GP Portugal F1: 97ª vitória de Lewis Hamilton

Uma corrida brilhantemente gerida por Lewis Hamilton (Mercedes), permitiu-lhe alcançar a sua segunda vitória da temporada, e também o segundo triunfo no Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1, terminando à frente de Max Verstappen (Red Bull), enquanto o seu companheiro de equipa, Valtteri Bottas, foi terceiro.
Desta forma, Hamilton alargou a liderança do campeonato para oito pontos. Lando Norris colocou o seu McLaren na quinta posição, atrás do segundo Red Bull, o de Sergio Pérez, mostrando que continua em boa forma. Fernando Alonso fez a sua melhor corrida desde que regressou à F1, com o oitavo lugar com Daniel Ricciardo nos pontos, depois de partir do 16º lugar da grelha. Lewis Hamilton é o primeiro piloto a repetir a vitória este ano.
O britânico até nem teve uma partida muito boa, mas com uma boa estratégia o #44 conseguiu ser mais forte que o holandês, e o seu companheiro de equipa. Kimi Raikkonen foi o único piloto a abandonar a prova, isto ainda na volta 2.
História da corrida
Carlos Sainz, Esteban Ocon, Lando Norris, Pierre Gasly, Sebastian Vettel, Lance Stroll e Kimi Raikkonen largaram para a corrida com pneus macios, de resto todos os pilotos tinham nos seus monolugares pneus médios.
Valtteri Bottas saiu da primeira posição da grelha de partida do GP de Portugal, com o seu colega de equipa Lewis Hamilton ao seu lado, tendo a Mercedes pela primeira vez esta época, os dois pilotos nas duas primeiras posições.
Boa largada de Carlos Sainz, que ultrapassou Sérgio Perez pela quarta posição e de Lando Norris que subiu ao 6º posto, tendo ultrapassado Esteban Ocon.
A primeira e única situação de Safety Car surgiu na segunda volta, com Raikkonen a partir a asa da frente do monolugar ao bater na traseira do monolugar do seu colega de equipa na reta da meta e foi assim o único desistente do GP de Portugal. O SC durou até à volta 6.
No recomeço, Bottas atrasou o pelotão até ao máximo e Hamilton perdeu a posição para Verstappen na travagem para a curva 1, já Norris ultrapassava Sainz e subia ao quarto posto. O espanhol perdeu também a posição para Pérez e teve de defender a posição aos ataques de Ocon e depois do colega de equipa Charles Leclerc.
Daniel Ricciardo estava em plena recuperação no inicio da corrida. Na volta 10 era já 11º. Verstappen começou a sua “caça” a Bottas por esta altura, mas uma perda momentânea de tração na última curva colocou o neerlandês em má posição, tendo sido apanhado por Hamilton. O britânico voltava ao lugar atrás de Bottas.
À volta 16, Norris perdeu a posição para Perez na reta da meta, já o seu colega de equipa ultrapassava Vettel e subia ao top 10. Na volta 20, Lewis Hamilton ganhou o terreno suficiente para entrar no espaço do DRS e conseguiu ultrapassar no final da reta da meta Bottas e ganhou imediatamente 1 segundo para o seu companheiro de equipa. Verstappen estava também ele a ganhar terreno a Bottas.
Carlos Sainz foi o primeiro piloto a abrir as hostilidades na paragem das boxes, com Yuki Tsunoda a seguir o exemplo do espanhol. Norris foi o piloto seguinte. Ocon e Tsunoda apostaram a sair para a pista com os pneus mais duros.
Na frente, Hamilton, Bottas, Verstappen e Perez estendiam o turno com pneus médios, parecendo que este composto era o melhor para o estado da pista a meio da corrida. Por esta altura, Lance Stroll (7º) ainda tinha os pneus macios instalados no Aston Martin e Daniel Ricciardo e Fernando Alonso ainda tinham também os médios desde a largada, ocupando o 5º e o 6º posto, respetivamente.
Verstappen foi o primeiro dos 4 primeiros a parar, trocando o composto médio pelo composto duro da Pirelli. Bottas respondeu na volta seguinte para trocar de pneus, também para o composto duro. Na primeira volta depois da paragem, Bottas perdeu tração e terreno para Verstappen, com o neerlandês a ultrapassar o finlandês na travagem para a curva 6, para assumir o segundo posto da classificação.
Hamilton recebeu instruções da equipa para colocar temperatura nos pneus duros após a sua paragem, possivelmente para não ter o mesmo problema que Bottas experimentou.
Stroll parou para trocar os pneus macios apenas na volta 40 da corrida, caindo para 14º com pneus médios. Alonso e Ricciardo foram os últimos pilotos a parar para troca de pneus, excetuando Perez, que continuava ainda com o mesmo jogo de pneus desde a partida e era líder da corrida.
Carlos Sainz (pneus de composto médio) perdia muito tempo para os pilotos que utilizavam pneus duros, com Ocon a ultrapassar o piloto da Ferrari, que descia para a 8º posto.
