a aquecer.
Eu por mim já só estou de olhos postos em 2018. A mercedes e o próprio Hamilton (infelizmente para a competição) são demasiado competentes para se deixarem deslumbrar e correr algum risco que lhes pudesse custar o título. Talvez se possa ir buscar alguma emoção na disputa pelo segundo lugar Vitello vs. Sapattos. Acho que a partir da Malásia (em especial se o Luís desferir aí a “estocada final” ao Vitello) as atenções se vão centrar mais nos bastidores e no dominó provocado pela McLaren. Estou particularmente curioso em relação à composição da Toro Rosso 2018. Seria do mais elementar… Ler mais »
Vitello vs. Sapattos?… mais propriamente Sebastião vs. Tamancos – e mais uma vez o vaquoso como em 2008 (na altura foi o Glock, agora o holandez na ajuda)…
@ro19071725
Como é que é possível, ao fim de quase uma década, que haja quem ainda não tenha percebido, que o Glock só tinha que parar para trocar de pneus, para que o Hamilton o ultrapassasse?
O Hamilton estava à frente dele quando começou a chover e o Glock só o passou por ser ter mantido em pista com pneus de piso seco.
Ontem quem ajudou o Hamilton foi o Vettel, o Verstappen não teve qualquer responsabilidade no acidente, como as imagem bem o demonstram.
a muita gente que ainda não consegue admitir que o LH é um grande piloto….em 2008 a FIA roubou uma vitória ao LH para animar o campeonato e deram uma vitória ao massa na secretaria..um dos maiores escândalos da F1
Por falar em 2008. E aquela largada em Fuji em que um piloto leva de penalização um drivetrough por queimar a travagem, mesmo sem tocar em ninguém. É certo que na altura era época de caça às bruxas (leia-se Ron Dennis), mas o que aconteceu ontem foi incomparavelmente mais grave.
Claro está que tendo em conta os culpados, o expectável era que fosse considerado um incidente de corrida. Ainda estou parvo como é que o escândalo de Baku não foi considerado incidente de corrida.
Ainda se lembra dos pontos que o Massa perdeu em 2008 em Singapura?!
Calma que ainda podem entrar em jogo as penalizações de motores e/ou desistências por motores rebentados. O que impede de um motor de Hamilton explodir quando vá na liderança e Vettel herdar essa vitória e uns 25 pontos “limpos”? Nada. Por isso eu não me fio, só quando forem campeões é que comemoro, até lá qualquer coisa pode acontecer. Também Hamilton chegou a uma distância pontual considerável de Vettel e na altura o Ferrari estava muito bem, depois o jogo mudou. Nada impede que tudo se inverta com ou o que descrevi acima ou até um acidente de Hamilton com… Ler mais »