GP Mónaco F1, Q1: Eliminados os dois pilotos da Haas, assim como Pérez
Como seria de esperar depois do seu acidente, numa fase precoce da Q1, Sergio Pérez foi eliminado na primeira fase da qualificação, ficando com o último lugar da grelha de partida. Como o piloto mexicano, foram eliminados Logan Sargeant – curiosamente Alexander Albon garantiu o terceiro tempo mais rápido – Kevin Magnusse, Nico Hülkenberg e Zhou Guanyu. Má sessão para os pilotos da Haas, mas não foi uma qualificação fácil para Lewis Hamilton e Carlos Sainz, que apenas na última volta rápida saíram dos lugares de eliminação.
A qualificação iniciou-se com 24.4º C de temperatura no ar e quase 49º C de temperatura em pista, com céu limpo e com a chuva muito longe. As previsões do início da semana não se materializaram e tivemos até agora uma pista seca, como seria para a qualificação mais importante do ano.
Depois de três sessões de treinos em que a Red Bull se superiorizou face à concorrência, tínhamos finalmente a sessão de qualificação mais exigente do ano. Red Bull parecia ser a mais forte, mas Ferrari e Aston Martin apresentavam argumentos para conseguir um lugar no tão desejado primeiro lugar da grelha. Mercedes, Alpine, Valtteri Bottas e Lando Norris eram os principais candidatos a um lugar na Q3, onde os dez mais rápidos tentariam encontrar a melhor posição para a largada do GP de amanhã.
Os primeiros 18 minutos da Q1 serviriam para retirar os cinco mais lentos.
Os Williams, Alpha Tauri, Alpine e Alfa Romeo foram os primeiros a ir para a pista, seguidos da McLaren, com os favoritos a saírem pouco depois. A pista encheu-se de carros num ápice. Max Verstappen tratou de entrar no segundo 13 na sua primeira volta, tal como Sergio Pérez, numa altura em que o segundo 14 ainda era o “preferido”. Os Aston Martin fizeram tempos muito parecidos aos dos Red Bull e pareciam estar em forma para tentar a surpresa. Lando Norris e Oscar Piastri instalaram-se nos primeiros lugares no momento em que Sergio Pérez falhou a entrada em Saint Devote acabando com a sua qualificação nesse impacto contra as proteções. Um impacto violento que certamente dará muito trabalho aos mecânicos. A sessão foi interrompida, com as bandeiras vermelhas a serem mostradas, enquanto o carro #11 era removido da pista.
Nesta fase, Lewis Hamilton, Nyck de Vries, Logan Sargeant, Carlos Sainz e Alex Albon estava na zona de eliminação, enquanto Lando Norris e Oscar Piastri lideravam a tabela de tempos.
Recomeçando a Q1, os tempos baixaram como se esperava, passando Max Verstappen pelo topo da tabela de tempos, assim como Esteban Ocon, até que Fernando Alonso, com o tempo de 1:12.886s, passou para a liderança. O piloto neerlandês não deixou que o piloto espanhol ficasse naquele posto durante muito tempo, melhorando o seu anterior registo para 1:12.644s, precisando de menos de 0.242s do que Alonso para terminar a volta rápida.
À passagem dos últimos 3 minutos, Zhou Guanyu, Logan Sargeant, Sergio Pérez, Kevin Magnussen e Nico Hülkenberg estavam em zona de eliminação, com Carlos Sainz em posição de risco.
Surpreendendo todos, Yuki Tsunoda registou o melhor tempo a cerca de um minuto e meio para o final da Q1, com o crono dee 1.12:642s.
Já nos segundos finais, Lewis Hamilton falhou a travagem na chicane e teve de abortar a sua tentativa de volta rápida, tendo apenas mais uma oportunidade, quando estava em posição de risco na zona de eliminação.
Fazendo melhor do que Tsunoda, Verstappen voltou para a frente da tabela de tempos, com 1:12.386s, enquanto Lewis Hamilton e Carlos Sainz conseguiram sair da zona de eliminação. A acompanhar Verstappen, estiveram Tsunoda e Alexander Albon nos primeiros lugares da tabela de tempos.
Menos de um segundo separou os 18 primeiros na Q1.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI