GP Rússia F1: Bottas vence pela primeira vez

Por a 30 Abril 2017 14:38

Valtteri Bottas obteve a sua primeira vitória de sempre na Fórmula 1 ao impor-se no Grande Prémio da Rússia, tirando partido de uma largada fulgurante, em que conseguiu levar a melhor sobre Sebastian Vettel. O alemão da Ferrari trocou de pneus sete voltas mais tarde que o finlandês da Mercedes, conseguindo aproximar-se rapidamente deste a duas voltas do final, mas já não conseguiu evitar o primeiro triunfo do piloto escandinavo.

Largando de terceiro, Bottas foi mesmo a grande figura da corrida, pela forma como ‘furou’ entre os dois Ferrari na primeira fila da grelha de partida no momento da largada, conseguindo surpreender Vettel pelo lado exterior da segunda curva. Depois o finlandês conseguiu uma boa margem para o alemão, mostrando que o Mercedes funcionava melhor com os pneus ultra macios do que o Ferrari, pelo menos numa vintena de voltas. Depois as borrachas do carro de Valtteri começaram a deterioraram-se e a diferença entre os dois primeiros baixou.

Bottas pararia para trocar de pneus sete voltas antes de Vettel, que com essa jogada procurou ter pneus mais frescos que os do finlandês para o final da corrida. E isso realmente aconteceu, pois quando regressou à pista estava a quatro segundos de Valtteri, e no final estava a menos de um, confirmando que os Ferrari eram mais eficazes com as misturas super macias que os Mercedes.

O pódio foi completado por Kimi Raikkonen, que embora não partindo muito bem, à imagem do seu companheiro de equipa, conseguiu manter atrás de si Lewis Hamilton na travagem para a segunda curva. A partir dessa altura o finlandês da Ferrari foi-se afastando-se paulatinamente do britânico, que começou a debater-se com a temperatura dos pneus e dos travões do seu Mercedes. A quarta posição seria o melhor que o vice-campeão do mundo conseguiria, perdendo mais terreno no topo do campeonato para Sebastian Vettel.

Atrás dos quatro primeiros Max Verstappen fez uma prova solitária, depois do seu companheiro de equipa, Daniel Ricciardo, ter abandonado com problemas mecânicos (aparentemente travões) na quinta volta. Isso acabou por promover Felipe Massa à sexta posição, que o brasileiro manteve até às paragens nas boxes. Nico Hulkenberg herdou o lugar, antes de também ele ter de parar. Só que Massa acabaria por ter um furo lento que o fez ‘cair’ para a nona posição e permitiu aos pilotos da Force India, Sergio Pérez e Esteban Ocon terminarem logo atrás de Verstappen, e a Hulkenberg ser oitavo. Apesar de uma prova errática Carlos Sainz ainda ‘salvou’ um ponto para a Toro Rosso.

Classificação

1º Valtteri Bottas – FIN (Mercedes) 1m38,08743s

2º Sebastian Vettel – ALE (Ferrari) a 0,617s

3º Kimi Raikkonen – FIN (Ferrari) a 11,000s

4º Lewis Hamilton – GBR (Mercedes) a 25,320s

5º Max Verstappen – HOL (Red Bull-Renault) a 1m00,416s

6º Sergio Pérez – MEX (Force India-Mercedes) a 1m26,788s

7º Esteban Ocon – FRA (Force India- Mercedes) a 1m35,004s

8º Nico Hulkenberg – ALE (Renault) a 1m36,188s

9º Felipe Massa – BRA (Williams-Mercedes) a 1 volta

10º Carlos Sainz Jr – ESP (Toro Rosso-Renault) a 1 volta

 

Mais informação em brevemente

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
32 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
RogerM
RogerM
7 anos atrás

