GP Países Baixos F1: terceira pole-position do ano para Lando Norris

Por a 24 Agosto 2024 15:14

No regresso das férias da Fórmula 1, a 15ª ronda de 24, desta feita em Zandvoort, Lando Norris (McLaren MCL38-Mercedes) assegurou a pole position na frente de Max Verstappen (Red Bull RB20 Honda RBPT) com a segunda linha da grelha a ficar para Oscar Piastri (McLaren MCL38-Mercedes) e George Russell (Mercedes W15).

Esta manhã Pierre Gasly (Alpine) liderou uma sessão de treinos livres em piso molhado muito perturbada pelo forte acidente de Logan Sargeant, que destruiu por completo o seu Williams e não marcou presença na qualificação devido à extensão dos danos infligidos. A meteorologia continua mista, com uma possibilidade muito real de chuva, mas esta não surgiu na qualificação.

Na Q1 foram eliminados Daniel Ricciardo, Esteban Ocon (muito queixoso com a equipa no final da Q1), Valtteri Bottas e Guanuy Zhou (Kick Sauber). Na Q2, surpresas com a eliminação de Carlos Sainz (Ferrari), Lewis Hamilton (Mercedes), Yuki Tsunoda (RB), Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen, ambos da Haas-Ferrari.

Naquela que foi a 15ª qualificação da época – exceção feita às qualificação sprint – terceira pole da época para Lando Norris, depois das oito de Max Verstappen, duas de Charles Leclerc e George Russell, respetivamente.

Na série de voltas decisiva, na Q3 Max Verstappen (Red Bull RB20 Honda RBPT) foi para a liderança, mas a 30 segundos do final da sessão, Lando Norris (McLaren MCL38-Mercedes) voltou para a frente, ‘dando’ 0.356s a Verstappen com Oscar Piastri (McLaren MCL38-Mercedes) a ficar-se pela terceira posição.

George Russell (Mercedes W15) terminou em quarto na frente de Sergio Pérez (Red Bull RB20 Honda RBPT) com Charles Leclerc (Ferrari SF-24[9) em sexto, um registo que conseguiu na última tentativa, passando Fernando Alonso (Aston Martin AMR24-Mercedes), depois dos Aston Martin terem feito apenas uma tentativa. Alexander Albon (Williams FW46Mercedes) foi oitavo na frente de Lance Stroll (Aston Martin AMR24-Mercedes) e Pierre Gasly (Alpine A524 Renault) com o francês na Q3, enquanto o seu colega de equipa se ficou pela Q1.

Carlos Sainz Jr. (Ferrari SF-24) e Lewis Hamilton (Mercedes W15) foram as más surpresas da sessão ao ‘ficarem’ na Q2, em 11º e 12º, respetivamente, na frente de Yuki Tsunoda (RB VCARB 01 Honda RBPT)

Nico Hülkenberg (Haas VF-24 -Ferrari), Kevin Magnussen (Haas VF-24 -Ferrari), Daniel Ricciardo (RB VCARB 01 Honda RBPT), Esteban Ocon (Alpine A524 Renault), Valtteri Bottas (Kick Sauber C44 Ferrari)

Zhou Guanyu (Kick Sauber C44 Ferrari) e Logan Sargeant (Williams FW46 Mercedes) que não disputou a qualificação depois do seu acidente no terceiro treino livre.

Os mesmos dois pilotos, Lando Norris e Max verstappen, estão na primeira linha em Zandvoort pelo segundo ano consecutivo, mas na ordem inversa. Esta é a quarta vez nesta temporada que Norris e Verstappen partilham a primeira linha. Norris conquistou a quarta pole position da carreira e a primeira pole da McLaren em Zandvoort desde Alain Prost em 1984.

Curiosamente, Norris tem cinco arranques anteriores da P1 (três poles de Grandes Prémios e duas poles de Sprint), mas nunca manteve a liderança na primeira volta em nenhuma delas. Vamos ver se é desta…

Max Verstappen parte em segundo, tendo vencido as suas últimas cinco partidas consecutivas a partir da 2ª posição da grelha, incluindo em Espanha no início desta época. Esta é a primeira vez na sua carreira que ele não larga na pole em sua corrida em casa.

Oscar Piastri foi terceiro, sendo apenas a sua segunda partida nos três primeiros lugares nas últimas sete corridas. A outra foi na Hungria, onde ele venceu. George Russell ficou com a quarta posição e supera agora Lewis Hamilton em 11-4 nesta temporada. Hamilton foi eliminado na Q2 pelo segundo ano consecutivo aqui, em Zandvoort. Carlos Sainz não conseguiu chegar à Q3 pela segunda vez este ano, depois do Canadá.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
29 dias atrás

Esta qualificação deixou-me água na boca para amanhã. Espero que seja desta que Norris aproveite a pole (já é tempo).
Surpresas: Sainz e Hamilton ficarem na Q2, e as diferenças entre pilotos numa pista tão curta.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
29 dias atrás

Não percebi as ultrapassagens do Verstappen à saída da box.
É só ridículo.

917/30
Reply to  Daniel Sousa
29 dias atrás

Max, Max, Max…és obcecado!!! Devias era tentar perceber o porquê de LH ter ficado na Q2… lol

917/30
29 dias atrás

Grande Lando!!!

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado