GP Mónaco F1, Destaque: Charles Leclerc
Charles Leclerc assegurou a sua primeira vitória no Grande Prémio do Mónaco, numa corrida em que demonstrou a sua capacidade de resistência, principalmente no sábado. Foi um momento de imenso alívio e de pura euforia par a piloto monegasco.
Leclerc tinha a sensação, o carro e a oportunidade de vencer desde sexta-feira à tarde. A pole position do GP do Mónaco, muitas vezes considerada 90% da vitória, aumentou a pressão, fazendo com que a corrida parecesse mais fácil de perder, apesar da sua reputação de ser uma procissão, algo que o piloto da Ferrari sabe muito bem que pode acontecer.
A corrida começou com um susto e na primeira volta, Carlos Sainz, companheiro de equipa de Leclerc na Ferrari, sofreu um furo e ficou fora de combate, deixando Leclerc a lutar contra Oscar Piastri e Lando Norris. A McLaren tinha a flexibilidade estratégica para desafiar a Ferrari durante as paragens nas boxes, mas a bandeira vermelha restaurou a posição de Sainz e eliminou a ameaça das paragens nas boxes, anulando quaisquer dúvidas sobre quem iria impor o ritmo da prova.
Carregando o peso das desilusões anteriores, Leclerc respondeu de forma muito positiva no Mónaco e nunca deixou, exceto numa ocasião em que Oscar Piastri poderia ser mais otimista, o seu adversário direto colocar muita pressão em cima. As hipóteses de Piastri ultrapassar Leclerc foram praticamente nulas.
De forma notável, esta é a primeira vitória de Leclerc num grande prémio desde a Áustria 2022, há quase dois anos, e a sexta da sua carreira. Com esta vitória, está agora a apenas 31 pontos de Max Verstappen, que terminou em sexto lugar num fim de semana difícil para a Red Bull. A batalha pelos títulos aquece.
Foto: Philippe Nanchino/ MPSA