GP Países baixos F1: segunda vitória de Lando Norris, terceira da McLaren este ano
Numa corrida interessante, num circuito estreito, sinuoso e difícil, Lando Norris (McLaren MCL38-Mercedes) venceu pela segunda vez esta temporada, depois de Miami, naquele que é o terceiro triunfo da equipa de Woking este ano. Apesar de ter desaproveitado a pole-position, o piloto inglês precisou apenas de 18 voltas para passar Max Verstappen (Red Bull RB20 Honda RBPT), que terminou em segundo, muito longe da frente. Norris mostrou que a McLaren não tem atualmente, neste tipo de pista, adversários, num Grande Prémio em que se esperava muito da Mercedes, e menos da Ferrari, mas foi exatamente o contrário que sucedeu.
Grande luta pelo derradeiro lugar do pódio com Charles Leclerc (Ferrari SF-24) a conseguir manter Oscar Piastri (McLaren MCL38-Mercedes) atrás de si apesar de perseguido de perto durante muitas voltas.
Lando Norris (McLaren MCL38-Mercedes) perdeu o 1º lugar no arranque, na volta 14 mantinha muito perto na traseira de Verstappen e já com DRS depois do neerlandês se ter afastado um pouco nas primeiras voltas, e na volta 17 fez o primeiro ataque a Verstappen, passando-o uma volta depois. Depressa alargou a margem na frente, na volta 27 o avanço já era de 6.232s, na volta 29 foi às boxes, saiu a frente de Verstappen, a margem passou para 4.9, na volta 40 já estava nos 10 segundos e foi sempre a somar até final, terminando com 22.896s de avanço e ainda fazendo a melhor volta da corrida, na derradeira volta, deixando claro que o McLaren é atualmente o melhor carro.
Max Verstappen (Red Bull RB20 Honda RBPT) teve um excelente arranque, foi para a frente, à 10ª volta tinha 1.518s de avanço para Lando Norris, , na 14ª volta queixou-se que o carro não curvava na curva 10, e pouco depois Norris passou-o, passando a acumular atraso a partir daí até final. Desde junho que não vence, e Norris recupera alguns pontos, mas a margem continua ‘gigante’.
Não se esperava tanto, mas a Ferrari fez uma boa corrida, ao contrário da Mercedes. Arrancando de sexto, cedo Charles Leclerc (Ferrari SF-24) 1 passou Sergio Pérez, e na volta 13 já estava em cima de Oscar Piastri. Parou na volta 25, passou George Russel nas boxes, e também Piastri, também nas boxes para chegando dessa forma ao 3º lugar. Na volta 40 tinha 6.4s de atraso para Verstappen, mas a sua preocupação era Piastri, que conseguiu aguentar atrás de si sem permitir passagem.
Oscar Piastri (McLaren MCL38-Mercedes) perdeu uma posição na partida, na volta 33 foi às boxes, saiu em quinto atrás de Russell, e com isso perdeu duas posições ao manter-se demasiado tempo em pista sem trocar pneus. Na volta 40 passou Russell, recuperando o quarto lugar, na volta 47 estava a 0.622s de Leclerc, mas nunca o conseguiu passar.
Boa corrida de Carlos Sainz (Ferrari SF-24), que contribuiu muito para o bom resultado de conjunto da Scuderia. Apesar de arrancar apenas da 11ª posição, depressa ganhou duas posições, na volta 11 passou Pierre Gasly, e por aí ficou algum tempo. Na volta 31 foi às boxes, a Ferrari fez aí um bom trabalho e o espanhol regressou colado a sergio Pérez na mesma posicão, nono, mas ganhou muito tempo. Na volta 47 passou Sergio Pérez e deixou para trás muito rapidamente, terminando a menos de cinco segundos de Oscar Piastri.
Sexto lugar para Sergio Pérez (Red Bull RB20 Honda RBPT) que cedo perdeu uma posição para Leclerc, manteve-se depois no sexto lugar após a ida às boxes, na volta 47 foi passado por Sainz, caiu para sétimo, recuperando depois o sexto posto quando os Mercedes tiveram que ir às boxes, com Russell e cair para trás do piloto da Red Bull. Uma corrida morna, na linha do que tem vindo a conseguir.
