GP Rússia F1: Bottas vence pela primeira vez

Por a 30 Abril 2017 14:38

Valtteri Bottas obteve a sua primeira vitória de sempre na Fórmula 1 ao impor-se no Grande Prémio da Rússia, tirando partido de uma largada fulgurante, em que conseguiu levar a melhor sobre Sebastian Vettel. O alemão da Ferrari trocou de pneus sete voltas mais tarde que o finlandês da Mercedes, conseguindo aproximar-se rapidamente deste a duas voltas do final, mas já não conseguiu evitar o primeiro triunfo do piloto escandinavo.

Largando de terceiro, Bottas foi mesmo a grande figura da corrida, pela forma como ‘furou’ entre os dois Ferrari na primeira fila da grelha de partida no momento da largada, conseguindo surpreender Vettel pelo lado exterior da segunda curva. Depois o finlandês conseguiu uma boa margem para o alemão, mostrando que o Mercedes funcionava melhor com os pneus ultra macios do que o Ferrari, pelo menos numa vintena de voltas. Depois as borrachas do carro de Valtteri começaram a deterioraram-se e a diferença entre os dois primeiros baixou.

Bottas pararia para trocar de pneus sete voltas antes de Vettel, que com essa jogada procurou ter pneus mais frescos que os do finlandês para o final da corrida. E isso realmente aconteceu, pois quando regressou à pista estava a quatro segundos de Valtteri, e no final estava a menos de um, confirmando que os Ferrari eram mais eficazes com as misturas super macias que os Mercedes.

O pódio foi completado por Kimi Raikkonen, que embora não partindo muito bem, à imagem do seu companheiro de equipa, conseguiu manter atrás de si Lewis Hamilton na travagem para a segunda curva. A partir dessa altura o finlandês da Ferrari foi-se afastando-se paulatinamente do britânico, que começou a debater-se com a temperatura dos pneus e dos travões do seu Mercedes. A quarta posição seria o melhor que o vice-campeão do mundo conseguiria, perdendo mais terreno no topo do campeonato para Sebastian Vettel.

Atrás dos quatro primeiros Max Verstappen fez uma prova solitária, depois do seu companheiro de equipa, Daniel Ricciardo, ter abandonado com problemas mecânicos (aparentemente travões) na quinta volta. Isso acabou por promover Felipe Massa à sexta posição, que o brasileiro manteve até às paragens nas boxes. Nico Hulkenberg herdou o lugar, antes de também ele ter de parar. Só que Massa acabaria por ter um furo lento que o fez ‘cair’ para a nona posição e permitiu aos pilotos da Force India, Sergio Pérez e Esteban Ocon terminarem logo atrás de Verstappen, e a Hulkenberg ser oitavo. Apesar de uma prova errática Carlos Sainz ainda ‘salvou’ um ponto para a Toro Rosso.

Classificação

1º Valtteri Bottas – FIN (Mercedes) 1m38,08743s

2º Sebastian Vettel – ALE (Ferrari) a 0,617s

3º Kimi Raikkonen – FIN (Ferrari) a 11,000s

4º Lewis Hamilton – GBR (Mercedes) a 25,320s

5º Max Verstappen – HOL (Red Bull-Renault) a 1m00,416s

6º Sergio Pérez – MEX (Force India-Mercedes) a 1m26,788s

7º Esteban Ocon – FRA (Force India- Mercedes) a 1m35,004s

8º Nico Hulkenberg – ALE (Renault) a 1m36,188s

9º Felipe Massa – BRA (Williams-Mercedes) a 1 volta

10º Carlos Sainz Jr – ESP (Toro Rosso-Renault) a 1 volta

 

Mais informação em brevemente

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
32 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
noteam
noteam
7 anos atrás

O Bottas tem qualquer coisa com este circuito, precisamente em Sochi, na temporada de 2014, vi o Bottas fazer a sua melhor corrida na F1, na altura teve um stint que durou uma eternidade, foi essa capacidade em gerir os pneus de forma brilhante que lhe valeu o pódio. Hoje fez mais ou menos o mesmo, a grande vantagem da Ferrari reside na forma como consegue tirar partido dos pneus durante muito mais tempo que os adversários, só mesmo um Bottas muito inspirado conseguiu roubar uma vitória certa ao Vettel. Ver o tri campeão mundial ficar a 25 segundos do… Ler mais »

V8_scars
V8_scars
7 anos atrás

Corrida monótona até 5 voltas do fim, com a incerteza a pairar sobre quem ganharia. A vitoria sorriu a Bottas e foi bem merecida! Vettel ainda tentou mas nunca esteve em posição de atacar a liderança, Kimi a voltar ao podio e a dar-nos o melhor momento da tarde quando o vencedor e segundo classificado o encontraram, descontraído, na antecâmara do pódio, como se estivesse a espera de um café! De resto, uma palavra para o Alonso, começa já a treinar para a indy 500, pelo menos deve correr melhor.

