GP Miami F1: Sergio Pérez na pole em qualificação interrompida por acidente de Leclerc
Uma grande surpresa estava reservada para o final da sessão de qualificação do Grande Prémio de Miami. Depois das primeiras tentativas de voltas rápidas abortadas por Max Verstappen e um erro de Charles Leclerc que perdeu o controlo do Ferrari e bateu nas proteções do traçado obrigando à suspensão da Q3 e final antecipado, foi Sergio Pérez quem conquistou a pole position para a corrida de amanhã com o tempo de 1:26.841s.
Max Verstappen, sem tempo registado na primeira tentativa (assim como Valtteri Bottas), vai arrancar do 9º lugar da grelha de partida. Na frente, ao lado de Pérez, vai arrancar Fernando Alonso, com Carlos Sainz e o surpreendente Kevin Magnussen fecham a segunda linha da grelha de partida.
Pierre Gasly foi o quinto piloto mais rápido na terceira fase de qualificação, à frente de George Russell – que passou por um momento de pressão na Q2 – e de Charles Leclerc. Esteban Ocon conseguiu o 8º tempo mais rápido da sessão, enquanto Verstappen e Valtteri Bottas fecham os dez primeiros da grelha.
A primeira tentativa de Max Verstappen na fase final da qualificação não correu bem e depois de ter quase perdido o controlo da traseira do RB19, o neerlandês teve de abortar a volta. Enquanto isso, Sergio Pérez completou a volta em 1:26.841s. Também Charles Leclerc desperdiçou a primeira volta, falhando o ponto de travagem numa das curvas do traçado de Miami. Sem Verstappen nem Leclerc na frente, era Fernando Alonso que estava no segundo posto da tabela de tempos após as primeiras tentativas, à frente do compatriota Carlos Sainz.
Crucial para a ordenação da grelha de partida foi o acidente sofrido por Charles Leclerc, no mesmo local onde ontem também perdeu o controlo do SF-23. O piloto monegasco bateu nas barreiras TecPro e com menos de dois minutos para o final da Q3, a direção de corrida decidiu pelo final antecipado. Assim sendo, Verstappen e Bottas não conseguiram registar qualquer tempo e tinham os últimos lugares do top 10 reservados em seu nome. Enquanto Pérez festejava a terceira pole position da carreira e Kevin Magnussen de forma surpreendente bateu os dois Alpine e o Mercedes de George Russell. Leclerc arranca do sexto posto da grelha.
Q1: Eliminação de Lance Stroll surpreendeu
Sem chuva no início da sessão de qualificação, a temperatura do ar era de quase 28ºC, com temperaturas na pista de 47°C e humidade de 57%.
A primeira fase de qualificação começou com Alexander Albon a ser o primeiro piloto em pista, mas foi Nico Hülkenberg quem arriscou mais. O piloto alemão saiu de uma das curvas com a traseira do Haas mais ‘solta’ e a falhar o muro por centímetros.
Max Verstappen abriu as hostilidades com o registo de referência na tabela de tempos com o crono 1:28.306s, mas como é normal, esta situação não se manteve até ao final da Q1.
Lewis Hamilton teve de tomar uma manobra evasiva que o levou quase a bater no muro, porque encontrou o Haas de Kevin Magnussen quase parado na última curva do traçado quando preparava a volta rápida. A direção de corrida fez saber que o incidente foi anotado por possível impedimento. Também Zhou Guanyu foi ‘apertado’ por um Ferrari.
A menos de 4 minutos do final da Q1, estavam Nico Hülkenberg, Oscar Piastri, Yuki Tsunoda. Lando Norris e Nyck de Vries nas lugares de eliminação. No entanto, foram eliminados Lando Norris, Yuki Tsunoda, Lance Stroll, Oscar Piastri e Logan Sargeant.
Max Verstappen foi o piloto mais rápido, com 1:27.363s, enquanto Nyck de Vries passou à Q2.
Lewis Hamilton eliminado na Q2
Na Q2, depois das primeiras voltas rápidas, os pilotos da Mercedes, Zhou Guanyu, Nyck de Vries e Valtteri Bottas, que não tinha ainda um tempo registado, estavam em zona de eliminação, enquanto Max Verstappen voltava a liderar a tabela de tempos.
A menos de 2 minutos do final da Q2, Charles Leclerc passou para a frente da tabela de tempos, com resposta imediata de Max Verstappen, com 1:26.814, menos 0.150s do que o monegasco. No entanto, abria a hipótese de uma luta a dois pela pole position.
Na última tentativa os pilotos da Mercedes estavam sob pressão e tinham razão para isso. George Russell melhorou o seu anterior registo, mas ficou em posição de risco, passando à Q3 no 10º posto, enquanto Lewis Hamilton foi apenas o 13º da Q2. Ficaram ainda eliminados Alexander Albon, Nico Hülkenberg, Zhou Guanyu e Nyck de Vries.
Foto: Rudy Carezzevoli/Getty Images/Red Bull Content Pool
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Um trio hispânico. Checo está em grande o Alonso a provocar muita azia seguramente e aqueles que no último fim de semana enterraram o Sainz o que dirão hoje? São situações como esta que dão magia a este desporto. E Magnussen também esteve bem. O Verstappen reagiu bem e esteve bem ao ir cumprimentar o seu colega. Venha a corrida 😉
Independentemente do que faça este fim de semana, o fim de semana anterior do Sainz foi absolutamente miserável. Mereceu todas as críticas que lhe foram feita. Neste poderá merecer os louvores. Ser adepto de alguém não deve cegar, não deve impedir uma crítica justa.
Não é ser ou não ser adepto ou sego, é verdade que esteve mal o final de semana passado mas não é o mau piloto que muitos dizem. Este fim-de-semana por essa ordem de ideias o Leclerc também era arrasado e isso não é justo
“Sego” é com “c” de cão.
Grande grande qualificação, 3 pilotos castelhanos no top 3, perez o rei dos circuitos de rua comtinua imparável e se ganhar amanhã é lider do mundial pela primeira vez na carreira o max vai se borrar todo! Alonso mais uma excelente qualificação do jovem espanha continuar a esmagar o stroll e a provar que é um dos maiores de sempre da modalidade, orgulho ver te correr CONTRA TUDO E CONTRA TODOS! Sainz a salvar a pele da ferrari, leclerc hoje teve uma oportunidade de ouro para garantir a pole ou a primeira linha, claramente não estava tão confortável no carro… Ler mais »
Alonso é o maior do universo. Até os ursos na floresta são desta opinião.
Porque é que a Mercedes tem que ser criticada? Simplesmente ficaram para trás depois de terem dominado. É o curso normal das coisas…
Grande Pérez, melhor piloto do mundo à frente do melhor piloto do universo e o escolhido de Deus; Fernando Alonso!!! Sem exagero. É bom ver Pérez elevar-se à ocasião. Max a sentir pressão. Espero bem que Checo vença este campeonato. Está on fire em citadinos, isso é inegável. Leclerc! O carro não é fantástico e o homem é sempre prego a fundo. Kevin com mais um brilharete numa qualificação. De Vries nada mal, para variar, assim como Bottas. Hamilton… não há como ignorar, não está no pico das suas capacidades. Quero dizer… a Mercedes. Hamilton é fantástico. Vamos ver se… Ler mais »
Eu continuo a achar que a Ferrari está mal servida, no que concerne á aquela peça que está atrás do volante. Mas sou eu que penso assim. Nada contra ninguém.
De facto a Ferrari já anda mal servida de pilotos há muito tempo. Massa, Alonso, Raikkonen, Vettel e agora Leclerc! Todos eles bastante e terrivelmente péssimos.
Muito bem o tempo dirá.
Ai…ai (exclamação do Verstappen). Verstappen errou na primeira tentativa ,mas talvez tivesse podido fazer outra com os mesmos pneus que, não lhe garantindo a pole, podia tê-lo deixado mais à frente na grelha, assim… pôs-se a jeito para qualquer eventualidade, que surgiu pelas mãos (ou seria pelos pés?) de Leclerc. Foi uma qualificação estranha para pista seca. Um Haas em 4º, um Mercedes em 13º, os McLaren em 16º e 19º, depois de terem estado relativamente bem em Baku… a corrida promete. ******* Ontem aconteceu algo de potencialmente perigoso depois de terminado o 2º treino livre. Nunca tinha visto nada… Ler mais »
Nem uma palavrinha para quem acompanha o Pérez na primeira linha…
Também achei interessante a parte em que é Verstappen que fica em 9º, mas já é um Mercedes que ficou em 13ª. Se é que me entende!
Cumprimentos
Porquê? Se eu nem falei no Perez, porque havia de falar no que ficou em 2º?
“Nem uma palavrinha” sobre os Porsche estarem a correr enquanto o reboque transportava o Ferrari?
Já nem tenho palavras para a estupidez da FIA. Acho que só lá vão com uma mordaça e uma vergasta no lombo! Cambada de idiotas.
A FIA tem feito muita asneira, mas a que o vídeo mostra, não é responsabilidade da FIA, mas sim da organização / promotor. A corrida dos Porsche não estava sob a alçada da FIA.
Obrigado pela correcção Pity.
Dêem um carro competitivo ao Alonso que ele faz o resto. Fantástico!
Cumprimentos
Tem visto o Frenando Afondo ultimamente? 🤔
Diz-se por aí que terá voltado para a caverna de onde veio…com uma tremenda crise de azia! hahahaha
Cumprimentos
Coitadinho! 😢
Lol.
Qualificação curiosa, com várias coisas fora do normal. A principal 6 equipas diferentes nos 6 primeiros lugares. Não deve ter acontecido em seco há bastante tempo.
Acho que a 2ª linha ainda deveria mudar e passar a ser Gasly e Russell. Tanto Sainz como o Magnussen claramente ‘impediram’ adversários na Q1. Não percebo se se safarem de penalização.
O Leclerc parece gozar de um estatuto especial entre a crítica. Por mais disparates que faça (e têm sido muitos) continua a safar-se sempre com uma palmadinha nas costas e um docinho de consolação onde quase todos os outros seriam cobertos de alcatrão e penas.
Os rótulos de potencial campeão e
de única ameaça real ao Verstappen que lhe têm colado são manifestamente exagerados.
Ná, nada disso. O rapaz é um «predestinado». Até já li aqui, por um comentarista famoso, que o Leclerc raramente comete erros!
Sim, Leclerc é um predestinado, como o foram Villeneuve e McRae. No mesmo estilo. Extremamente rápido mas sujeito a acidentes. Se vocês não percebem isso, não percebem nada de F1 ou pilotagem.
«Se vocês não percebem isso, não percebem nada de F1 ou pilotagem.»
Ao contrário de si, famoso ex-piloto que esteve a isto de chegar à F1…
Só que o Leclerc não tem o talento natural do Villeneuve e do McRae. Nem do Verstappen, já agora. É mais um Jean Alesi.
Mas é preciso ser piloto para ter olhos? Se você acha que Leclerc não tem o talento dos que referi, está tudo dito.
E dê o melhor carro do pelotão ao homem que verá metade dos erros desaparecerem.
Quantas corridas ganhou o Alesi?
O facto de Leclerc ter humilhado Vettel durante os dois anos em que ambos foram companheiros de equipa na Ferrari fez com que ele tivesse ganho “haters” permanentes até ao final da sua carreira…
Cumprimentos
Pois… o facto das pessoas valorizarem tanto Vettel é que para mim é um mistério. O homem era excelente, não haja dúvidas, mas dentro dum parâmetro muito específico de circunstâncias.
Pequenos pormenores podem decidir um GP. O caso do Vestappen é exemplo disso. Vai ter outra prova complicada…por erro dele. O Leclerc é especialista em saidas de pista. O histórico dele neste aspecto é relevante . Conduz sempre á beira do precipício. É por isso que sempre disse que lhe falta qualquer coisinha . Quanto ao Perez tem tudo para dobrar mais uma vitória. Mas esta pista é má, com um traçado horroroso e propicia a interrupções…como os locais gostam….e quem gera a F1 também. Um trio hispânico…numa terra de origem hispânica ! (mais de metade do território que é… Ler mais »
O traçado é bastante interessante, com mudanças de trajectória a alta velocidade. A aderência fora de trajectória é que é terrível. Não dá para ter boas corridas quando os pilotos não podem colocar uma roda em falso.