Melhores resultados só no início da época, quando a Red Bull não tinha adversários, o que claramente não sucede atualmente.
Esperava-se bastante mais da Mercedes, pelo menos fazer melhor do que a Ferrari, mas não foi isso que sucedeu à equipa que venceu três das quatro corridas anteriores. George Russell (Mercedes W15) terminou em sétimo na frente de Lewis Hamilton (Mercedes W15), mas enquanto o mais jovem piloto da equipa andou para trás, o pluricampeão recuperou muitas posições.
George Russell (Mercedes W15) arrancou bem e passou para 3º, na volta 10 estava a 3.2 de Norris, e na 18 a 4.4s de Verstappen, que tinha caído para segundo. Foi às boxes na volta 26, colocou pneus duros, perdeu uma posição para Charles Leclerc nas boxes, caindo para o quarto lugar, na volta 40 perdeu o quarto posto para Oscar Piastri, mas os pneus dos Mercedes não aguentaram tiveram que ir às boxes ambos de novo o que Russell fez na volta 55 caindo para sétimo onde terminou. Esta não foi claramente uma pista boa para a Mercedes, embora o trabalho de Lewis Hamilton (Mercedes W15) tenha sido bom. O inglês partiu da 14ª posição, depressa começou a ganhar posições, duas nas primeiras voltas, na 14 chegou ao 10º lugar , na 16 passou Fernando Alonso para 9º, e na 24 parou nas boxes para colocar pneus duros. Fê-lo cedo, deixando claro que os pneus não duravam muito nos Mercedes. Depois, foi ganhando posições e pista, mas na volta 49 teve que voltar às boxes para colocar pneus macios terminando no oitavo lugar. O que fez em pista, fez bem, mas não teve pneus para fazer mais, nem ele, nem Russell.
Pierre Gasly (Alpine A524 Renault) terminou em nono e não pontuava desde o GP de Espanha. Ganhou duas posições no arranque, mas depois problemas nas boxes tramaram-no. Chegou a ser oitavo, mas a ida às boxes foi muito má por parte da equipa, caiu para 12º mas ainda recuperou com boas ultrapassagens e terminou em nono. Já o seu colega de equipa, Esteban Ocon (Alpine A524 Renault), terminou em 15º depois de uma corrida má resultando de uma ainda pior qualificação.
O melhor Aston Martin, o de Fernando Alonso (Aston Martin AMR24-Mercedes) terminou apenas em 10º. Lance Stroll (Aston Martin AMR24-Mercedes) foi 13º depois de ter sido penalizado por excesso de velocidade nas boxes. Alonso perdeu posições após a partida, e nunca conseguiu resistir muito em pista, terminando bem pior do que o sétimo lugar que obteve na qualificação. Já Stroll, mais do mesmo, bom oitavo lugar na qualificação, 13º em corrida, cometendo erros fora de pista que lhe estragam o que de bom faz durante a corrida. O carro não dá mais, é verdade, e isso prova-se pelos resultados de Alonso.
Boa corrida de Nico Hülkenberg (Haas VF-24 -Ferrari) que terminou em 11º já se esperando que não conseguisse manter o nono lugar onde chegou após as idas às boxes com os ‘tubarões’ da Mercedes atrás de si.
Daniel Ricciardo (RB VCARB 01 Honda RBPT) foi 12º, melhor resultado do que a exibição, Stroll foi 13º na frente de Alexander Albon (Williams FW46Mercedes), seguindo-se Esteban Ocon, Logan Sargeant (Williams FW46 Mercedes), Yuki Tsunoda (RB VCARB 01 Honda RBPT), Kevin Magnussen (Haas VF-24 -Ferrari), Valtteri Bottas (Kick Sauber-Ferrari) e Zhou Guanyu (Kick Sauber-Ferrari).
A F1 prossegue no próximo fim de semana em Itália, Monza…
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E mais uma vez, sempre que max não se vai embora, as corridas são boas… Digamos que mais interessantes. Ferrari MT bem para o esperado… Leclerc o do dia, face ao carro que ainda tem
É nestas alturas que as Maxsetes percebem que o Deus do volante afinal é tão mortal como os outros……. quando o carro não ajuda não há Deus que faça milagres, é igual aos outros.
