GP Mónaco F1: Max Verstappen de fio a pavio e cimenta liderança no campeonato

Por a 28 Maio 2023 15:52

Max Verstappen dominou por completo a corrida do Grande Prémio do Mónaco, triunfando à frente de Fernando Alonso, que nunca teve uma real oportunidade para atacar a posição do neerlandês da Red Bull. Esteban Ocon fechou o pódio no traçado citadino. 

Depois de arrancar e manter a primeira posição na curva 1, Verstappen foi aumentando a vantagem para Alonso, que chegou quase aos 11 segundos de diferença, sendo a maior dúvida para a Red Bull e o momento certo para o piloto neerlandês para trocar os pneus médios por outro composto com a previsão de chuva. Começando a corrida com pneus duros, Alonso poderia ter uma pequena vantagem para trocar mais tarde de pneus. Mas a decisão da Aston Martin prejudicou o piloto, visto que numa primeira altura, regressou à pista com pneus médios quando a pista estava já muito molhada. Enquanto isso, Verstappen parou para montar pneus intermédios, como os restantes pilotos. 

Apesar de ter de efetuar uma nova paragem, Alonso não perdeu o segundo posto, mas ficou ainda mais afastado do líder da corrida. 

TUDO O QUE SE PASSOU NA CORRIDA, AQUI.

Tudo mudou a partir da volta 50. Até essa altura da corrida, a luta entre Carlos Sainz e Esteban Ocon era a situação que mais animava a corrida no Principado, além das trocas entre Logan Sargeant, Kevin Magnussen, Lance Stroll e Sergio Pérez na cauda do pelotão. No final da volta 32, Ocon entrou para o pitlane para trocar os pneus médios por duros, mas a paragem demorou muito tempo e o francês perdeu muito tempo para o seu adversário. O piloto da Ferrari parou na volta seguinte, mas mesmo assim, não conseguiu passar Ocon. 

Quando chegou a tão anunciada chuva, muitos pilotos sentiram dificuldades em manter-se em pista até trocarem por pneus intermédios, incluindo Ocon que esteve muito perto de perder a posição para Sainz. No entanto, a Ferrari demorou muito para chamar Charles Leclerc e Sainz, tendo que fazer uma paragem dupla depois de ambos perderem posições em pista. Leclerc regressou à pista no sexto posto e Sainz no oitavo, com o piloto monegasco a perder a possibilidade de subir ao pódio. 

Quem lucrou mais com a má jogada da Ferrari foi Esteban Ocon, que subiu ao terceiro lugar, e os dois pilotos da Mercedes, com Lewis Hamilton no quarto posto e George Russell no quinto, mas com 5 segundos de penalização para cumprir (por ter regressado à pista, após uma pequena saída, de forma perigosa). 

Até ao final da corrida, a chuva parou, mas a escolha de pneu para terminar a prova continuou a ser o intermédio e quem montou os novos pneus de chuva – Pérez e os dois pilotos da Haas – não tirou qualquer partido disso. À passagem pela última vez na linha de meta, Max Verstappen terminou com mais de 28 segundos para Fernando Alonso e conquistou a 39º vitória da carreira, cimentando a liderança da classificação do campeonato do mundo de pilotos.

Uma boa operação para a Alpine, que através de Esteban Ocon subiu ao pódio na frente de Mercedes e Ferrari. Pierre Gasly também terminou nos pontos , com um bom sétimo posto, entre os Ferrari. A fechar o top 10, tivemos os dois McLaren. Oscar Piastri começou o fim de semana de forma discreta, mas conseguiu subir o ritmo quando era preciso e conseguiu os primeiros pontos no Mónaco. Lando Norris foi sempre dos mais rápidos do fim de semana, e conseguiu um positivo nono posto, com dois McLarens nos pontos.

Dois pilotos não terminaram o Grande Prémio do Mónaco, foram eles Lance Stroll e Kevin Magnussen.

Foto: Philippe NANCHINO/ MPSA

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
16 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Phil1971
Phil1971
1 ano atrás

O que dizer? Verstappen a fazer o que se lhe pede, Alonso creio que sem a paragem extra poderia ter estado mais próximo de discutir a vitória. Os pilotos da Alpine também bem, a Ferrari creio que falhou. Yuki estava também a fazer uma boa prova pelo que foi pena

necax007
necax007
Reply to  Phil1971
1 ano atrás

Se o Alonso mete os intermédios na primeira paragem tinha saído de certeza à frente do Max. Não sei se a ideia de colocar pneus médios foi da equipa ou do próprio. Mas seja como for perderam uma grande oportunidade.

