GP Miami F1: Max Verstappen poderá ter sido prejudicado por danos no RB20, diz Horner

Por a 6 Maio 2024 12:57

Christian Horner reconheceu que as dificuldades enfrentados por Max Verstappen durante o Grande Prémio de Miami poderão ter sido ampliadas pelos danos no carro. 

Ao que parece, o erro inesperado de Max Verstappen, e que levou a um curto período de Virtual Safety Car para a retirada dos destroços do pino montado na complicada chicane do traçado de Miami, causou danos no RB20 pilotado por si. Por isso, o responsável máximo da Red Bull Racing sublinhou que isso poderá ter prejudicado o desempenho do piloto neerlandês no último stint.

As esperanças de Verstappen de lutar pela vitória deverão ter sido significativamente afetadas pelos danos no piso detetados no seu RB20, revelou Christian Horner, apesar do piloto atribuir inicialmente as suas dificuldades de desempenho a problemas de equilíbrio e desconforto com os pneus. Uma análise pós-corrida irá revelar a verdadeira extensão dos danos e como terá afetado o desempenho do piloto. 

Após o reinício do safety car, Verstappen não conseguiu igualar o ritmo daquele que seria o vencedor do Grande Prémio de Miami, Lando Norris, acabando por se contentar com o segundo lugar. Os danos no fundo poderão ter comprometido o ritmo do carro. 

Apesar do contratempo, a Red Bull elogiou os esforços de Verstappen, com Horner a descrever o seu segundo lugar como “bastante decente”, dadas as circunstâncias. 

“[Max Verstappen] bateu no pino por volta da volta 20 e isso causou bastantes danos na parte de baixo do carro”, revelou Horner. “Por isso, temos de ver exatamente quais foram os efeitos disso, mas ele tinha ritmo suficiente nessa altura, afastava-se do Oscar [Piastri] e do Lando [Norris] antes de sofrer os danos e, obviamente, depois disso, fizemos a paragem. E sim, o Safety Car saiu na melhor altura para o Lando, o que lhe deu essencialmente uma paragem livre. Mas, obviamente, não foi muito bom para nós, porque depois temos de usar pneus com mais seis ou sete voltas e com os danos, acho que o segundo lugar foi um resultado bastante decente.”

Segundo alguns relatos, a Red Bull terá identificado que os danos no fundo do carro de Verstappen custaram-lhe cerca de 0,250s por volta. “Ele perdeu dois décimos e meio a cada volta na curva 1″, afirmou Horner. “Agora, se isso foi devido aos danos, acho que ao ver as fotos do que faltava, [o carro] não foi projetado assim”, concluiu.

Foto: Clive Mason/Getty Images/Red Bull Content Pool

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Cágado1
6 meses atrás

É uma crítica ao piloto, já que os danos foram causados por ele próprio. Não vejo a necessidade do Horner vir contrariar o que o Max disse, podia elegantemente deixá-lo passar.

#99
#99
6 meses atrás

Ou levou uma aviadela do Lando? É que quando é ao contrário…

Jose Marques
Jose Marques
6 meses atrás

Só não percebi foi porque o Leclerc e o Sainz não conseguiram se aproximar do Max.

CarlosBatysta 16
CarlosBatysta 16
Reply to  Jose Marques
6 meses atrás

O Leclerc tinha mais de 10 voltas nos pneus branco que o Max e o Sainz disse que esta anda no ritmo do Max

Scirocco
Scirocco
6 meses atrás

Não me custa a crer, pois estes F1 são demasiado sensiveis, e qualquer pequena alteração no chão do carro ou nos apêndices aerodinâmicos provocado por toque. No entanto a qualidade do McLaren no ultimo periodo de corrida, bem como uma grande condução do Lando tiveram concerteza impacto na vitória do mesmo.

canam
canam
6 meses atrás

Basta ter estado atento às imagens de TV ou revê-las, para ver que andaram ali coisas a saltar na frente do carro, etc. Saúde é que não lhe deu.
Há carros mais sensiveis a isto que outros.Os Mercedes por exemplo eram muito resistentes a pancadas, etc.
É raro o Max cometer erros, nas aconteceu.

galileufigarogmail-com
galileufigarogmail-com
6 meses atrás

O Max continua a ser favorito, mas não deixo de ter alguma esperança, depois da vitória do Lando. Teve sorte, mas estava lá e teve ar limpo e bom ritmo. Os Mclaren e Ferrari tiveram ritmo para o Perez que esteve apagado. Só falta apanhar o Max, mas as próximas provas mostrarão se foi apenas um acaso.

driver-on-track
driver-on-track
6 meses atrás

pois…. apesar de todas as conspirações e jogadas psicológicas… uma coisa é certa este ano o Campeão vai ser o MAX… por isso habituem-se e vão se mentalizando.. sofrem menos… sem querer tirar o mérito ao piloto , esta vitória do Lando e equipa caiu do céu com a sorte do carro de segurança…

Patucho10
Patucho10
6 meses atrás

Acredito que depois do erro do Max o carro tenha ficado com alguns danos. Mas se analisarmos a corrida o Max bate no cone a volta 21, o que significa que o Max estava a andar no limite, porque o Perez para na volta 18, o Max faz a volta mais rápida na volta 20 que é pulverizada pelo Lando, e na volta 21 ele comete um erro, sai de pista e parte o cone, a sensação que dá é que o Max já estava a lutar com o carro, e os pneus já estavam a dar as ultimas, ao… Ler mais »

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