Essa raciocínio é tão importante como fazer omeletes sem ovos.
Então vai lá comer as omeletes sem ovos…….mas mastiga bem para não te engasgares!!!!
Está de parabéns o Lando e o Papaia Voadora que não obstante aquele arranque esmagaram a concorrência nesta 1ª vitória.
Leclerc, provavelmente o piloto do dia , a tirar um coelho da cartola. Um amigo enviou-me agora esta: ” Repete comigo: o Carletto é rápido só na qualificação e não sabe fazer a gestão dos pneus” ….
E pronto, aí vêm os prognósticos no fórum. De domingo. Amanhã é dia dos engenheiros de 2 feira.
E ao bebé do dia, o Andrea Kimi Antonelli, muitos parabéns, confirmado para os TL1 no templo da velocidade !
Grande corrida da Mclaren e do Lando, não foi uma corrida muito entretida e espetacular temos de ser sinceros mas não foi assim tão má como já tivemos muitas no passado, agora que tivemos muitas surpresas bastante inesperadas e suspeitas ai isso tivemos e mais que o normal, como é possivel a Ferrari e o Leclerc hoje terem tido talvez o 3º carro mais rapido atras do mclaren e do red bull do max e o leclerc no ultimo stint fica apenas a 5 segundos do red bull e consegue suster o piastri no mclaren que é provavelmente o carro… Ler mais »
Sobre as primeiras 9 linhas do comentário: nem só de velocidade vivem as corridas. A afinação, a estratégia, o desgaste dos pneus, também contam, e também o estado do tempo.
A ladaínha de que o Max ganhava porque tinha o melhor carro acabou.Essa narrativa agora deve ser aplicada à Mclaren.Mérito deles.O Max tem 70 pontos para gerir em 9 GPs.Chegará?
Nos construtores a coisa está muito mais junta.A Red Bull terá de melhorar o carro, sob pena de perder até os 2 campeonatos.
Interessante desportivamente.
Pode perder 7 pontos por corrida que chega para ser campeão. Ou tem desistências ou é necessário que o Mercedes também seja superior ao Red Bull. Muito difícil
Essa ladainha acabou tendo sido substituída por uma nova: o Verstappen não ganha quando outros têm melhor carro que ele 😂
Também há outra ladainha interessante: o Verstappen quando não está numa posição de intimidar os outros, é ultrapassado ou não ultrapassa.
Hoje fiquei com uma dúvida: é Norris que larga mal, ou há alguma deficiência no sistema de arranque da McLaren? É que o Piastri também largou mal, pode ter sido porque foi prejudicado pelo arranque do Norris, mas também pode não ter sido. Sinceramente, gostei mais da vitória do Norris a partir de um mau arranque, do que se tivesse arrancado na frente e ido embora. Fez uma excelente ultrapassagem ao Verstappen. Este sofreu a mesma humilhação que impôs a outros, em especial, o ano passado. 22,8 segundos é muita “fruta”, mas ele, por muito bom que seja (e é)… Ler mais »
Em relação a não ter havido nenhum abandono, fez-me recordar o que o GP da Holanda 1961 foi durante muitos ano. Tendo começado a seguir a F1 há 55 anos, sou da época em que era habitual desistirem mais, por vezes muito mais, do que os que terminavam. E era um caso quase do outro mundo saber que tinha existido um GP, esse da Holanda 1961, em que tinham terminado todos os participantes. Na altura, parecia quase impossível. E essa situação só tornou a suceder em 2005! Em resumo, entre 1950 e 2004 apenas existiu um GP onde todos cortaram… Ler mais »
No cheats, no Max! Justice is being served. 🙂
Uma vitória sem mácula.
Pilotagem de alto nível e um carro muito competente.
A equipa ficou toda composta e não fez nenhuma asneira na estratégia.
Uma pena terem subtraído uma vitória ao Norris, que hoje justificou que a devia ter tido, coisa que o Piastri não confirmou hoje tê-la merecido.
Notável McLaren
Notável Norris
Notável Hamilton
A RedBull que anda a reboque da ilegalidade, começa a ter as consequências agora.
E o sobredotado, afinal só ganha quando tem carro. Caso contrário também apanha 20 segundos…