Rhodas
Rhodas
Reply to  necax007
1 ano atrás

Sem dúvida. Aston Martin errou… Já estava a chover… para quê por slicks???

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
1 ano atrás

E há quem queira tirar esta corrida do mundial!
Excelente corrida. Os três primeiros estiveram imperiais. Erro de estratégia da AM mas mesmo sem o erro era difícil pular Max.
A Alpine a ser a surpresa com McLaren também bem colocada.
Acho que Lance conduz melhor com os pulsos partidos.
Pérez a nadar na lama o fim de semana inteiro.

Até que enfim Mónaco tem a direcção televisiva que merece.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  sr-dr-hhister
1 ano atrás

O Alonso passava fácil para a frente…….

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Daniel Sousa
1 ano atrás

Não sei se passava mas estaria em posição de colocar pressão, sem dúvida.

917/30
Reply to  Daniel Sousa
1 ano atrás

“…passava fácil…” Além de hater de Max também és advinho…

Last edited 1 ano atrás by .
Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  917/30
1 ano atrás

Vê o comentário do forista anterior e aprende como não concordar com a opinião de alguém de uma forma correcta…
Também sei bem de quem é que o Sr é hater.

917/30
Reply to  Daniel Sousa
1 ano atrás

Um hater como tu a falar em correcção…looool não me digas que partiste o único espelho que tinhas em casa? p.s. sou tão hater que nem uma palavra escrevi sobre o TL3…imagino os teu comentários se tivesse sido MV.

Last edited 1 ano atrás by .
GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
1 ano atrás

Corrida sem grande interesse com os 3 primeiros a terminar onde começaram, Max a dar um recital à chuva como o habitual, Alonso a conseguir o primeiro segundo lugar da época e o primeiro desde a hungria em 2014, hoje não dava para mais infelizmente! Quanto ao Ocon excelente fim de semana na sua corrida quase de casa, os Alpine a mostrar bom ritmo, bom chassis! Quanto à Ferrari mais um fim de semana para esquecer, leclerc o azarado mas sobretudo sainz não merecia cair de 4° para 8°, os ferrari à chuva horriveis a dar mais pontinhos e oxigénio… Ler mais »

Pity
Pity
1 ano atrás

O que dizer do pódio? Até o “pãozinho sem sal” do Ocon andou bem.(sim, é verdade que não simpatizo com ele) Verstappen a fazer os médios durarem e durarem e durarem… até que chegou a chuva. Perfeito. Alonso a mostrar que a Aston Martin ainda não está pronta para vencer, e o erro estratégico foi de um amadorismo… Quem dá o que tem, a mais não é obrigado, não é, Alonso?. A Mercedes continua a ser melhor em corrida do que em qualificação, mas temos de esperar por Barcelona para ver o que valem as actualizações. Russell vai ter de… Ler mais »

canam
canam
1 ano atrás

O Alonso bem pode agradecer à equipa por com toda a probabilidade lhe terem tirado uma vitória pela janela ! Mas atendendo…à chuva, acabou por não ser a sesta habitual, mas uma prova com interesse.

FormulaTwo+1
1 ano atrás

Red Bull e Verstappen imperiais!

jo22101626
jo22101626
1 ano atrás

Corrida que ainda teve algum interesse porque houve chuva, porque até então estava a ser a pasmaceira de carrossel anual que costuma ser. Não entendi de todo a decisão de colocar médios no Alonso quando chuvia bem, parece-me que desperdiçaram uma hipótese de vitória ali.

917/30
1 ano atrás

Uma corrida bem gira, com ou sem ultrapassagens, é um regalo ver aqueles tipos guiar no Mónaco (que continue por muitos anos)! A Aston a dar uma de SF e meter as mãos pelos pés, Alonso tinha pneus para esperar mais umas voltas para os mudar! Ocon excelente a bater a MB, a SF e dar uma aviadela a Gasly. Quanto a Pérez…era mesmo ele? Ou será que era o Ricciardo de 2022 ao volante do 2° RB???

Last edited 1 ano atrás by .
kmsdigitais
kmsdigitais
1 ano atrás

Agora é so aguardar a capacidade que os engenheiros de cada equipa em entender aquele fundo do RedBull do Perez; e se a boa vantagem da RedBull advir dai, bem…

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado