GP Países Baixos F1: Será desta que Lando Norris aproveita a pole position?
Os mesmos dois pilotos, Lando Norris e Max Verstappen, estão na primeira linha em Zandvoort pelo segundo ano consecutivo, mas desta feita na ordem inversa sendo esta é a quarta vez nesta temporada que Norris e Verstappen partilham a primeira linha. Norris conquistou a quarta pole position da carreira e a primeira pole da McLaren em Zandvoort desde Alain Prost em 1984.
Curiosamente, Norris tem cinco arranques anteriores da primeira posição da grelha (três poles de Grandes Prémios e duas poles de Sprint), mas nunca manteve a liderança no final da primeira volta em nenhuma delas. Vamos ver se é desta…
Por outro lado, Max Verstappen parte em segundo, tendo vencido as suas últimas cinco partidas consecutivas a partir da segunda posição da grelha, incluindo em Espanha, a última corrida que venceu, já em junho. Esta é a primeira vez na sua carreira que não larga na pole em sua corrida em ‘casa’.
Oscar Piastri foi terceiro, sendo apenas a sua segunda partida nos três primeiros lugares nas últimas sete corridas. A outra foi na Hungria, onde venceu.
É verdade que Lando Norris larga na pole position, mas vamos ver como ultrapassa o facto de nas cinco ocasiões na sua carreira na Fórmula 1 até agora ainda não ter conseguido manter a posição no final de nenhuma das voltas iniciais.
É uma sequência que começou quando ele realmente fez uma grande largada em Sochi em 2021, mas foi desviado no longo arrasto para a primeira zona de travagem, e este ano, caiu para terceiro em Barcelona e Budapeste.
Mas ambas as distâncias eram longas até à primeira curva, ao passo que aqui em Zandvoort é bem mais curta até à curva 1 e Norris está confiante no trabalho que tem vindo a fazer nos seus arranques, mas também no seu desempenho médio fora da linha de meta, que diz ser geralmente forte.
No entanto, terá de ser assim este fim de semana se quiser dar a si próprio a melhor hipótese de vitória, face ao herói da casa, Max Verstappen que parte a seu lado. A liderança de Verstappen no campeonato de pilotos é de 78 pontos, mas ele não vai querer que Norris a reduza, e muitas vezes tem sido clínico na luta pela liderança no início de uma corrida.
A volta de abertura é ainda mais importante para Verstappen do que é frequentemente o caso, devido à vantagem que Norris tinha na qualificação – mais de 0,35s sobre a sua última volta na Q3 – uma margem que o líder do campeonato diz que pode ser demasiado grande para ‘fechar’ na corrida.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Então vamos lá ( enquanto a vastíssima legião de adeptos do Lando está a rezar ou a fazer figas). A corrida de hoje é um ponto-chave da carreira dele. Parte na pole, numa pista que quase parece ter sido feita para o seu McL; tem que partir bem, e fugir sem deixar a possibilide a nenhum , sobretudo ao Verstappen ( até agora o Lando quando disputa uma posição com ele quase que se desmaterializa, há ali um problema) e ao Piastri, a coisa pior seria ele encontrar-se atrás deste ao fim da 1ª volta. Perder com o Verstappen seria… Ler mais »
Acho mais que é uma corrida chave para o max por jogar em casa numa altura que a hegemonia que tinha, “perdeu-se”… Norris não tem nada a perder.
Mas faltam 10 corridas, a diferenca entre o 1° e 2 ° são 7 pontos, a diferenca actual entre os 2 no campeonato é de 80 pontos (?). Dá para gerir (por enquanto), até porque o Checo não é ameaça para ele, ao passo que o Lando tem o Webber a acossar o seu pupilo Piastri.
79 pontos, mas não faltam só 10 corridas, faltam 10 mais 3 sprints. Seria preciso que o Norris ganhasse todas e que o Max não fizesse nenhuma volta mais rápida. (se o Max fosse sempre segundo). Quase impossível, diria.
Se não for tenrinho e o Piastri se despachar…