Sérgio Perez foi instruído na volta 45 que o seu turno timha de ser estendido em mais 10 voltas. O mexicano era líder da corrida na altura, ainda sem ter parado e tinha pouco mais de 5 segundo de vantagem para Hamilton e menos de 8 segundos para Verstappen, que seguia em terceiro.
NIkita Mazepin estava sob investigação por travar a ultrapassagem quando estava a ser dobrado por Sérgio Perez.
Na volta 51 Alonso ultrapassou Ricciardo na reta da meta, para assumir o 9º posto. Na mesma volta, Perez parou (finalmente) para trocar os pneus médios por pneus macios usados. Bottas conseguiu ganhar algum terreno a Verstappen e estava a menos de 2 segundos a 12 voltas do fim.
Nikita Mazepin foi penalizado com 5 segundo por ter desrespeitado as bandeiras azuis.
Bottas avisou a equipa que estava a perder potência, mas da box veio a confirmação que era um problema num sensor e que estava tudo bem com o Mercedes.
Logo à frente a Mercedes mandou Bottas para a box para trocar para pneus novos e tentar a volta mais rápida da corrida e com isso ganhar mais um ponto. A Red Bull fez o mesmo com Verstappen.
Verstappen fez a melhor volta na última volta da corrida, batendo a tentativa de Bottas, mas a sua marca foi apagado por ter ultrapassado os limites de pista, por isso o ponto extra vai para Bottas.
Carlos Sainz esteve a lutar com a degradação dos pneus médios no final da prova, tendo sido ultrapassado nas voltas finais por Alonso, Ricciardo e Pierre Gasly.
No fundo do pelotão é de ressalvar a luta entre Mick Schumacher e Nicholas Latifi, com o rookie alemão a conseguir terminar à frente do piloto da Williams.
Lewis Hamilton garantiu assim a 97ª vitória, tendo chegado a rodar no terceiro posto e conseguido ganhar posições até chegar à liderança e mostrar toda a sua capacidade em manter o ritmo certo conforme a corrida vai exigindo.

O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Que grande corrida do N. Mazepin! E do Kimi!!! Kimi quase que fazia uma volta de olhos fechados! Recorde mundial!!! Vettel a mostrar a Stroll como se faz! Um desempenho imperial da AM. Sainz a perder para Gasly que é um piloto superior num carro superior. Sem hipóteses hoje. Leclerc a ser carregado pela Ferrari que se mostra completamente despida de princípios. Alonso numa péssima demostração. É espanhol e basta e os espanhóis são maus, têm um coração negro que palpita por baphomet. Enfim. O mais surpreendente nesta corrida foi o pódio. Coisa rara ver estes três juntos! No fim… Ler mais »
O almoço hoje foi bem regado! 🙂 Tiro-lhe um negativo porque, apesar dos disparates, fez-me rir.
Hahahahahaha…bota almoço nisso.!!!.bém…foi uma boa corrida.!.kkkkkk
😉
Grande corrida mais uma desta temporada de 2021, à semelhança do ano de 2012! Com a Mclaren a regressar muito perto do topo da f1, com um carro muito competitivo, e uma RBR também com um motor e chassis muito competitivos! Grande vitória de Lewis Hamilton, foi mesmo no braço, este circuito assenta como uma perfeição à pilotagem do heptacampeão mundial, mais uma vez os ingleses a serem muito felizes em Portugal, no algarve em Portimão, região historicamente dominada pelos ingleses desde sempre para sempre! Corrida magistral, a provar toda a competividade do Mercedes em todo o fim de semana… Ler mais »
Começo a ser repetitiva, mas tem de ser. Excelente corrida, com muitas e boas lutas. Grande corrida de Hamilton, a mostrar porque tem sete títulos. Não dominou de fio a pavio, mas foi mestre nos momentos decisivos. Bottas, apesar do problema com o sensor, que é uma atenuante, a mostrar que lhe falta qualquer coisa para poder lutar por um título. Verstappen deu tudo, mas hoje não tinha o melhor carro. Pérez a mostrar que já se está a adaptar ao Red Bull. Norris muito bem e Ricciardo a fazer uma grande recuperação. Ocon bem e Alonso, tal como Ricciardo,… Ler mais »
Concordo em pleno com o que diz. O próprio Hamilton humildemente disse se não tem sido um erro do Verstapen ia ser difícil. Que venha já o próximo GP, e que Verstapen não faça tantos erros tanto na qualificação como na corrida
Temos um campeonato bem mais disputado este ano. Mais um belo par de ultrapassagens e uma boa luta entre dois grandes pilotos de seu nome Hamilton e Verstappen. Pena não ter durado até ao fim da corrida. Norris sempre batalhador a brilhar uma vez mais, e Leclerc, sempre consistente, a impor-se ao seu (bom) colega de equipa. Boas recuperações de Ricciardo e de Alonso, este último a conseguir mesmo ficar imediatamente atrás do seu jovem colega de equipa. E por falar, a Alpine-Renault parece estar agora a mostrar que tem carro para se chegar à frente. Desilusão o desempenho da… Ler mais »
Mas que excelente corrida! Muito bem Hamilton e Verstappen, fizeram ambos uma grande corrida e ganhou quem teve o melhor carro durante todo o fim de semana. De resto vejamos: Confirmações positivas: Norris com mais uma grande corrida e também Leclerc (este senhor é mesmo um valor seguro). Outras grandes performances: Ocon e Alonso, até doí ver até que ponto o espanhol calou quem ontem, após a qualificação, precipitou-se e festejou cedo demais…(Alonso a mostrar que há velhos campeões que podem regressar aos bons momentos). Desgostos: Vettel (mais uma corrida em que nem cheirou os pontos, mais um desempenhou ao nivel…do… Ler mais »
Caso para dizer – muito bem escrito! 😉
Toda a gente fala que foi uma excelente corrida. Mas o que eu vi foi mais do mesmo e poucas ultrapassagens, e os carros todos separados por muitos segundos. Depois do início a corrida tornou-se uma seca, nunca houve grandes lutas, o Hamilton foi à vida dele a Red Bull já foi, daqui para a frente ainda vai ser pior.
Você deve ter uma bola de cristal
Tambem achei uma chachada a corrida e uma realizaçao da treta no ano passado e la no local gostei bem mais e ainda dizem que na Tv e melhor e sim com uma boa realizaçao a de ontem nao gostei e mais uma vez o nabo ha ha ha ha do Hamilton deu a banhada ao tal super dotado mas que tem uma cabeça muito pequenina sai ao Pai
Uma corrida relativamente interessante, em que Hamilton demonstra que não está para brincadeiras. Verstappen por sua vez fez uma corrida boa também mas em que errou e contra Hamilton os erros pagam-se muito caro. Ainda estamos no início da época mas Verstappen já errou duas vezes e perdeu 14 pontos,talvez seja esta época que mude de ideias e que passe a achar que Hamilton ganha apenas pelo carro. Deixo uma palavra de desprezo pela RedBull e a palhaçada a que sujeitam os seus supostos segundos pilotos para tentar ajudar o seu menino, indescritível o que fizeram com Perez, o homem… Ler mais »
Tem razao por isso acho que a RedBull nao vai a lado nenhum com um piloto sem cabeça nao e preciso so ser rapido falta mais qualquer coisa e isso ou nasce com a pessoa ou entao zero e preciso cabeça e o laranjinha ja mostrou que tem pouca
Habemus Campeonatus. A terceira boa corrida da época. A continuarmos assim, teremos aqui uma safra vintage. Por esta altura já sabemos que o título de pilotos se irá decidir entre Hamilton e Verstappen. O que temos de bom para o espetáculo, é que Mercedes e Redbull estão tão próximas, que as caracteristicas da pista, as temperaturas, as próximas evoluções e até um mau pit-stop. Podem fazer as coisas pender para um ou outro lado. Se Redbull e Mercedes estão próximas. O Max e o Lewis, estão muito à frente dos seus colegas de equipa. O que lhes permite brilhar a… Ler mais »
do mazepin e impossível não se falar mal, a caminho do pior de todos os tempos que passaram na f1, volta grosjean que por mim tas perdoado.
Pior de sempre, será exagero. Estou a lembrar-me de outros “artistas” que, quanto a mim, levam a palma ao russo. Yuji Ide, Giovanni Lavaggi (para falar só daqueles que vi correr).
Concordo que a Mercedes e a RedBull estão realmente muito próximas. Óptimo para o espectáculo!
Talvez a ligeira vantagem da Mercedes seja mesmo ainda a nível de motor. Quer-me parecer que aquele motor Honda não está ao nível do motor alemão…
Cumprimentos
Donde se prova mais uma vez e para quem ainda tem duvidas, que o carro do Hamilton não tem nada a ver com o do Bottas. Apenas a forma é igual. Vitórias assim são, como o titulo duma célebre biografia do saudoso Mark Donohue, “unfair advantage”. Siga o circo.
donde é que tu saíste?
donde se vê que não é nada igual claramente é entre o volante e o assento.
Claro, e o pai natal mais as renas foram ao circo !
mas, já agora, donde é que viste que os carros dos dois são diferentes??
É que nem sequer a forma é igual. Os patrocinadores concordaram todos que o espaço publicitário no carro do Hamilton, poderia ser mais pequeno, no intuito de poupar peso e assim dar uma vantagem extra ao piloto britânico.
Para além disso, é óbvio que a Pirelli faz os pneus à medida para o Hamilton. Utilizando borrachas especiais colhidas de seringueiras da Amazónia profunda.
Mas a grande, grande vantagem do Sir, é o peso político. Aqueles discursos políticos que ele faz dentro do carro, enquanto toca nos apex e encurta as travagens. Destroiem completamente os adversários.
LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLLLLLLLLLL
Acha mesmo entao como e que fez a pole trocaram de capacetes o problema e outro e fazer 60 voltas sempre concentrado e depois ser o melhor de sempre mas a muita dor de corno paciencia
Um pouquinho de pontuação e acentuação, teria ajudado a ler melhor o seu comentário.