GP Qatar F1: Primeira pole de Max Verstappen desde o GP da Áustria
Max Verstappen(Red Bull RB20/Honda RBPT) assegurou a pole por 55 milésimos, a sua primeira desde o GP da Áustria, mas poderá ter algum problema porque terá impedido George Russell (Mercedes W15), que não conseguiu melhorar na sua última volta o seu registo. A situação será investigada depois da sessão, mas ao que parece essa não era uma volta rápida do piloto da Mercedes e isso deverá ser levado em conta na decisão. A Red Bull não tinha dado ainda indicações de ser capaz de lutar pela pole, pelo que esta é uma boa surpresa.
Terceiro lugar para Lando Norris (McLaren MCL38-Mercedes), que partilha a segunda linha da grelha com o seu colega de equipa, Oscar Piastri (McLaren MCL38-Mercedes).
Charles Leclerc (Ferrari SF-24) foi quinto na frente de Lewis Hamilton (Mercedes W15), seguindo-se Carlos Sainz Jr. (Ferrari SF-24), Fernando Alonso(Aston Martin AMR24-Mercedes), Sergio Pérez (Red Bull RB20/Honda RBPT) e Kevin Magnussen(Haas VF-24 Ferrari) a fechar o top 10.
Na primeira tentativa, George Russell (Mercedes W15) tinha o registo mais rápido, mas não melhorou a sua segunda tentativa, os Comissários podem entender que houve alguma irregularidade de Max Verstappen (Red Bull RB20/Honda RBPT), mas como não foi numa volta rápida o mais provável é não interferir na pole. Seja como for, fantástica qualificação de Verstappen.
Q1 sem surpresas, dois Williams de fora
Alexander Albon (Williams FW46-Mercedes), Liam Lawson (RB VCARB01-Honda), Nico Hülkenberg (Haas VF-24 Ferrari), Franco Colapinto (Williams FW46-Mercedes) e Esteban Ocon (Alpine A524 Renault), dois Williams, um TB, HAAS e Alpine. Não houve surpresas, nem incidentes na sessão, George Russell (Mercedes W15) foi o mais rápido na frente dos dois Ferrari de Charles Leclerc (Ferrari SF-24) e Carlos Sainz Jr. (Ferrari SF-24). Boa prestação dos Kick Sauber, que passam ambos à Q2. Também importante, Sergio Pérez passou à Q3…
Q2: Max verstappen ‘mostrou-se’, eliminados sem surpresas…
Eliminados na Q2 foram Pierre Gasly (Alpine A524 Renault), Zhou Guanyu (Kick Sauber C44-Ferrari), Valtteri Bottas (Kick Sauber C44-Ferrari), Yuki Tsunoda (RB VCARB01-Honda) e Lance Stroll (Aston Martin AMR24-Mercedes), à Q3, com alguma surpresa passou Kevin Magnussen(Haas VF-24 Ferrari).
Max Verstappen(Red Bull RB20/Honda RBPT) foi o mais rápido desta fase da qualificação, registando um crono surpreendente o que deixa tudo em aberto para a Q3, que pode ter quatro equipas na luta pela pole.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
A “sessão de testes” da Red Bull na sprint, deu bons frutos e mostra a importância de abrirem o parque fechado entre a sprint e a qualificação. Há quanto tempo o Perez não chegava à Q3!
De resto, a McLaren não esteve tão forte, ainda assim continua com os dois carros na frente da Ferrari.
Russell continua a aproveitar as baixas temperaturas…
Era só gajos com blusões de penas…
Não seja assim…
Fazer a pole com o quarto melhor carro…Fantástico
Eu diria o “pior”…. Com tudo novo e a preparar terreno para 2025, normal… Agora de “fantástico”… de nada tem.
De “fantástico” só para os “vespa max’s”… :))))
Para mim não foi surpresa nenhuma. Quem é capaz de vencer o Mundial com qualquer carro, consegue até o impossível.
Com qualquer carro?… Williams já!… Não brinquem!… Sempre quero ver um dia que “mude de fato” se se ajoelham a ele!… Chama-se a isso ” não vêm mais ninguém”… Juízo.
Foi um comentário irónico.😉
Já agora só para dizer às vespas que a pole “já foi” por prejudicar a volta do Russell.
Boa noite!
Amanhã na primeira volta empurra quem for para fora… Melhor, alarga a trajectória…. E limpa-se…. A ver camos
Afinal já não é o Verstappen que vai partir da pole. Penalização de um lugar na grelha. Vi no Autosport (aquele que funciona a uma velocidade normal).