GP Miami F1: Daniel Ricciardo a recuperar desempenho… ou não!
O formato Sprint proporciona muita ação em pista e isso significa que os pilotos raramente podem passar muito tempo concentrados no resultado da sessão anterior antes de terem de mudar a atenção para a seguinte, o que tanto pode ser uma bênção como uma maldição.
Esse foi certamente o caso de Daniel Ricciardo, que teve o melhor resultado da sua época até agora no Sprint, transformando o seu quarto lugar na Qualificação Sprint na mesma posição final durante a distância mais curta da corrida.
No entanto, apenas algumas horas mais tarde, foi um Ricciardo bem diferente que se viu na qualificação, pois foi eliminado na Q1.
O piloto do RB disse que não tinha aderência e sentiu que não conseguia encontrar qualquer desempenho na sua última volta, o que o deixou a partir do último lugar da grelha de partida no domingo devido a uma penalização aplicada na China.
Não somos um carro que ocupa o 18º lugar” disse Ricciardo procura respostas depois de uma queda drástica no ritmo do Sprint para a qualificação.
Uma coisa que Ricciardo prometeu é uma resposta, admitindo que a forma como a qualificação decorreu é “frustrante, mas vamos superar isso e dar um espetáculo diferente na corrida”.
Dado o seu desempenho ao segurar Carlos Sainz para o quarto lugar no sábado, mostrou que tem potencial para o fazer este fim de semana.
Mas ele terá alguns carros rápidos para tentar ultrapassar, com a posição de pista sendo frequentemente a chave aqui em Miami. Isso foi exemplificado pelo excelente início de Logan Sargeant no Sprint, que o colocou no meio do pelotão – e ele manteve-se firme depois de ter conseguido esses ganhos iniciais, acabando por terminar em 10º.
Foi uma forte resposta de Sargeant no meio de especulações sobre o seu futuro e, apesar de ter sido eliminado na Q1 na qualificação, ficou a pouco mais de 0,1s do seu colega de equipa Alex Albon, em mais um sinal de melhoria. Perante os seus adeptos em casa, o homem da casa também vai tentar seguir em frente no domingo.
Não vejo que o Ricciardo possa ter uma grande recuperação, a não ser que seja beneficiado com a entrada de algum safety car no momento certo. Como o próprio mostrou na sprint, as ultrapassagens neste circuito são muito difíceis, mas acredito que possa estar envolvido em algumas lutas interessantes.