GP Países Baixos F1: Max Verstappen bate Norris e conquista nova pole position
Max Verstappen conquistou a pole position para a corrida do Grande Prémio dos Países Baixos, a 28ª da sua carreira, batendo Lando Norris por 0.537s. O piloto da ‘casa’ completou a sua última volta rápida com o tempo de 1:10.567s, numa sessão em que os seis pilotos mais rápidos são de seis equipas diferentes, comprovando a curta margem que há entre todos.
George Russell foi o terceiro mais rápido, superando o tempo de Alexander Albon e com Fernando Alonso no sexto posto, seguido de Carlos Sainz. Sergio Pérez não foi além do sétimo lugar da grelha de partida, seguido de Oscar Piastri. Charles Leclerc e Logan Sargeant sofrerem acidentes na Q3 e saem da última quinta fila da grelha de partida.
Foi uma sessão de qualificação interessante, interrompida com duas bandeiras vermelhas na Q3 e com o piso muito molhado logo na fase iniciar da Q1. Assistimos a algumas surpresas, como a eliminação de Lewis Hamilton na Q2, mas foram os dois pilotos da McLaren que colocavam mais expectativas para a discussão final da pole position, depois de terem dado excelentes sinais na Q1 e Q2 com a pista mais molhada do que na luta final. No entanto, Norris acabou por não conseguir estar à altura do desempenho de Verstappen na última tentativa de volta rápida, enquanto Piastri mostrou mais ritmo com condições de pista mais molhada.
O quarto posto obtido por Alexander Albon acabou por ser uma das boas surpresas da qualificação.
Depois da corrida sprint da Fórmula 2 ter sido cancelada devido às más condições meteorológicas e ao acidente aparatoso na volta inaugural, a sessão de qualificação da Fórmula 1 começou sem chuva, mas com os pilotos com pneus intermédios a saírem para a pista ainda com muita água.
Como foi a qualificação:
Enquanto não chovia, os pilotos aproveitaram para realizar os seus tempos por volta antes que pudesse começar a chover. Mesmo assim, alguns pilotos sentiram grande dificuldade para manterem os monolugares dentro dos limites da pista. Beneficia Lando Norris que a menos de 12 minutos liderava a tabela de tempos, com mais de 1 segundo de vantagem para Sergio Pérez.
Nesta altura, Max Verstappen queixava-se de não ter aderência no carro. No entanto, o piloto neerlandês conseguiu passar para o topo da tabela de tempos à entrada para os últimos 10 minutos da Q1, sendo depois batido por Norris e mais tarde Oscar Piastri, que registou o crono de : 1:22.059s.
A pista ia secando conforme os carros iam passando e por isso passaram George Russell, Lando Norris, Oscar Piastri, Verstappen e Alexander Albon pela liderança da tabela de tempos.
Em posição complicada estava Charles Leclerc, que entrou para a sua última tentativa de volta rápida nas posições de eliminação e com chuva ligeira sentida no circuito, tendo passado à Q2 com o 14º tempo.
Eram eliminados na primeira fase da qualificação Zhou Guanyu, Esteban Ocon, Kevin Magnussen, Valtteri Bottas e Liam Lawson.
Logan Sargeant foi o primeiro piloto a sair para a pista dando início à Q2. Mas foi Verstappen quem colocou a primeira grande referência na tabela de tempos, mas com os dois pilotos da Williams a darem bons sinais na fase inicial da Q2.
Enquanto Verstappen melhorava o seu anterior registo, Oscar Piastri também comprovou o bom momento em Zandvoort, mas foi Lando Norris quem passou a liderar a Q2 a menos de 8 minutos do fim.
Já era visível uma linha seca na pista, o que levou a melhorias de tempo por parte da maioria dos 15 pilotos. Carlos Sainz pedia à equipa um novo jogo de pneus intermédios para o final da Q2, uma vez que estava em posição de eliminação à entrada dos 5 últimos minutos. Uma estratégia que alguns pilotos também repetiram.
Verstappen detinha o tempo de referência a quatro minutos do fim, sem ter parado para trocar de pneus, registando 1:19.652s, a 0.939s de Sergio Pérez, com pneus novos.
Quem também tinha pneus novos era Alexander Albon que passou a liderar a tabela de tempos, com 1:19.399s. Os dois Ferrari entravam nos últimos dois minutos em posições de eliminação.
Nos instantes finais, Piastri voltou a liderar a tabela de tempos, com Albon a 0.007s, mas o seu companheiro de equipa não entrou na box para trocar de pneus e conseguiu mesmo assim, passar à Q3.
Verstappen acabou por bater o tempo de Piastri, enquanto Lance Stroll, Pierre Gasly, Yuki Tsunoda e Nico Hülkenberg eram eliminados, assim como o surpreendente Lewis Hamilton. Em sentido contrário, Logan Sargeant passou à Q3 pela primeira vez na sua temporada de estreia.
Estavam em pista para a derradeira discussão da pole position os dois pilotos da Red Bull, os dois pilotos da McLaren, os dois pilotos da Williams, os dois pilotos da Ferrari, Fernando Alonso e George Russell, com pista a secar e sem chuva. De pneus macios entraram imediatamente em pista Albon, Russell, Carlos Sainz e Sargeant, enquanto Piastri reentrou na box para trocar os intermédios pelo composto para piso seco e Max Verstappen manteve os pneus intermédios.
Lando Norris ainda não tinha entrado em pista quando Sargeant perdeu o controlo da traseira do seu Williams e bateu nas proteções do circuito neerlandês na curva 2. O norte-americano tinha na altura o tempo mais rápido registado, com 1:15.743s.
A sessão foi retomada cerca de quinze minutos depois do acidente e da suspensão sob bandeira vermelha, com nove carros a seguirem para a pista. Albon veio para a box para trocar de pneus, quando Lando Norris e Oscar Piastri assumiram a frente da tabela de tempos, vantagem de 0.199s do britânico.
Pouco tempo decorrido entre o recomeço da Q3 por acidente de Logan Sargeant, quando Charles Leclerc bateu forte nas barreiras do circuito na saída da curva 9. O Ferrari do piloto monegasco subvirou e bateu no muro, numa altura em que os dois McLaren lideram a tabela de tempos, com vantagem para Lando Norris.
Quando a sessão regressou à condição de bandeira verde, apenas Pérez, Albon e Alonso saíram para a pista, com todos os restantes a esperar mais um pouco para regressarem à pista.
Num último esforço, Max Verstappen foi o piloto mais rápido, não dando hipótese a Lando Norris, que foi mais rápido na última volta do que o seu companheiro de equipa, deixando-o a mais de meio segundo de diferença. Alexander Albon ainda teve o terceiro posto da grelha na mão, mas Russell foi o último piloto a cruzar a linha de meta na Q3 e retirou esse lugar ao seu amigo, relegando-o para o quarto posto. Atrás de si, ficou Alonso e Sainz, enquanto Sergio Pérez e Oscar Piastri não tiveram a performance que se esperava deles na última tentativa.
Foto: Lars Baron/Getty Images/Red Bull Content Pool
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Qualificação com emoção. Verstappen soma mais uma, Norris bem assim como Russell. Foi pena o Albon não ter conseguido o terceiro lugar para a a Williams. Alonso melhor a mostrar alguma evolução do carro, vamos esperar pela corrida para confirmar. O Sainz também não esteve mal depois do que foi o desempenho dos últimos treinos. Pérez tem que recuperar a confiança pois tem carro para melhor. Quanto ao Leclerc e Hamilton parecem-me que mal face aos colegas e até em comparação com outros pilotos que tem carros menos competitivos
Verstappen continua na sua senda de ser desmancha-prazeres 🙂 e, mais uma vez, deu um calendário ao Perez. Norris ainda me fez sonhar, só que ainda falta “um danoninho” à McLaren, mas esperava um pouco mais do Piastri.. Russell muito bem. Excelente Albon, pena o acidente do Sargeant, porque poderia ter sido uma qualificação histórica para a Williams. Alonso a bater os Ferrari. Por falar em Ferrari, Sainz razoável e Leclerc a estragar o carro, depois de algumas ameaças.
Hamilton desiludiu. Quanto ao estreante Laswson, não se poderia esperar mais, numa estreia à chuva.
Venha a corrida.
Com emoção ou sem emoção nas qualificações, o que é certo é que daqui a umas décadas quando formos relembrar estas épocas de F1, vão ser lembradas como as mais aborrecidas de sempre. É quase tão empolgante ver um campeonato online de F1 na Playstation como uma corrida real.
Acho mais entusiasmante os esports da fórmula 1 na PlayStation para ser honesto.
A culpa é do Binotto
Se houver chuva a prova pode ser virada ao contrário e talvez surpresas aconteçam. A pista é muito boa, curta e algo estreita, embora no passado( 70s, 80s), os F1 fossem mais largos que hoje, ao contrário do que se houve dizer. Claro que o Max é sempre favorito, se não levar com ninguém em cima !