Binha
Binha
7 anos atrás

HUUUUAAAAAAaaa!!!

Graandeee recital de sono…
Há sim a corrida de caravanas… a destacar de longe o comentário de Kimi Räikkönen ao engenheiro, simplesmente o melhor momento da procissão.. digo corrida.
Tal como dizem com gritos, a formula está boa e recomenda se…

Coisas serias, MotoGP em Jerez para a semana…:D

asfalto
asfalto
Reply to  Binha
7 anos atrás

O moto GP que adira a tecnologia híbrida, e vamos ver se continua a ser coisa séria.

Binha
Binha
Reply to  asfalto
7 anos atrás

Oh amigo, o seu comentário sobre o que está a passar em MotoGP foi mesmo hilariante e nada sério.

Enquanto o piloto fizer diferença, houver grande percentagem de perigo eminente e ter algumas corridas imprevisíveis as 3 categorias de MotoGp vão continuar a afastar os poucos adeptos de uma formula, que se vale apenas pelo seu passado genial.
Neste momento é tudo menos a tecnologia híbrida o grande problema desta formula.

MotoGP EM JEREZ e que venham essas corridas, com Miguel Oliveira a poder surpreender com a nova KTM

rodríguezbrm
rodríguezbrm
7 anos atrás

Está de parabéns o Bottas, a confirmar que este é o “seu circuito”. No ultimo comentário falei na vantagem da Mercedes naquela recta e no arranque, e esse km foi de facto decisivo na sua vitória, batendo o 1ª Ferrari no arranque e o 2ª em potência, depois, muito bem a construir uma vantagem com os US e a defendê-la na 2ª parte com os SS. Este fds pareceu o único na Merc com ideias claras sobre o que devia fazer e como. A Ferrari, que ficou a 32 seg em 2016, desta vez e após 1hora de corrida a… Ler mais »

can-am
can-am
7 anos atrás

Este GP apenas vem confirmar uma certa pobreza actual da F1, que é embrulhada e vendida como seja uma grande coisa, mas que na prática não passa de uma caixa cheia de quase nada. Poucos concorrentes, pouca emoção, monotonia.Claro que para quem não conhece o passado da F1, pode contentar-se com isto. Quanto à corrida,parece que temos mais um candidato ao mundial, uma agradável surpresa o Bottas e contra mim falo,porque sinceramente nunca me pareceu ser a escolha certa para a Mercedes. Muito bom. O Hamilton coitado, deve pensar para si próprio : Bolas, azar o meu,livrei-me de um ,mas… Ler mais »

racingmachine
racingmachine
7 anos atrás

Foi uma corrida que valeu pela luta pelo 1o lugar. Creio que até hoje o Bottas ainda não tinha convencido a 100% que era um piloto de topo mas hoje ao aguentar Vettel até ao fim com uma frieza que só um finlandês consegue ter nestas situações, provou que tem estofo para andar entre os melhores. Bem vindo ao Clube! Antes que comecem novamente​ a soar os alarmes por causa da falta de ultrapassgens e de lutas em geral ao longo de resto do pelotão olhemos para a pista de hoje. Sochi não é, na minha opinião, uma boa pista… Ler mais »

MVM
MVM
Reply to  racingmachine
7 anos atrás

Boa comparação entre esta pista e a de Valencia. Como circuito, Sochi é uma redundância. Só faz parte do calendário por interesses comerciais.

Pity
Pity
7 anos atrás

Gostava de saber a razão porque a minha resposta ao sidekick, surge com a indicação de que o meu comentário aguarda moderação. Como aconteceu isso com o primeiro comentário, voltei a escrevê-lo e voltou a acontecer. Será porque pus dois links, um do Globoesporte, outro do site oficial da F1? Como tenho postado várias vezes links da Globo, estou em crer que o problema está no outro.
Entretanto, caro sidekick, leia as declarações do Massa no site da Globo e as do Vettel no site da F1, nas declarações de equipas e pilotos.

elio
elio
7 anos atrás

Uma excelente e merecidíssima vitória de Bottas, conseguida muito por “culpa” da largada fantástica que fez e de um óptimo 1º stint. Cometeu no entanto um erro crasso que lhe teria custado a vitória: Não estivesse ele em Sochi -um circuito onde é extremamente difícil ultrapassar e com características muito vantajosas para o carro com a motorização mais potente (que continua a ser o Mercedes) e teria tido poucas possibilidades de se defender do ataque do Vettel na parte final da corrida. Depois de Bottas ter batido o companheiro de equipa pela 2ª vez consecutiva em qualificação e ter ganho… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado