GP Mónaco F1: Acidente pode ter peso no futuro de Esteban Ocon?
A declaração firme do chefe da equipa da Alpine, Bruno Famin, após a corrida do Mónaco, intensificou a especulação em torno do futuro de Esteban Ocon com a equipa francesa.
Pierre Gasly e a Alpine não ficaram nada contentes com Esteban Ocon, após o contacto entre ambos os monolugares franceses à entrada para o túnel do traçado monegasco. Ocon tentou ultrapassar Gasly, os dois A524 tocaram-se e o seu levantou, ficando de tal forma danificado que não pode alinhar no recomeço da corrida.
Por pouco a equipa não perdia os dois carros e a possibilidade de somar pontos, o que realmente aconteceu, com Gasly a passar a ter um ponto na classificação do mundial de Fórmula 1.
À medida que a “silly season” avança, com vista à temporada de 2025, parece evidente que Ocon procura uma mudança de equipa. O seu nome é associado à Mercedes, Williams e Haas, sendo que as duas primeiras são opções viáveis devido à sua ligação com Toto Wolff, tendo ainda sido um dos pilotos da lista que alegadamente, a Audi compilou.
Com este acidente e com Famin a afirmar no pós-corrida que a equipa vai “tirar consequências” e vão “direto ao assunto”, a relação entre a Alpine e o piloto pode ter ficado mais tensa e ambas as partes poderão estar prontas para uma mudança.
Antes do Grande Prémio do Mónaco os rumores sobre a possível saída de Ocon da Alpine no final da corrente temporada, aumentaram de tal modo, que afirme ser evidente que Ocon já não estará na estrutura francesa em 2025, o que torna a recente declaração de Famin ainda mais intrigante, tendo levado à especulação de que o responsável, que tem vindo a apregoar a uma mudança de mentalidade e de processos internos na Alpine, poderia tomar uma decisão drástica.
Poderá Esteban Ocon ficar de fora uma corrida?
Jack Doohan, o atual piloto de testes da Alpine que tem estado fortemente envolvido no trabalho de simulador para a equipa esta época, é o substituto mais lógico de Ocon, caso a decisão passe por deixar o francês de fora. O australiano completou recentemente um teste no circuito de Zandvoort com o monolugar de 2022 e tem conhecimentos sobre carro para tomar o lugar.
Dada a forte declaração de Famin, é plausível que a Alpine esteja a considerar qualquer cenário, mas tendo em conta a dificuldade que a equipa enfrentou no início do ano e estando numa fase de alguma recuperação, parece pouco lógico colocar um estreante em pista preparado para apresentar resultados imediatos.
O “incidente infeliz”, como o apelidou Esteban Ocon, pode ter o condão que ‘facilitar’ a saída do piloto da Alpine, mas não deverá acontecer agora, por uma ou mais corridas. Mas é certo, que o acidente não passará sem consequências, até porque os dois pilotos franceses foram informados em 2023 que não poderiam disputar posições entre si, após alguns episódios que retirou à equipa a possibilidade de pontuar.
Pode e deve ter peso no futuro do Ocon. Enquanto chefe de equipa, eu jamais contrataria um piloto assim. Comecei por ter grande simpatia pelo Ocon: um piloto de origens humildes; sem meios financeiros de suporte ou ligação história ao automobilismo; que singra nas fórmulas menores pelo seu talento… O oposto do Verstappen (só com o talento em comum), era a ele que eu queria ver ter sucesso, como contraponto. Bastaram os anos na Force India para mudar de ideias, face à atitude super egoísta e agressiva que teve. 1 ano como piloto de reserva e desenvolvimento na Mercedes não… Ler mais »
E a situação ainda ficou mais feia porque tinha sido pedido aos dois, antes da corrida, que mantivessem as posições e não se atacassem. Ocon não respeitou essa ordem.
Quanto à questão de Ocon vir de família humilde, acontece por vezes, quando sobem na vida, tornarem-se arrogantes, com o rei na barriga (como se costuma dizer). Deve ser o caso do Ocon. Felizmente esses casos são excepção e não a regra.