GP Miami F1, Lições: Ninguém faz frente à Red Bull
A Red Bull mantém o domínio em pista com que iniciou a temporada de 2023. As atualizações das equipas adversárias começam a surgir, mas os seus monolugares ainda não fazem frente à performance que a equipa de Milton Keynes consegue extrair do seu RB19. É notória a diferença de desempenho em reta com ajuda do DRS. A solução apelidado de triplo DRS da Red Bull faz a diferença – uma solução que integra a asa traseira, a ‘beam wing’ e o difusor para aumentar o ‘downforce’ – mas não o carro não é superior só nessa fase da corrida.
Parece muito fácil para os pilotos da Red Bull aumentarem a diferença para os restantes quando alcançam a liderança, comprometendo alguma performance em qualificação e estrategicamente, a equipa não tem errado. As ‘maiores’ dificuldades do carro em qualificação não têm colocado em risco a corrida, talvez possa acontecer no Mónaco, por exemplo, mas na maioria dos circuitos tem sido razoavelmente fácil os pilotos atingirem as posições da frente do pelotão.
Resumindo, nesta altura parece pouco provável que a Red Bull seja desafiada. Aliando o facto de terem feito um excelente trabalho com o RB19, as falhas de Mercedes e Ferrari ajudam a que a diferença seja ainda grande.
Foto: Chris Graythen/Getty Images/Red Bull Content Pool
Ainda está tudo muito no início. A falta de tempo do túnel de vento ainda irá se fazer sentir, então para o ano que vem ainda mais.