GP Miami F1: Notas Autosport
Estas são as notas atribuídas pelo AutoSport aos pilotos pelas suas prestações no Grande Prémio de Miami:
Lando Norris – Nota 9
Lando Norris acabou por ser o grande destaque do fim de semana em Miami, conquistando a primeira vitória tão desejada na Fórmula 1. No entanto, o piloto britânico teve três dias de altos e baixos. O erro na qualificação para a Sprint custou-lhe um posto mais adiante na grelha e o toque que sofreu ainda na curva deixou-o de fora do resto da corrida mais curta de sábado. Vingou-se na corrida de domingo, mesmo que tenha visto o seu companheiro de equipa com um desempenho na fase inicial da prova.
Max Verstappen – Nota 9
Tudo parecia encaminhar para mais um triunfo de Max Verstappen na temporada, depois de duas pole positions e triunfo na Sprint. O neerlandês fez quase tudo bem, voltando a tirar tudo do RB20, mas o momento do Safety Car e os danos sofridos resultantes de um pequeno erro – acreditando no que disse Christian Horner – abriram a porta a Lando Norris, que soube aproveitar muito bem.
Charles Leclerc – Nota 8
Perdeu tempo precioso no único treino livre, não tendo sido o seu melhor fim de semana desta temporada até agora. No entanto, Charles Leclerc terminou forte na corrida, apesar de não ter ritmo para pressionar Max Verstappen pelo segundo lugar da classificação. Acabou por ser um bom resultado numa corrida onde os McLaren foram mais fortes.
Sergio Pérez – Nota 6
O piloto mexicano foi batido por ambos os Ferrari e teve alguma sorte em não ter terminado com a sua corrida e de Verstappen, possivelmente de Carlos Sainz também, logo na curva 1 no domingo. Não foi o Sergio Pérez que já mostrou esta temporada, pagando o preço de ter de se defender dos ataques de Lewis Hamilton na fase final da corrida. Saiu beneficiado da penalização a Sainz após a corrida.
Carlos Sainz – Nota 7
A luta com Oscar Piastro custou-lhe caro. Perdeu terreno em pista e foi penalizado quando esta terminou, caindo uma posição. Não esteve tão calmo como muitas vezes já demonstrou, parecendo que a disputa com o adversário australiano da McLaren o fez sair de si.
Apesar disso, demonstrou um bom ritmo durante o fim de semana.
Lewis Hamilton – Nota 7
Bateu o seu companheiro de equipa na corrida do Grande Prémio pela primeira vez em 2024. Houve algumas alturas em que Lewis Hamilton teve um ritmo forte, como aconteceu quando pressionou o Red Bull de Pérez. Mas outras em que foram visíveis as limitações do Mercedes W15.
Yuki Tsunoda – Nota 8
Boa corrida do piloto japonês da RB, respondendo a todo o entusiasmo sentido no dia anterior, na Sprint, pelo resultado alcançado pelo seu companheiro de equipa, Daniel Ricciardo. Está constantemente na luta pelos pontos e quando tem alguma margem, bate os Mercedes e os Aston Martin, provando o potencial que o monolugar de Faenza tem na atual ordem do pelotão.
George Russell – Nota 6
Russell perdeu terreno importante na fase inicial da corrida, não conseguindo recuperar como fez Hamilton. Em qualificação foi um pouco melhor do que o seu companheiro de equipa e na Sprint, como aconteceu com Hamilton, nem pontuou.
Pede constantemente melhorias no W15, mas ainda há muito a fazer na Mercedes.
Fernando Alonso – Nota 7
Esteve mal em ambas as qualificações, mas muito melhor em ritmo de corrida. Alguns problemas em encontrar a melhor afinação para o AMR24 comprometerem parte do fim de semana, mas conseguiu alcançar os pontos, mesmo que atrás de Tsunoda.
Esteban Ocon – Nota 8
Os responsáveis da Alpine deviam ter tapado os olhos quando viram Esteban Ocon e Pierre Gasly lado a lado na corrida de Miami, lembrando-se de outros capítulos da história entre ambos, mas tudo correu bem. E no final, Ocon capitalizou o melhor andamento do A524 atualizado para somar o primeiro ponto da equipa francesa e da sua conta pessoal.
Nico Hülkenberg – Nota 7
Pierre Gasly – Nota 7
Oscar Piastri – Nota 8
Zhou Guanyu – Nota 7
Daniel Ricciardo – Nota 6
Valtteri Bottas – Nota 6
Lance Stroll – Nota 6
Alexander Albon – Nota 5
Kevin Magnussen – Nota 3
Logan Sargeant – S/N
Foto: Mark Sutton / LAT Images