Excelente corrida a de hoje, com emoção até ao final com uma intensa disputa entre Bottas e Vettel. O Bottas esteve imperial hoje, não cedendo à pressão constante de Vettel. Em termos de disputas de posição, as mesmas foram mais em estratégia, com as paragens nas boxes. O Kimi parece que reencontrou ritmo de corrida, e a Mercedes também, talvez dando razão aos boatos que poderiam estar a apostar mais na afinação de corrida, do que de qualificação. Ao contrário do colega de equipa, Hamilton parece que este fim-de-semana, não teve o melhor ritmo de corrida, culminado numa quarta posição… Ler mais »

RogerM
RogerM
Reply to  RogerM
7 anos atrás

Achei piada ao Eddie Jordan nas entrevistas de pódio, pedir directamente ao Wolff para renovar o contrato ao Bottas.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
7 anos atrás

O Bottas está-me a surpreender. Não achava grande coisa dele na Williams, mas tem o que é preciso para ser campeão. Tem-o mostrado, não só em pista, mas pela compostura de carácter.
À McLaren falta um bocadinho assim.
Palmer, Stroll e Kvyat ficavam muito bem na Formula E.

Fernando Cruz
Fernando Cruz
Reply to  sr-dr-hhister
7 anos atrás

A Formula E não é mais fácil do que a Formula 1, pelo contrário…

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Fernando Cruz
7 anos atrás

Não sei, não vejo. A ideia era mesmo deixar de os ver na F1.

can-am
can-am
7 anos atrás

Tiro o chapéu ao Bottas. Vitória autoritária numa corrida que dominou totalmente e que começou a ganhar no arranque. Já na prova anterior tinha dominado na fase inicial duma forma impressionante. Mas ficou mais uma vez provado que a vantagem da Ferrari está nos pneus que conseguem durar mais tempo neles. E atenção que o Bottas vai ser opção para o campeonato. No geral foi uma corrida quase sem interesse. Parece que o campeonato vai ser a 3

jo22101626
jo22101626
7 anos atrás

Grande corrida do Bottas e do Vettel, com o finlandês a ter um melhor arranque que provavelmente decidiu a corrida. Hamilton ás vezes tem fim de semanas assim, que simplesmente desaparece coisa que não se pode dar muito ao luxo de fazer pois este ano não tem só um adversário pelo título como em anos anteriores mas tem sim 2 fortes candidatos,adversários estes na minha opinião mais capacitados que o que ele estava habituado.

MVM
MVM
7 anos atrás

Que vitória sensacional do Valtteri Bottas! Foi uma vitória dele e só dele, completamente por mérito seu. A partida foi, evidentemente, o momento determinante, mas a frieza com que resistiu ao Vettel no final só prova que o Valtteri é aquilo que eu sempre disse, mesmo debaixo da irrisão de alguns: este homem é uma máquina de ganhar corridas. Foi para mim extremamente gratificante ver o Valtteri ganhar. Foi como se tivesse ganhado uma aposta, depois de seguir a carreira dele desde que foi o companheiro de equipa do Jules Bianchi na F3 Euroseries. Decerto, teve a sorte de o… Ler mais »

asfalto
asfalto
7 anos atrás

Excelente vitoria de Bottas numa corria a quatro até a troca de pneus. O Bottas em pista respondeu ao pai do Hamilton da melhor forma. Foi uma corrida de muitas expectativas mas sempre muito longe uns dos outros, para trás também não se viu nada para animar a corrida. Acho que o Kimi não etá bem com algo, até o relacionamento com o amigo Vettel me pareceu abalado. Veremos no futuro como vai ser, mas creio que no final da época se não sai por falta de resultados sai por querer mais do que lhe querem dar.

RogerM
RogerM
Reply to  asfalto
7 anos atrás

Acho mais estranho o relacionamento entre o Kimi e o Bottas, logo eles que falam a mesma língua.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  RogerM
7 anos atrás

Eu explico:
“Bwoah… o melhor finlandês sou eu pá. Sai dai!”
“O que queres pá? Tenho um Mercedes”
“E eu já ganhei um campeonato ó sapatilhas!”
“Vai mas é servir de escudo ao Vettel!”
“E tu vai brincar com o Roscoe, ó sapato!”

Pity
Pity
Reply to  RogerM
7 anos atrás

Os toques entre ambos, o ano passado, ainda não estarão esquecidos, daí a frieza entre eles.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
7 anos atrás

E o Bottas a confirmar o que muitos por aqui diziam que não ia conseguir: Nem sequer vai ganhar um Grande Prêmio! Pois…

Valsenninha
Valsenninha
7 anos atrás

Bem meus amigos… Excelente fim de semana para o Bottas, esteve sempre mais rápido que o Hamilton, que parece que teve falta de acerto no ultimo sector da pista, acontece, e sabíamos que qualquer piloto no Mercedes haveria de ganhar quando o Hamilton estivesse mal, o que tbm acontece… Neste momento, o Hamilton se quer ganhar campeonatos e corridas, tem que se fazer a vida. Continuam na frente a meu ver, mas em certas corridas mais quentes a Ferrari terá muito a dizer. Esta será a primeira de muitas vitórias do Bottas, é agenciado pelo Toto Wolff, não preciso de… Ler mais »

lanca-strolha
lanca-strolha
7 anos atrás

E o stroll acabou uma corrida…
O Vettel ganhava se NÃO fosse o massinha

RogerM
RogerM
Reply to  lanca-strolha
7 anos atrás

Este circuito não é de fácil ultrapassagem…basta olhar para a corrida, e ver que foram poucas as ultrapassagens.

sidekick
sidekick
Reply to  lanca-strolha
7 anos atrás

Interessante que quase ninguém se refere à atitude do Massa quando fez perder cerca de um segundo ao Vettel quando este se preparava para dar a estocada final no único sítio em que podia…
Talvez os comissários de pista tenham percebido que o Massa NÃO estava a ser dobrado, e que até se encostou, não fosse ele brasileiro, como diz o Mini Verstappen.
O arranque fulgurante do Bottas valeu a corrida, com uma estratégia da Ferrari que ainda não consegui perceber se resultou minimamente…

MVM
MVM
Reply to  sidekick
7 anos atrás

Eu também duvido que o Vettel tivesse conseguido ultrapassar e que essa estocada final tivesse tido lugar, mas o próprio David Coulthard disse que o Massa sabia perfeitamente o que estava a fazer. Não só bloqueou o Vettel como deu uma boleia de DRS ao Bottas, o que foi decisivo porque nessa altura o Vettel também já estava em condições de usar o DRS.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  MVM
7 anos atrás

Ao Massa ainda lhe dói o que a Ferrari lhe fez.

MVM
MVM
Reply to  Kimi Iceman
7 anos atrás

Nesse caso devia crescer um bocadinho, porque nem esta é a Ferrari que fez dele capacho do Alonso nem o Vettel, que eu saiba, alguma vez o prejudicou. Por outro lado, se quis ajudar o ex-colega de equipa, só mostrou falta de profissionalismo, assim tipo “este é o meu último ano, faço o que quero e estou-me a c****”. Seja como for, podia ter agido como um adulto.

Pity
Pity
7 anos atrás

Confesso que preferia que tivesse ganho o outro Mercedes, ou o outro finlandês, mas ver a reacção do Bottas após a vitória, fez com que lhe “perdoasse” a “ousadia”. A verdade, é que fez uma corrida irrepreensível, um excelente arranque e, a partir daí, foi só controlar. Parece que vou ter de mudar a minha opinião sobre ele. Ultrapassagens? Nem vê-las, mas as últimas voltas valeram a corrida. Não gostei da mensagem da Ferrari sobre pôr pressão no Bottas, para ele errar, como se estivessem certos de que ele iria errar. Hamilton nunca conseguiu ter o carro em condições durante… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado