GP Países Baixos F1: Confirma-se, Ferrari com grandes dificuldades em Zandvoort
A Ferrari continua a enfrentar um momento difícil na Fórmula 1, com um desempenho bem abaixo do esperado e uma grande diferença para as equipas da frente, a McLaren, Red Bull e Mercedes. A Scuderia procura entender as razões para essa falta de desempenho e espera que as atualizações planeadas para o seu monolugar ajudem a melhorar a situação.
Charles Leclerc mostra-se esperançoso de que as dificuldades em Zandvoort possam ser específicas da pista, mas reconhece a necessidade de um trabalho intenso para recuperar a competitividade.
Charles Leclerc terminou a qualificação em sexto lugar, a quase um segundo da pole position de Lando Norris. É clara a falta de desempenho e o monegasco reconhece que a equipa está com falta de desempenho e que a diferença para os líderes é grande demais.
Por outro lado, Carlos Sainz teve problemas com a caixa de velocidades durante o segundo treino livre, limitando a sua preparação para a qualificação, o que justifica em parte não ter chegado à Q3, quedando-se pela 11ª posição.
Para Charles Leclerc: “Sabíamos que ia ser um dia difícil hoje e maximizámos a nossa qualificação com o P6, mas isso não nos satisfaz. Estamos um pouco abaixo do ritmo dos nossos concorrentes e estamos a trabalhar noite e dia como equipa para reduzir essa diferença. Estou certo de que o esforço será recompensado em breve. O meu objetivo para amanhã será manter a nossa posição e trazer para casa o máximo de pontos possível.
Já Carlos Sainz, não está contente com a forma como as coisas estão a correr este fim de semana: “antes desta sessão não tinha feito praticamente nenhuma volta com o pneu slick, por isso ia ser sempre muito difícil fazer uma qualificação perfeita nesta pista complicada. Depois, na Q2, o tráfego na secção de alta velocidade também não ajudou e falhar a Q3 por menos de um décimo foi mau. Em geral, estamos a ter dificuldades com o carro este fim de semana, mas os pontos são atribuídos amanhã e vou tentar fazer o meu melhor para recuperar”, disse..
Por fim, Fred Vasseur, Diretor de Equipa: “Estávamos à espera de um fim de semana difícil aqui em Zandvoort. No ano passado foi uma das nossas piores corridas, principalmente devido à configuração da pista e não trouxemos quaisquer melhorias este fim de semana. No final, conseguimos uma posição respeitável na grelha com o Charles e vamos ter a oportunidade de lutar por bons pontos amanhã, embora seja difícil conseguir um lugar no pódio, a menos que aconteça alguma coisa na frente.
Mas é importante marcar o máximo de pontos possível, porque vimos até agora nesta época que as equipas podem subir e descer e quando se tem um fim de semana difícil como este, temos de tentar obter o melhor resultado possível. Haverá pistas que nos vão servir melhor nas restantes corridas e também vamos fazer progressos com o carro em breve.
Com o Carlos, foi um pouco mais difícil, pois ele entrou na qualificação sem ter conseguido fazer nenhuma volta com o pneu macio ontem e, quando as diferenças são tão pequenas, este é o resultado e ele perdeu a Q3 por menos de um décimo. Espero que o Carlos recupere o ritmo amanhã bem cedo na corrida. Esta noite vamos analisar bem o que podemos fazer para o ajudar em termos de estratégia e pneus”, disse.