GP Mónaco F1: Charles Leclerc e Max Verstappen separados por 0.197s no TL3
Charles Leclerc comprovou o favoritismo à conquista da pole position no Grande Prémio do Mónaco, terminando o terceiro treino livre com a marca mais rápida, com o tempo de 1:11.369s. No entanto, a Red Bull parece ter melhorado bastante desde o primeiro dia, com Max Verstappen a ser o segundo mais rápido na sessão, terminando o treino a 0.197s do monegasco.
No terceiro treino, os nove primeiros pilotos terminaram no segundo 11 na tabela de tempos e com os quinze pilotos mais rápidos separados por menos de um segundo, com Lewis Hamilton a terminar no terceiro posto (+0.341s), Oscar Piastri no quarto (+0.532s) e Sergio Pérez no quinto lugar, a 0.554s de Leclerc.
George Russell deixou a box da Mercedes com pneus macios no W15, explicando ao seu engenheiro de corrida, via rádio, que a direção parece muito diferente em comparativamente com o dia de ontem. Os dois McLaren e Daniel Ricciardo seguiram o britânico com pneus duro, mas Lando Norris e Oscar Piastri regressaram à box e mudaram para os pneus médios, regressando ao pitlane no final dessa volta.
Com pneus macios, Kevin Magnussen liderou brevemente a tabela de tempos, com pneus macios no Haas VF24 a rodar em 1:14.683s, até que Lewis Hamilton, também com pneus macios, passou para a frente com 1:14.104s.
Problemas para Valtteri Bottas ainda nos primeiros quinze minutos, que bateu no muro na saída do complexo da piscina. primeiro com a traseira e depois com a frente direita, partindo a direção e ficando parado no meio da pista mais adiante, em La Rascasse, obrigando a direção de corrida a suspender por breves instantes a sessão sob bandeira vermelha.
Com o monolugar de Bottas empurrado para trás do muro, a sessão foi retomada, com vários pilotos a saírem para a pista com pneus macios montados nos monolugares. E desta forma, os tempos começaram a baixar bastante.
Russell passou para a liderança da tabela de tempos, com a marca de 1:13.988s, mas foi imediatamente ultrapassado por Nico Hülkenberg com a volta em 1:13.652s. Também o tempo do piloto alemão foi batido. Voltou Russell ao topo, seguindo-se Charles Leclerc, Oscar Piastri e depois, novamente o piloto monegasco, com a volta em 1:12.521s, menos 0.163s do que o australiano da McLaren.
Já na segunda metade do treino, Yuki Tsunoda terminou uma volta rápida com a segunda melhor marca até aquela altura, a 0.284s do tempo de Leclerc. Pouco depois, Max Verstappen deu sinais de um melhor andamento do que ontem, batendo o registo do piloto japonês da RB, ficando a 0.258s do piloto monegasco, que ainda mantinha a liderança da tabela.
Com 12 voltas no conjunto de pneus macios, Charles Leclerc impos um ritmo alto, a 25 minutos do final do treino, para terminar a volta em 1:12.092s, reforçando a sua liderança na tabela de tempos. Max Verstappen tentou alcançar o monegasco e, apesar de melhorar a sua marca anterior, ficou a 0.299s, perdendo o segundo posto para Carlos Sainz, que com um segundo jogo de pneus macios, ficou a 0.187s do seu companheiro de equipa.
Leclerc voltou a baixar a sua marca, tornando-se no primeiro piloto a rodar no segundo 11, com 1:11.977s, reforçando no favorito à pole position desta tarde. Carlos Sainz ainda tentou acompanhar o seu companheiro de equipa, mas ficou a 0.302s, sendo batido por George Russell e Fernando Alonso, que ficou a 0.110s de Leclerc, enquanto o britânico da Mercedes terminou a 0.246s naquela altura.
No entanto, o Ferrari SF24 está muito rápido no Mónaco, comprovando-se pelo tempo alcançado por Carlos Sainz à entrada dos últimos quinze minutos. O piloto espanhol fechou a volta em 1:11.979s, ficando a 0.002s do seu companheiro de equipa.
Com pneus macios novos, Leclerc foi ainda mais rápido, quase entrando no segundo 10. Terminou nova volta rápida com 1:11.369s, deixando Sainz a 0.610s.
Mais atrás na tabela de tempos, Tsunoda voltou a dar bons sinais, entrando no top 5, a 0.622s de Leclerc, enquanto Oscar Piastri melhorou a sua marca, passando a estar a 0.619s do monegasco.
Quem voltou a baixar o registo foi Max Verstappen, que bateu momentaneamente Piastri, ficando a 0.589s de Leclerc, mas o australiano reassumiu o segundo posto da tabela de tempos, a 0.532.s
Nos últimos minutos, Verstappen tirou mais potência do seu RB20, terminando uma volta rápida com a marca de 1:11.566s, ficando mais perto de Leclerc, a 0.197s.
Logo depois, Lewis Hamilton comprovou os bons sinais dados ontem, terminando a 0.341s de Charles Leclerc e subindo ao terceiro posto da tabela de tempos.
Mesmo queixando-se dos pneus usados, Max Verstappen vinha numa volta rápida e com o melhor registo no primeiro setor, mas teve de abortar a tentativa após encontrar muitos carros no terceiro setor, ficando a dúvida do que o neerlandês ainda poderia ter alcançado.
Foto: Philippe Nanchino/ MPSA
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI